Image Map

07 outubro 2015

Outubro Rosa


Durante este mês de Outubro você com certeza verá muito a cor rosa por ai.
Saiba que isso não é nada relacionado a moda e nem a publicidade, o overdose de rosa na verdade se trata de uma campanha muito importante de conscientização contra o câncer de mama.


Sobre a campanha:

O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama e a ação acabou ganhando o mundo.


Outubro Rosa no Brasil:


Aqui no Brasil, essa campanha passou a ser incentivada em São Paulo, no ano de 2002, através da iluminação do Obelisco do Ibirapuera com a cor rosa. Alguns anos depois, muitas entidades que também se mobilizavam na causa também passaram a iluminar e enfeitar prédios e monumentos locais. Um dos monumentos mais famosos do mundo, o Cristo Redentor, também passou a ser anualmente iluminado de Rosa nestes atos.


Prevenção e combate ao câncer de mama:

Talvez muitas mulheres ainda não saibam, mas existe uma Lei Federal 11.664/2008, que assegura a todas as mulheres a partir dos 40 anos em território nacional o direito de total assistência médica relativas à prevenção, detecção, tratamento e controle de cânceres mamários e também de colo uterino, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além do exame específico para esta finalidade, a mamografia, é muito importante também fazer o auto-exame, um método simples o e eficiente de detecção da doença. 

Em 95% dos casos há a possibilidade de cura do câncer de mama caso ele seja detectado a tempo. De acordo sugestão do Ministério da Saúde, recomenda-se realizar o auto-exame nas mamas pelo menos uma semana após a menstruação para mulheres a partir dos 20 anos, ou sempre no início de cada mês no caso das mulheres a partir de 40 anos e/ou que já passaram o período da menopausa.

1 comentários:

  1. acho importante o espaço estar aberto para a divulgação da temática, é super importante prevenir e tratar o quanto antes melhor
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Leitora Fashion © Todos os direitos reservados
leitorafashion@gmail.com