Resenha: Teorema Katherine

em 24 abril 2013

Livro: Teorema Katherine
Autor: John Green
Editora: Intrínseca


Sinopse:                                                                              "Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam."


O Teorema Ketherine é o segundo livro que leio do John Green e agora posso dizer com toda certeza que a escrita do autor me conquistou bastante.
Nessa história temos um protagonista masculino, Colin Singleton, um jovem nerd ou um garoto prodígio como ele mesmo gosta de se intitular. 
Colin acaba de levar um fora da sua 19ª ex namorada chamada Katherine e para tentar superar esse termino aceita fazer uma viagem maluca de carro junto com o seu amigo Hassan.

“É possível amar muito alguém. Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela."

Colin está longe de ser um garoto comum, ele aprendeu a ler com apenas 2 anos de idade, adora fazer anagramas e sonha em um dia se tornar um gênio da humanidade.
Como quase tudo o que acontece em sua vida o personagem relaciona com a matemática ele decidi ciar o "teorema Katherine", uma equação que tem como objetivo prever o destino dos seus relacionamentos e as razões exatas para cada acontecimento durante eles.
Apesar do foco da história ser de Colin, confesso que quem me ganhou mesmo foi o Hassan, ele é aquele amigo gordinho que todos gostariam de ter, ele é engraçado, companheiro e divertido que está sempre disposto a largar tudo para ajudar o amigo.

“Qual o sentido de estar vivo se você nem ao menos faz algo extraordinário? Que estranho acreditar que um Deus lhe deu a vida e, ao mesmo tempo, achar que a vida não espera de você nada mais que ficar vendo TV”.  

O livro é narrado em terceira pessoa e tem diversas notas de rodapé bem inusitadas e engraçadas.
Toda essa parte nerd do livro de falar de anagramas e equações é bem interessante, porém acabou me deixando um pouco confusa em alguns momentos.
Apesar disso tenho que resaltar que John Green escreve de forma muito inteligente, nos fazendo pensar e refletir a cada nova página, até mesmo nas cenas mais descontraídas e isso é uma qualidade bem difícil de se encontrar na maioria dos autores.
"A culpa é das estrelas" continua sendo o meu preferido entre os livros que li do autor, mais "O teorema Katherine" também foi uma ótima leitura e sem dúvidas também merece ser lido.




3 comentários:

  1. Ontem em uma das minhas visitas rotineiras a Saraiva Online, me deparei com este livro. Amei a sinopse e os comentários que encontrei sobre o mesmo m alguns blogs. Já está na minha lista de livros desejados e a cada resenha que leio, aumenta minha vontade de compra-lo, o que farei em breve assim que eu terminar de ler alguns que deixei acumular.

    Miss Chapinha

    ResponderExcluir
  2. Comprei o meu na Pré-venda mas ainda não li!
    Adoro o John Green e tenho certeza de que vou gostar muito desse livro !

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha, agora estou mais interessada ainda em ler, correndo para uma livraria mais próxima... linda resenha.

    ResponderExcluir



Topo