[Resenha] Mar da Tranquilidade

em 19 maio 2015

Livro: Mar da Tranquilidade
Autora: Katja Millay
Editora: Arqueiro

Compre com desconto: 
http://oferta.vc/7NAD

Sinopse:

"Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar. Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele."

Desde o seu lançamento chove elogios a respeito de Mar da Tranquilidade tanto dentro da blogosfera literária como fora dela.
Uma história sobre amadurecimento e recomeço que me conquistou facilmente e também ganhou um lugar entre os as minhas leituras favoritas.
Nastya Kashnikov é uma garota de dezessete anos que após sofrer um grave trauma não fala com ninguém e está recomeçando a vida na cidade da tia, longe dos pais e do irmão mais velho.
Antissocial ela procura ao máximo fugir de todos a sua volta e para isso tem como estratégia usar roupas coladas, curtas e extravagantes para inibir que as pessoas venham falar com ela.
Já no primeiro dia em seu novo colégio um menino solitário que passa grande parte do tempo sentado sozinho em um banco chama a sua atenção.

"Pessoas que nunca passaram por merda nenhuma sempre acham que sabem como você deve reagir ao fato da sua vida ter sido destruída. E aqueles que passaram por situações complicadas acreditam que você deveria lidar com as dificuldades do mesmo jeito que elas. Como se existisse um roteiro preestabelecido para sobreviver ao inferno."

Josh já teve mais perdas e tragédias em sua vida do que qualquer outro garoto da sua idade suportaria carregar. Desde os 8 anos de idade foi obrigado a se acostumar a ver as pessoas que ama irem embora e agora tem a certeza de que seu destino é ser para sempre sozinho.
Quando não está em aula, ele passa horas em sua garagem, fazendo móveis e objetos de madeira de todos os tipos. 
Aos poucos uma aproximação entre ele e Nastya se torna inevitável e de uma forma sensível e comovente uma amizade vai nascendo entre os dois e dando espaço para que o amor e a esperança finalmente voltem a fazer parte de suas vidas.

"Acho que sempre vou estar despedaçada. Posso trocar os fragmentos de lugar, rearrumá-los, dependendo do dia, dependendo do que eu preciso ser. Posso mudar num piscar de olhos e ser muitas garotas diferentes, sem que nenhuma delas tenha que ser eu."

A ligação entre Nastya e Josh vai além do romance, pois juntos eles conseguem descobrir que sempre há um caminho para a felicidade, não importa o tamanho da sua dor e nem o quanto a sua vida foi destruída no passado. 
Mar da Tranquilidade apresenta uma história muito bem construída e elaborada onde é possível se apaixonar facilmente por todos os seus personagens. 
Apesar de ter um pouco de drama em seu enredo o livro é bem leve, gosto e rápido de se acompanhar e para muitos sua leitura pode ser feita em apenas um dia. 
Com uma narrativa envolvente e feita em primeira pessoa, com capítulos intercalados entre Josh e a Nastya o livro tinha tudo para ser clichê, mas surpreendeu bastante em seu desenvolvimento. No final me vi bastante emocionada com tudo o que li e me bateu aquela vontade de voltar e reler o livro imediatamente.

Um comentário:

  1. É unanime então!! Todos recomendam!!

    Vou ter que ler então né?! Que que eu posso fazer??

    Já percebi que vou me emocionar horrores com esse Josh. Já até aprendi o nome dele, e nem fomos apresentados formalmente ainda, rsrs. Logo seremos!!!

    Adorei a resenha!!

    Bjkssssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



Topo