[Resenha] Enquanto Bela Dormia

em 03 março 2016

Livro: Enquanto Bela Dormia
Autora: Elizabeth Blackwell
Editora: Arqueiro

Compre com desconto: http://oferta.vc/qsFd

Sinopse:

"Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais. Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa."

Nunca me canso de falar o quanto sou apaixonada por contos de fadas e por suas releituras.
Ao longo dos anos já li algumas versões diferentes do clássico A Bela Adormecida e até então posso dizer que esta foi a mais surpreendente de todas.
Fugindo do óbvio, Enquanto Bela Dormia não é narrado por Bela e sim por Elise, uma senhora que decide contar a sua bisneta a verdadeira história que deu origem ao famoso conto, história da qual ela fez parte.
O relato de Elise começa a partir dos seus 15 anos, quando ela perdeu a mãe e os irmãos em uma epidemia de Varíola que tomou conta da fazenda onde morava.
Apesar de levar uma vida simples como camponesa, à garota sempre foi incentivada pela mãe a batalhar por uma vida melhor, aprendeu a ler em casa e sonhava em um dia poder trabalhar para a realeza e morar no castelo.
Após a tragédia, ela decide finalmente ir à busca de seu sonho e acaba conseguindo um emprego como camareira no castelo.

"Ela parecia tão aflita que desejei poder abraçá-la, tal como minha mãe costumava fazer para me confortar quando eu era pequena." 

Por sua inteligência, honestidade e personalidade discreta, Elise rapidamente ganha à confiança da rainha e acaba se tornando a sua criada particular e vê de perto todo o seu sofrimento por não conseguir gerar um herdeiro.
A jovem também chama a atenção de Millicent, a tia do rei, uma senhora misteriosa e temida por todos, que possui um vasto conhecimento sobre ervas e poções que promete ajudar a rainha a engravidar.
Millicent tem sede de poder e ao ser expulsa do castelo pelo rei, promete vingança, deixando todo o reino desesperado e em alerta. Uma vilã que mesmo de longe terá o poder de manipular o futuro de todos.

"Consola-me pensar que a história da Bela Adormecida continuará viva depois de todos nós, uma história de maldade derrotada e amor triunfal que ressoará por séculos. E é assim que deve ser. Porque a verdade não é nenhum conto de fadas." 

Repleta de decepções, sofrimentos e guerras, Enquanto Bela Dormia se destaca por sua originalidade, já que a maioria das versões do conto focam apenas no lado romântico da história e acabam deixando de lado todo o resto.
O livro mostra que ninguém é 100% ruim ou bom, pois todas as pessoas podem cometer erros terríveis e se arrepender deles no futuro.
Na vida real não existe conto de fadas, e mesmo nos dias ruins, temos que encarar as nossas dificuldades de frente sem nunca perder a esperança de dias melhores.
Nesta narrativa em terceira pessoa, extremamente madura e fluida, acompanhamos todos os detalhes de uma história incrível e dolorosa que de tão bem desenvolvida é capaz de encantar todos os tipos de leitores.
Seria muito bacana se um dia a autora resolve-se escrever também novas versões para os outros contos de fada, pois a sua escrita é maravilhosa e me ganhou facilmente. 

2 comentários:

  1. esse livro me conquistou pela capa e pela sua resenha é ótimo saber que o interior é tão belo e agradável quanto a capa! eu estou ansiosa para lê-lo, sinto que me agradará
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



Topo