[Resenha] Eu estive aqui

em 21 agosto 2015

Livro: Eu estive aqui
Autora: Gayle Forman
Editora: Arqueiro

Compre com desconto: 
http://oferta.vc/hCUd

Sinopse:

"Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos."

Assim como a maioria dos leitores, conheci a escrita de Gayle Forman através dos livros, Se eu ficar e Para onde ela foi e desde então fiquei bem curiosa para ler outras obras escritas por ela.
Em "Eu estive aqui", primeiro livro da autora lançado pela editora Arqueiro, o romance fica um pouco de lado, já que o foco fica concentrado em um assunto bem sério e pesado, o suicídio. 
Cody é uma garota que levava uma vida bem tranquila e comum, até que sua melhor amiga é encontrada morda em um quarto de hotel.
Meg se suicidou, deixando para trás a família e os amigos desolados sem entender o porque ela decidiu tomar essa atitude tão drástica. 

“Sinto informar que precisei dar fim à minha própria vida. Estou adiando esta decisão há muito tempo, e ela é minha e de mais ninguém. Sei que isso lhe causará sofrimento, e lamento que seja assim, mas saiba que eu precisava acabar com minha dor. Não tem nada a ver com você, mas tudo a ver comigo. Não é culpa sua. Meg”

Quando os pais de Meg pedem para que Cody vá até a faculdade da filha para arrumar as coisas que deixou para trás, a garota não consegue recusar o pedido já que sempre foi considerada por eles como parte da família.
Ao entrar em um lugar que ela não conhecia e ver a vida que Meg levava longe de todos, ela decide buscar os motivos que levaram a amiga ao suicídio.  
A partir dai, Cody começa a se relacionar com pessoas da vida de Meg na faculdade, amigos e conhecidos que aos poucos vão ajudando-a a esclarecer esse mistério. 
Afinal como é possível você descobrir que conhece tão pouco a sua melhor amiga, com quem você conviveu desde a infância?

"A vida pode ser difícil, bonita e caótica, mas, com um pouco de sorte, a sua será longa. Se for, você verá que é também imprevisível e que há momentos de escuridão. Mas eles passam, às vezes graças a muito apoio externo, e o túnel se alarga, permitindo que os raios de sol entrem."

Apesar de achar a narrativa por alguns momentos um pouco monótona e arrastada, gostei muito da forma com que a autora abordou o assunto e desenvolveu a história. 
Infelizmente, situações semelhantes as retratadas no livro acontecem frequentemente pelo mundo a fora e por algumas vezes com pessoas próximas a você. 
É muito difícil perceber quando alguém está pensando em suicídio e na maioria das vezes é necessário ter em mente que não há culpados.
Antes de julgar e condenar os pensamentos mais profundos de alguém e suas consequências, é necessário olhar e refletir sobre você mesmo e sobre os seus próprios pensamentos. 
Real e comovente, Eu estive aqui traz uma história de amizade, perda, culpa e superação.
Este não se tornou o meu livro favorito da autora, mas ainda sim posso dizer que gostei muito de tê-lo lido. 

Um comentário:

  1. Acho lindo os livros dela e estou louca pra ler esse. Não sei quanto ao arrastar de leitura,, pode ser que aconteça nesse mas eu gosto da escrita dela. Ela sabe abordar temas de um modo sensível e bonito, faz pensar. Não vejo a hora de ler!

    ResponderExcluir



Topo