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02 janeiro 2015

5 substituições que fazem bem a saúde.


Saiba o que comer para ter mais saúde, disposição e não engordar. 
Com algumas substituições simples nos alimentos consumidos em seu dia a dia é possível fazer refeições bem mais saudáveis e nutritivas. 

Leite integral X Leite Desnatado

O leite integral possui um alto teor gorduroso e embora a gordura seja essencial ao organismo, exagerar na quantidade serve de estopim para o acúmulo de tecido adiposo, ou seja, para o ganho de quilos extras. E como todos sabem a obesidade está por trás de doenças como a hipertensão e o diabetes. 
Para uma dieta mais saudável é possível substituir o leite integral pelo desnatado que está livre de gordura saturada e tem os seus teores de proteína idênticos ao integral. 

Manteiga X Margarina

A recomendação dos especialistas é de não ultrapassar 7% do total de calorias diárias, ou seja, são cerca de 15,5 g de saturadas permitidas para uma dieta de 2000 calorias. O pior é que em apenas 1 colher de sopa de manteiga é possível encontrar mais da metade desse valor.
Já a margarina possui um arranjo de gorduras que faz a diferença. Boas margarinas costumam oferecer um mix de mono e poli-insaturadas e essa dupla tem grande afinidade com assuntos do coração. Basta lembrar que, do grupo das poli, faz parte o ômega-3, um aliado na redução do colesterol ruim.

 Omelete normal X Omelete de claras

Um omelete normal se for preparado com mais de um ovo tem a recomendação de consumo diário de colesterol é ultrapassada. Os especialistas sugerem o consumo máximo de 300 mg dessa substância por dia e, no caso de indivíduos cardíacos, o limite é até mais rígido: 200 mg.
Embora nosso organismo produza boa parte do colesterol em circulação, lá no fígado, a alimentação tem papel importante. E tudo piora quando se junta ao colesterol a gordura saturada.  
Se você optar por um omelete apenas de claras além de estar livre de gordura e de colesterol,terá uma refeição rica em proteínas. A clara do ovo é fonte de proteína de alto valor biológico e um dos destaques é a albumina, substância aliada dos praticantes de atividade física porque fortalece os músculos

Mamão formosa X Mamão Papaia

A cor desbotada do mamão formosa denuncia uma de suas deficiências: a falta de licopeno. Esse pigmento, que faz parte da família dos carotenoides (potentes antioxidantes), tinge os vegetais de laranja forte ou vermelho
Já entre os mamões o papaia é campeão em fibras. Para quem precisa dar um empurrão ao trânsito intestinal, vale começar o dia com ½ unidade da fruta, que oferece 2,5 gramas da substância. Sem contar as boas doses de vitamina C, o nutriente que blinda o sistema imune. 

                                             Requeijão X Geleia

Embora o requeijão seja preparado com um ingrediente magro, o soro, na sua receita também entra o creme de leite, que incorpora uma magnífica porção de gordura ao alimento. Isso sem contar o teor calórico, que sobe além da conta.
Uma boa substituição para esse alimento é a geleia, ela empresta doçura a biscoitos, pães, torradas, panquecas e tantas outras preparações que aparecem na primeira refeição do dia. A geleia também costuma encher o cardápio com as substâncias protetoras vindas das frutas usadas no seu preparo.  
As de frutas vermelhas e das uvas, por exemplo, se aproveitam as afamadas antocianinas, que defendem nossas células de moléculas devastadoras. Dos frutos alaranjados, caso do damasco, se obtém o betacaroteno, um pigmento protetor da pele e dos olhos. Tanta benfeitoria, sem nenhum pingo de gordura, diferentemente do requeijão ao lado.

Fonte: M de Mulher 

4 comentários:

  1. Um feliz 2015, que seja um ano repleto de muitas realizações e muita saúde!

    Beijos,
    A Mãe da Estela
    (http://amaedaestela.blogspot.com.br/)

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  2. Flor, difícil demais isso tudo pra mim, rsrs.
    Amo gemas, mamão formosa, requeijão e leite integral.
    A única coisa saudável dessa lista que eu já troquei é a margarina.

    Mesmo assim adorei as dicas.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

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  3. Oie! haha muito difícil trocar essas coisas.
    Acho que a unica que eu trocaria numa boa é o mamão..

    Beijos

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  4. já conhecia a maioria dessas trocas saudáveis, mas adorei o post para reforçar de que preciso largar o leite normal e partir para o desnatado mesmo sendo ruinzinho muito aguado.
    sou bem mais geleia que requeijão mesmo.
    e manteiga realmente é muita gordura, melhor margarina.
    agora evitar total comer omelete normal.

    Shadai Vieira

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