[Resenha] Ligações

em 12 maio 2015

Livro: Ligações
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século

Compre com desconto: 
http://oferta.vc/7J0R

Sinopse:

"Georgie McCool sabe que seu casamento está estagnado. Tem sido assim por um bom tempo. Ela ainda ama seu marido, Neal, e ele também a ama, profundamente – mas o relacionamento entre eles parece estar em segundo plano a essa altura.Talvez sempre esteve em segundo plano.Dois dias antes da tão planejada viagem para passar o Natal com a família do marido em Omaha, Georgie diz a ele que não poderá ir, por conta de uma proposta de trabalho irrecusável. Ela sabia que ele ficaria chateado – Neal está sempre um pouco chateado com Georgie –, mas não a ponto de fazer as malas e viajar sozinho com as crianças.Então, quando Neal e as filhas partem para o aeroporto, ela começa a se perguntar se finalmente conseguiu. Se finalmente arruinou tudo.Mas Georgie estava prestes a descobrir algo inacreditável: uma maneira de se comunicar com Neal no passado. Não se trata de uma viagem no tempo, não exatamente, mas ela sente como se isso fosse uma oportunidade única para consertar o seu casamento – antes mesmo de acontecer…Será que é isso mesmo o que ela deve fazer?"

Me apaixonei pela escrita da Rainbow Rowell em Eleanor e Park e desde então desejo ler todos os livros escritos pela autora.
Em Ligações temos como protagonista, Georgie Mccool, uma mulher casada que tem duas filhas pequenas muito fofas.
Apesar de amar muito a sua família, ela é viciada em trabalho e passa grande parte do seu tempo trabalhando no roteiro de um novo seriado de comédia que irá estrear na TV americana, enquanto o seu marido Neal cuida da casa e das filhas.
Nas vésperas do Natal ela está pronta para finalmente ter uns dias de descanso e irá viajar de férias com a família para a casa da sogra, porém mas uma vez um trabalho urgente aparece e ela é obrigada a ficar na cidade enquanto vê pela primeira vez o marido e as filhas irem viajar sozinhos.

"Não era esse o sentido da vida? Encontrar alguém com quem compartilhá-la?E se você já acertou nisso, o que mais poderia dar errado? Se você estivesse ao lado da pessoa que ama mais do que tudo no mundo, o resto não acabaria sendo só cenário?"

Essa situação faz Georgia começar a repensar a sua vida e o seu casamento, afinal será que ela é mesmo tão feliz quanto aparenta? e será que está perdendo o seu marido? 
Quando decide ligar para o marido usando um antigo telefone amarelo na casa da mãe ela misteriosamente acaba falando com Neal do passado, de uma época onde os dois ainda não eram casados. 
Uma conversa que a principio parecia ser apenas uma alucinação fruto do cansaço e da solidão começa a se repetir em várias ligações dando a ela a oportunidade de reviver aquela época e tentar descobrir como salvar o seu casamento que parece estar afundando. 

"Possibilidades: 1. Alucinação persistente. 2. Sonho muito, muito longo. (Ou sonho de duração normal, mas percebido como muito, muito longo de dentro?) 3. Surto esquizofrênico. 4. Encenação acidental de em algum lugar do passado.5. Já morri? Tipo em Lost, o seriado? 6. Uso de drogas. Não me lembro de ter usado. 7. Milagre. 8. Portal interdimensional. 9. A felicidade não se compra? (Sem o anjo. Sem o suicídio. Sem a explicação quase-racional.) 10. A porra de um telefone mágico."

Com uma história simples, sem grandes reviravoltas mas muito bem construída a autora prende fácil o leitor e mostra a sua versatilidade e talento para a escrita, já que todos os seus livros possuem histórias com personagens, tramas e abordagens completamente diferentes. 
Se em Eleanor e Park temos como foco um romance adolescente, o bullying e a violência doméstica, em Ligações temos expostos conflitos familiares de quem já passou dos trinta anos e se divide entre o emprego, o marido e os filhos. 
O livro trás personagens e dramas que podemos identificar facilmente em nosso cotidiano e talvez por isso nós emocione e toque tanto, dando a prova de que muitas vezes pode se fazer um bom livro com histórias que se passam ao nosso redor. 
Só posso dizer que a autora me conquistou ainda mais e entrou com louvor para a minha lista de autoras favoritas. 




Um comentário:

  1. Apenas amando a rainbow. Já li os três livros anteriores dela e estou ansiosa para ler ligações. Eu li dois livros mais adolescentes dela e um mais adulto e não sei de qual eu gostei mais. Como esse também já é mais adulto acho que eu vá gostar também. Ela tem um jeito único de escrever histórias simples, as vezes do dia a dia, em histórias maravilhosas e gostosas de lerem lidas.

    Apenas ansiosa. <3333

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir



Topo