[Resenha] O livro dos vilões

em 23 setembro 2014


Livro: O livro dos Vilões
Editora: Galera Record  
Compre com desconto: http://oferta.vc/4ETR


Sinopse:

"Organizado da mesma forma que O livro das princesas – também com o esquema de dois populares autores nacionais, e dois nomes famosos do exterior – O livro dos vilões reúne estes autores para uma coletânea de contos sobre vilões icônicos dos contos de fadas. As irmãs de Cinderela? Malévola? Madrastas e lobos? Carina Rissi, Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund e Fábio Yabu estão aqui com a mensagem: este não é um livro tão bonzinho quanto o seu antecessor. · Cecily Von Ziegesar é a popular autora das séries It Girl e Gossip Girl, esta última que inspirou o seriado na televisão. · Diana Peterfreund é autora das séries Sociedade Secreta e Caçadora de Unicórnios. · Carina Rissi é autora dos populares Procura-se um marido e Perdida, publicados pela editora Verus, que já venderam mais de 40 mil exemplares no Brasil. · Fábio Yabu já publicou, pela Galera, seu livro A última princesa."

Eu particularmente sempre gostei muito de releituras e logo após a leitura de O livrodas Princesas fiquei muito feliz em saber que os maiores vilões dos contos de fadas também teriam o seu espaço e ganhariam um livro.
Em O livro dos vilões temos quatro releituras modernas que tem como protagonistas os vilões mais famosos e odiados de todos os temos.

 #stepsisters - Sobre Sapatos e Selfies

O primeiro conto, escrito por Cecily Von Ziegesar é baseado no clássico Cinderela e trás como protagonista Dizzy e Nastia, duas irmãs gêmeas muito ricas e populares que desejam a todo custo chamar a atenção de Manchild Kennedy, o garoto mais cobiçado da cidade.
Em um baile beneficente, quando elas têm finalmente a chance de conquistá-lo, são impedidas por uma linda e misteriosa garota que aparece na festa com um vestido perfeito e rouba todos os olhares para si.
Trazendo elementos clássicos e bem conhecidos do conto original como o príncipe encantado e o sapatinho esquecido, Cecily conseguiu manter uma pouco da essência da história da Cinderela e acrescentar atitudes e modas atuais como o vicio por redes sociais e por selfies.
Apesar da narrativa ser bem rápida e de ter gostado da leitura arrisco a dizer que esse é o conto que menos gostei dentre todos, pois por muitas vezes senti que a autora não se aprofundou nas questões abordadas e tudo acabou ficando superficial demais. 

                                                Menina Veneno

No conto de Carina Risse a vilã e protagonista da vez é Malvina que foi inspirada na madrasta da Branca de Neve. 
Malvina é uma famosa modelo internacional que faz grandes campanhas publicitárias e apesar de ser bem nova, a pouco tempo ficou viúva de Henrique Neves.
Quando faleceu, Henrique deixou sob a responsabilidade de Malvina a tutela de sua única filha Bianca. 
Assim como na história original Malvina não suporta a enteada, ainda mais depois que a garota rouba o seu lugar em uma de suas maiores campanhas e acaba virando a nova menina veneno. 
Apesar disso a autora soube dar humanidade para essa vilã e durante a história ficamos o tempo inteiro torcendo por ela, já que desde o começo ela deixa transparecer que é uma pessoa boa.
A escrita de Carina como sempre é uma delícia e super gostosa de se acompanhar e a cada nova história que leio escrita por ela fico ainda mais fã da autora.




Quanto Mais Afiado o Espinho 

Diana Peterfreund foi a autora escolhida para fazer a releitura de Bela Adormecida.
Malena é uma adolescente que sempre sonhou em ter uma vida normal, porém esse sonho sempre esteve bem distante da realidade já que ela é uma bruxa.
Decidida a frequentar uma escola e a finalmente poder fazer amigos, ela firma um acordo com a sua mãe prometendo estudar as sabedorias e as poções da família todas as noites se puder frequentar a escola de manhã como qualquer outra garota de sua idade. 
No começo isso dá certo e ela rapidamente faz amizade com
Flo, Dawn e Marie, as garotas mais populares do colégio, porém é claro que as amigas descobrem o seu segredo e a partir dai ela acaba sofrendo bastante no colégio.
Apesar desse ser o conto que menos se a assemelha ao original, gostei do fato da autora ter abordado toda essa questão das bruxas não serem aceitas na sociedade e sofrerem preconceito sem conseguirem mostrar como realmente são.
Sempre só ouvi elogios a respeito dessa autora e a leitura desse pequeno conto só me fez ter ainda mais vontade de ler outros livros escritos por ela. 


A menina e o lobo

Entre todos os contos, este conseguiu ser o diferencial e talvez por conta disso tenha sido o que eu mais gostei.
O conto trás uma mistura de vários clássicos que tem o lobo mau como vilão como os três porquinhos e a chapeuzinho vermelho por exemplo.
Além disso também temos a inserção de outros personagens bem conhecidos de outros contos como os anões, os caçadores e as bruxas.  
O lobo dessa história cansou de ser sempre um personagem malvado que nem mesmo tem um nome.
Ele vive em um mundo onde todos os contos se repetem eternamente e os personagens são comandados como marionetes nas mãos dos narradores.
Foi muito interessante perceber o quanto o autor Fábio Yabu conseguiu criar algo extremamente original e nos fazer refletir e questionar várias coisas durante a leitura.
É impossível não torcer pela felicidade do lobo e para que ele consiga fugir dos olhos do narrador que tudo vê e não o deixa em paz.
 

3 comentários:

  1. Realmente deve ser bem legal esse livro.
    Curti e vou incluí-lo na minha wish list de livros! ;)

    Beijos,
    A Mãe da Estela ♥

    ResponderExcluir
  2. Estou doida pra ler este livro!!! Só por ter o Yabu, já me deixava com vontade.
    Agora, depois de tudo que você disse sobre os 3 primeiros contos, e arrasando com o do Yabu, cara, como não querer ler???
    Ele é genial!!!

    Adorei a resenha!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece muito bom esse isso eu sou super fã de adaptações das histórias infantis
    ⋙ Um beijo, te espero no blog
    blog Livros com café

    ResponderExcluir



Topo