[Resenha] Se eu ficar

em 10 agosto 2014

Livro: Se eu ficar
Autora: Gayle Forman  
Editora: Novo Conceito  
 
Compre com Desconto: http://oferta.vc/3UOZ

Sinopse:
"Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas." 


Esse livro já foi lançado aqui no Brasil há alguns anos atrás pela editora Rocco e com uma capa bem sem graça acabou passando despercebido por muita gente.
Prevendo o sucesso de sua adaptação cinematográfica que estreia agora em Setembro nos cinemas, a editora Novo Conceito resolveu relança-lo e o livro finalmente chamou a atenção do grande público e está dando o que falar dentro e fora da blogosfera literária.
A história é narrada por Mia, uma garota de 17 anos que em um dia de neve resolve sair para dar um passeio com a família e acaba sofrendo um terrível acidente de carro que a deixa entre a vida e a morte.
Logo após o acidente ela acorda e se vê ao lado do seu corpo desacordado na estrada e enquanto os médicos lutam para salvá-la, desesperada ela decide acompanha-los até o hospital para poder ver tudo de perto.

"Eu imaginava a chegada de Adam o dia todo e, na minha fantasia, eu corria para falar com ele, mesmo sabendo que ele não poderia me ver. Pelo que pude perceber até agora, isso não tem nada a ver com o filme Ghost, no qual você era capaz de passar através das pessoas que amava para que elas sentissem a sua presença."

A narrativa intercala cenas do presente de Mia no hospital, com flashbacks de antes do acidente, onde conhecemos um pouco de sua história e de sua relação com a família, com a música clássica (ela é violoncelista desde criança) e com seu namorado roqueiro, Adam.
Adam me encantou completamente com o seu grande amor por Mia e por sua incansável determinação em conseguir estar perto dela na UTI, esse entre outros motivos me fizeram desejar muito poder conhecer um pouco mais de sua história e de seu passado.
Todos os capítulos são divididos por horas sendo impressionante perceber como a autora conseguiu nos relatar tão bem os sentimentos de Mia e ao mesmo tempo relatar acontecimentos importantes da vida inteira em um curto intervalo de tempo e em pouquíssimas páginas. 

''Papai sorri ao ouvir o barulho de Teddy, e vendo isso, eu sinto uma familiar dor. Eu sei que é bobo, mas sempre me perguntei se papai está desapontado por eu não me tornar uma roqueira. Eu queria. Então, na terceira série, eu me deparei com o violoncelo na aula de música – ele parecia quase humano para mim. Parecia que se você o tocasse, ele te contaria segredos, então eu comecei a tocar. Faz quase 10 anos agora e eu nunca parei.'

No começo estranhei um pouco a narrativa da autora e demorei um pouco para conseguir me envolver com a história, porém depois que isso aconteceu me conectei completamente com Mia e me emocionei bastante com o seu drama.
O livro nos faz refletir e parar para pensar no que faríamos se estivéssemos no lugar da personagem.
Nas páginas finais, além do primeiro capítulo de sua aguardada continuação “Para onde ela foi” o livro possui também uma entrevista da autora Gayle Forman com os atores protagonistas do filme, onde eles nos relatam um pouco de como foram às filmagens e revelam algumas curiosidades muito legais dos bastidores do filme.
Se antes de ler o livro eu já estava bem ansiosa e curiosa para assistir ao filme, agora estou ainda mais e não vejo a hora dele finalmente estrear.

3 comentários:

  1. Adorei a resenha! Quero tanto ler esse livro, já participei de uns mil sorteios, e nunca ganho kkkkkkkk.

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Taís. Quero ler esse livro e antes de assistir ao filme(espero que eu consiga). A história parece legal, e o bom é saber que a editora vai lançar a continuação logo.
    Beijos
    All My Life in Books - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  3. Ai, Taís, terminei este livro ontem e ainda tô no clima dele <3
    Também amei Adam e todo o romance dos dois, senti uma coisa realmente sincera que não se resume à explosão de hormônios adolescentes, sabe?
    Estou louca pela continuação, mas li uma resenha no Skoob ontem que me deixou chocada =S Enfim, amei a sensibilidade da autora em dar serenidade pra Mia na narrativa (e ler depois de ver o trailer fez toda diferença, porque já entrei no clima rs)

    Beijos,
    Ceile.

    ResponderExcluir



Topo