[Resenha] As três partes de Grace

em 03 maio 2020

     

Desde o seu lançamento sempre li muitos elogios sobre "As três partes de Grace" e fiquei bem curiosa para a sua leitura. Além disso, sua capa maravilhosa foi a primeira coisa que chamou a minha atenção no livro e não teve como não desejar ter um exemplar na minha estante.
A protagonista dessa história é Grace, uma garota de apenas 16 anos que acabou de ter uma filha e decidiu que a melhor opção era entregá-la para a adoção. 
Sofrendo muito com essa decisão, Grace decide buscar informações sobre a sua origem, uma vez que também foi adotada quando criança. 
Nessa busca ela acaba descobrindo que tem mais dois irmãos, Maya e Joaquim, que também foram entregues para a adoção e então decide entrar em contato com eles. 
“Às vezes as pessoas sofriam muito e você nunca mais conseguia recuperá-las.”
Enquanto Grace e Maya foram adotadas e tiveram um verdadeiro lar durante a vida, Joaquin nunca conseguiu a adoção definitiva e por isso foi morando com diferentes famílias ao longo dos anos e acredita que nenhuma família pode amá-lo de verdade. 
A história é contada pelo ponto de vista dos três irmãos, com capítulos alternados entre eles e através de cada capítulo vamos conhecendo as suas trajetórias e compreendendo suas atitudes.
Cada um é cativante à sua maneira e durante a leitura se torna impossível não se apegar a eles. 
" - Levamos 15 anos para nos encontrarmos, mas mesmo assim nós conseguimos! E às vezes as pessoas de uma família podem magoar uns aos outros. Mas depois elas se consolam. Juntas. Você tem a gente agora, gostando ou não, e a gente tem você."
Uma leitura emocionante e extramente sensível, que nos envolve e nos leva as lágrimas em muitos momentos.
Abordando muito bem e com delicadeza assuntos como gravidez na adolescência, adoção, alcoolismo, homofobia, xenofobia e relações familiares a autora soube construir uma história completa que nos faz abrir a mente o coração para diversos assuntos que muitas vezes nem refletimos sobre. 
Como essa história trás uma carga emocional muito grande e temas delicados talvez possa se tornar um gatilho para alguns leitores que passam por situações semelhantes as vividas pelos personagens, então talvez não seja uma leitura indicada para todos. Mas sem dúvida alguma é uma leitura que gostei muito e recomendo. 


PS: Ressalto também que este não é o primeiro livro da autora publicado no Brasil e nem o primeiro que li, há alguns anos atrás li "A Música que Mudou a Minha Vida" que também foi lançado pela Galera Record e se tornou um dos meus livros favoritos. Uma leitura também jovem, porém com uma carga menos dramática e intensa do que esse. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo