[Resenha] Estudo Independente

em 11 setembro 2014

Livro: Estudo Independente
Autora: Joelle Charbonneau 
Editora: Única    

Compre com Desconto: http://oferta.vc/4k0F 
   
 

Sinopse:
"Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela.
No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda."

O final de OTeste aguça a nossa curiosidade a respeito de sua continuação e em Estudo Independente a história começa há apenas seis meses após o término do primeiro livro.
Agora Cia está na Universidade de Tosu City concluindo os estudos básicos, período onde todos os calouros deverão fazer uma prova que irá determinar qual será a área de estudos e futura carreira que cada um deles deverá seguir: Engenharia Biológica, Engenharia Mecânica, Educação, Medicina ou Governo.
O desejo de Cia é se especializar em Engenharia Mecânica, porém nem sempre o desejo do estudante é levado em consideração e para o seu espanto ela acaba sendo aprovada para o Governo que é o lugar que ela nunca quis estar.
Os estudantes que não são aprovados durante o processo não podem continuar na universidade e são misteriosamente redirecionados.

"Tem algo mais acontecendo aqui. O que me faz imaginar o que significa realmente um Redirecionamento. Se não for encaminhamento para as colônias ou morte certa, o que acontece com os estudantes que não passam nos testes do doutor Barnes?"

Assim como os outros personagens secundários, Tomas também está de volta e infelizmente aparece bem menos dessa vez, já que agora ele e Cia estudam em áreas diferentes na Universidade.
Quem espera um maior desenvolvimento do romance entre os dois que se iniciou no primeiro livro irá se decepcionar, já que o romance está bem longe de ser o foco principal dessa distopia.
Apostando mais no lado psicológico e mental dos personagens a autora soube criar um enredo diferente e original com personagens interessantes e muito bem construídos.   

"O que me atrai em Will é a aspiração e o amor que vejo em seus olhos, mesmo que as acusações do Comunicador de Trânsito me advirtam para me manter a distância. Acho difícil acreditar que alguém que tentasse matar tanto Tomas quanto a mim se esconda sob um sorriso amigável. Entretanto, minha voz gravada me disse que é exatamente assim que Will é. O que me faz querer ficar perto dele. Estou resolvida a descobrir se aquela voz está certa. Sobre Will. Sobre Tomas. Sobre tudo".

Assim como em O Teste a tensão e o suspense dominam grande parte da história e durante a leitura não fazemos ideia do que iremos encontrar pela frente, já que a autora nos surpreende bastante ao longo da narrativa.
Aliais, em Estudo Independente temos uma narrativa com menos cenas de ação e um pouco mais pesada e lenta, porém a história continua muito envolvente e prende facilmente o leitor.
É claro que o final nos deixa bem ansiosa pelo último livro da trilogia, que felizmente já será lançado agora em Outubro no Brasil e tem o título de A Formatura.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo