[Resenha] A Padaria dos Finais Felizes - Jenny Colgan

em 14 setembro 2020

 

Como boa fã de romances, desde que os livros da Jenny Colgan começaram a ser lançados aqui no Brasil, me apaixonei por suas lindas capas e fiquei com muita vontade de conhecer as histórias por trás delas. 

O meu primeiro escolhido da Coleção Romances de Hoje foi A Padaria dos Finais Felizes, que tem como protagonista, Polly Waterford, uma mulher que acabou de perder o seu apartamento e também o emprego, pois a empresa de Design que tinha junto com o namorado  está afundada em dívidas e declarou falência. 

Desesperada e se recusando a ir morar com a melhor amiga, ela encontra em um anúncio de jornal um apartamento para alugar em Polbearne, uma vila à beira-mar ao longo da costa da Inglaterra, que é meio inacessível por conta da ponte que a liga no continente alagar quando a maré sobe, deixando as pessoas ilhadas. 

“Filtrou a busca de novo, com foco no sudoeste da Inglaterra, e foi então que o viu. Era um nome que não passava pela sua cabeça havia anos. Provavelmente tinha visitado em um passeio da escola; todo mundo ia lá, quando criança. Mount Polbearne.“

O apartamento fica em cima de uma padaria abandonada e está caindo aos pedaços, mas mesmo assim Polly se apaixona pela paz que o local transmite e resolve se mudar para lá. 

Logo na primeira noite no local ela se assusta com um barulho vindo da padaria e ao desder para investigar o que está acontecendo ela descobre um lindo pássaro do mar que se feriu ao quebrar uma janela do local. 

O pássaro que é apelidado de Neil e acaba virando um super companheiro de Polly e rendendo ao livro cenas incríveis que me deixaram com um grande sorriso no rosto. 

“– Verdade seja dita, ele está ficando gordinho – observou Tarnie.
– Meu papagaio do mar não está gordo! – retrucou Polly, irritada. – E Niel ainda é novinho. Não fala assim. Pode afetar a autoestima dele.”

Enquanto procura emprego nessa pequena ilha e não encontra nenhum, Polly passa os dias assando pães deliciosos e sem pretensão nenhuma conquistando muitos clientes e fazendo novas amizades com os moradores da ilha. E assim vamos acompanhando o dia a dia de sua nova vida e como ela irá conseguir superar todos os obstáculos que aparecerem até encontrar a felicidade novamente. 

“Toda noite fazia grandes levas de pão com combinações diferentes: pão branco para os rapazes, que não se aventuravam muito; umas sementes de papoula aqui e acolá; pão com mel e passas, que, torrado com um pouco de manteiga local, ficava divino.“

A narrativa que é feita em terceira pessoa, é muito leve, fluida e uma delícia de acompanhar.

Adorei a ambientação da trama, os seus personagens secundários e através deles poder conhecer um pouco mais sobre a atividade pesqueira e a apicultura. 

Algo que me surpreendeu bastante foi que a autora inseriu alguns acontecimentos mais trágicos na história, deixando a leitura mais surpreendente, intensa e emocionante. 

O relacionamento amoroso demorou um pouquinho para engatar, mas mesmo assim é muito fofo e deixa aquele gostinho de quero mais. 

“Viva o agora. Não tente tirar foto, não tente capturar o momento e congelá-lo para sempre.”

Apesar de o livro possuir um final muito bem construído e não deixar nenhuma ponta solta, ele é apenas o primeiro de uma trilogia e agora estou na torcida para que a sua continuação também seja lançada logo por aqui. 

A Padaria dos Finais Felizes traz uma história envolvente sobre recomeços e coragem, além de deliciosas receitas que com certeza vão te deixar com água na boca. Uma leitura mais do que recomendada.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo