[Resenha] A Cinco Passos de Você

em 23 março 2019

Romance • Editora: Globo Alt • Autora: Rachael Lippincott • 288 Páginas 

Desde que vi pela primeira vez o trailer do filme A Cinco Passos de Você fiquei muito curiosa para ver o filme e principalmente para ler o livro.
Stella é portadora de Fibrose Cística, uma doença genética grave que afeta os pulmões e que infelizmente não tem cura. 
Desde os 6 anos ela vive em longos períodos de internação no hospital, onde segue a risca o seu tratamento enquanto espera por um transplante que pode melhorar muito a sua qualidade e tempo de vida.
Dona de um canal no youtube e obcecada por controle, Stella desenvolveu até mesmo um aplicativo para celular que ajuda pacientes de diferentes doenças a controlar melhor o seu tratamento. 
"Uma das vantagens de mais de um década vindo aqui é que conheço este hospital como a casa em que cresci. Cada corredor sinuoso, escada escondida ou atalho secreto, explorado por mim várias e várias vezes."

Ela tem uma rotina tranquila no hospital onde é amada por todos e tem a divertida companhia do seu melhor amigo Poe, que também é portador da doença. 
Tudo se transforma quando Stella conhece Will Newman, um novo paciente que é completamente diferente dela.
Will não apenas tem a fibrose cística como também está infectado pelo vírus Burkholderia Cepacia (B. Cepacia), fator que agrava a doença e impede que um transplante seja possível. Nascido em uma família rica, o garoto que é constantemente pressionado pela mãe já rodou hospitais do mundo inteiro em busca de possíveis tratamentos para esta infecção. 
"Meus 18. Duas semanas até um assumir o controle. Vou me livrar deste último tratamento experimental, cair fora deste hospital e fazer algo com a minha vida, invés de deixar a minha mãe desperdiça-la". 
Extremamente cansado e sem nenhuma esperança, Will já não vê a hora de completar dezoito anos para poder controlar a própria vida, abandonar os hospitais e viver o pouco tempo que lhe resta fazendo coisas que realmente tem vontade. 
Aos poucos um lindo romance entre os dois começa a surgir, mas pense o quanto é difícil e doloroso duas pessoas se apaixonarem sem poder se tocar? 
Por conta da doença eles devem se manter sempre a no mínimo seis passos de distância. Usar máscaras de proteção e luvas.
É lindo ver o quanto apesar de seus diferenças um consegue transformar o outro e tornar os seus dias melhores mesmo com tanta tristeza ao redor.
"Ela abre o zíper do casaco e revela um panda de pelúcia todo detonado. Acho graça e olho para ela.- Não vejo a hora de descobrir esta história."
Com uma fluidez deliciosa de acompanhar, a narrativa é feita em primeira pessoa e tem capítulos intercalados entre Stella e Will. Os personagens são muito bem desenvolvidos e conquistam o nosso coração facilmente. É impossível não se emocionar e não torcer por eles. 
A edição da Globo Alt também está caprichadíssima, além de uma maravilhosa capa azul com uma ilustração que possui total ligação com a história, o livro ainda conta com uma sobrecapa especial com imagem do filme. 
O filme já estreou nos cinemas do Brasil e estou bem ansiosa para assistir. 

Assista ao trailer do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo