[Resenha] A Sereia

em 14 março 2016

Livro: A Sereia
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte

Compre com desconto: http://oferta.vc/qCze

Sinopse:

"Anos atrás, Kahlen foi salva de um naufrágio pela própria Água. Para pagar sua dívida, a garota se tornou uma sereia e, durante cem anos, precisa usar sua voz para atrair as pessoas para se afogarem no mar. Kahlen está decidida a cumprir sua sentença à risca, até que ela conhece Akinli. Lindo, carinhoso e gentil, o garoto é tudo o que Kahlen sempre sonhou. Apesar de não poderem conversar — pois a voz da sereia é fatal —, logo surge uma conexão intensa entre os dois. É contra as regras se apaixonar por um humano, e se a Água descobrir, Kahlen será obrigada a abandonar Akinli para sempre. Mas pela primeira vez em muitos anos de obediência, ela está determinada a seguir seu coração."

As histórias criadas por Kiera Cass sempre me encantam e entram facilmente para a lista de leituras favoritas.
A Sereia é primeiro livro escrito pela autora, que foi lançado de forma independente há alguns anos e que agora finalmente teve a oportunidade de ser relançado nos EUA e ser lançado pela primeira vez aqui no Brasil.
Esta história nos apresenta uma nova versão sobre o conto mitológico das sereias, dessa vez elas não possuem cauda de peixe e vivem normalmente fora da água.
As sereias dessa história são garotas aparentemente normais, porém não envelhecem, não se machucam, não precisam dormir e nem se alimentar e possuem uma voz mortal.
Eles têm como missão de vida alimentar a Água e para isso de tempos em tempos são chamadas para entrar no oceano e cantar para afundar navios e atrair o maior número de pessoas possíveis para a morte. Uma tarefa dura e extremamente cruel que é vista por Kahlen, protagonista desta história, como um sacrifício torturante. 

"Desde dia em diante, pelos próximos cem anos, você não vai adoecer nem se machucar, e não vai envelhecer um dia sequer."

Kahlen foi transformada em sereia há 80 anos durante um naufrágio e possui pela frente mais 20 anos servindo a Água até finalmente poder voltar a ser humana.
Diferente de suas “irmãs” sereias, Kahlen não consegue relaxar e se divertir em momento algum, pois passa dias e noites pensando nas mortes que causou.
Ela não via a hora de sua sentença terminar e ter a vida de humana novamente e esse desejo só aumenta quando ela conhece Akinli, a única pessoa capaz de fazê-la se esquecer do seu fardo por alguns momentos.
Ele consegue enxergar além de sua beleza e apesar de não poder ouvir sua voz, entende tudo o que ela quer transmitir.

"Talvez o segredo para poder seguir em frente não fosse eliminar tudo o que eu sentia. Talvez só precisasse me concentrar no único sentimento que fazia todos os outros parecerem menores."

Além da protagonista, os demais personagens também possuem um grande destaque durante a história e são fundamentais para o seu desenvolvimento.
As “irmãs” sereias de Kahlen, Elizabeth, Miaka, Aishling e Padma dão um toque de diversão ao livro, com suas histórias cômicas, personalidades marcantes e acima de tudo pela cumplicidade que possuem com Kahlen.
Uma história extremamente original e reflexiva que em muitos momentos também é bem triste e melancólica e mesmo assim não deixa de ser encantadora.
A narrativa em primeira pessoa é ágil e hipnotizante, assim como é característica em todos os livros da autora, você entra no universo criado por ela e não consegue largar tão facilmente a leitura.
Para quem gosta de enredos que misturem fantasia e romance e ao mesmo tempo tragam uma mensagem tocante, com certeza é uma leitura mais do que recomendada.

Um comentário:

  1. Amo fantasia, amo romance, amo a escrita da Kiera Cass e estou super empolgada para ler esse livro, ganhei de aniversário e já está na lista das próximas leituras. Gostei muito da sua resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler, quero muito conhecer Kahlen!

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir



Topo