[Resenha] Anne de Green Gables - Lucy Maud Montgomery

em 24 setembro 2020

 

Desde que assisti Anne with an E na Netflix, fiquei com muita vontade de ler esse clássico de Lucy Maud Montgomery que deu origem a série e por isso quando surgiu a oportunidade de ler Anne de Green Gables em uma leitura coletiva, organizada pelos perfils do instagram @oslivrosdadani e @umpouquinhodemim, resolvi aproveitar e enfim começar a leitura.Anne é uma garota órfã de 11 anos que é adotada por engano pelos irmãos Marilla e Matthew, que na realidade desejavam adotar um menino para ajudar nos afazeres da fazenda Green Gables. Tagarela e muito sonhadora, a menina acaba conquistando facilmente os irmãos e também causando muita confusão no pequeno povoado de Avonlea.
“Existem tantas Annes diferentes em mim… às vezes, acho que é por isso que causo tantos problemas. Se eu fosse apenas uma Anne, seria tão mais confortável; mas, por outro lado, seria muito, muito menos interessante.”
Nesse primeiro livro da série podemos acompanhar a chegada de Anne em Green Gables, a sua infância e também o começo da adolescência.
A autora desenvolve com maestria a construção do seu relacionamento com Matthew e Marilla, a sua linda amizade com Diana e também à rivalidade escolar com Gilbert. 
" Rapazes são ótimos em seus devidos lugares, mas não dá para incluí-los em tudo, não é? "
Anne é uma protagonista cheia de vida que usa como aliada a sua imaginação. É dela que ela tira forças para seguir em frente e ser feliz até mesmo nos momentos mais difíceis e ruins.
De uma forma linda e encantadora ela transforma tudo à sua volta em um conto de fadas e nos deixa lições valiosas e muitos momentos de reflexão durante a leitura.
A narrativa é bem envolvente e o livro trás uma linda história sobre amor, amizade, família e lealdade.
Uma história escrita há mais de 100 anos atrás e que ainda sim permanece atual e tem o poder de conquistar o nosso coração. 
"Não é esplêndido pensar em todas as coisas que há por descobrir? Isso simplesmente me deixa feliz por estar viva... o mundo é interessante demais. E ele não seria tão interessante assim se já soubéssemos de tudo, não é mesmo? Não haveria nenhum escopo para a imaginação, haveria?"
A série da Netflix tem algumas cenas bem fieis ao livro e outras bem diferentes, mas essa questão eu acho que merece ser aprofundada em outro post no futuro.
Por agora o que posso garantir é que se você assim como eu adorou a série, com certeza vai gostar ainda mais do livro.
"Anne tem tantas nuances quanto o arco-íris, e cada nuance é a mais bonita que há enquanto dura."
Amei essa minha primeira experiência em uma leitura coletiva e já estou ansiosa para começar a ler logo Anne de Avonlea, o segundo livro da coleção. Pois uma vez que entrei no mundo de Anne, não quero mais sair dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo