[Resenha] Casamento por Conveniência

em 26 junho 2014

Livro: Casamento por Conveniência
Autora: Jennifer Probst
Editora: Leya (Quinta Essência)
Compre com Desconto: http://oferta.vc/3pp6

Sinopse:
"Desesperada por dinheiro para salvar a casa de sua família, a impulsiva Alexandria McKenzie se entrega a uma última e inusitada tentativa: faz uma simpatia de amor para encontrar um marido. Um marido rico, de preferência. Nicholas Ryan não acredita em amor eterno, casamento e família. No entanto, para que possa herdar as ações de seu tio e se tornar sócio majoritário da empresa da família, ele deveria atender a um único requisito do testamento: casar-se e manter-se casado por pelo menos um ano. Nick e Alexa possuem muito pouco em comum, apenas o fato de Alexa ser a melhor amiga da irmã de Nick. Mas, movidos por seus interesses, os dois decidem se unir. Um acordo nupcial simples, sem paixão e sem complicações. Esse será o combinado por um ano. Mas a convivência será capaz de fazer nascer algum sentimento entre eles?"

Já tinha ouvido falar desse livro antes mesmo dele ser lançado por aqui e confesso que minhas expectativas para essa leitura estavam altas, e mesmo assim ele conseguiu me surpreender. 
O livro começa com Alexandria McKenzie quase botando fogo em sua casa ao tentar fazer uma simpatia para arranjar um marido rico.
Tamanho desespero não se deve ao fato dela estar solteira a bastante tempo e sim ao fato de seus pais estarem prestes a vender a casa da família para pagar dívidas.
Desesperada e quase perdendo as esperanças de achar o homem perfeito e conseguir esse dinheiro ela acaba aceitando se casar com Nicholas Ryan, o irmão mais velho de sua melhor amiga de infância. 
Ryan é um arquiteto muito bem sucedido e rico, porém para assumir totalmente o comando da empresa de arquitetura da família ele deve se casar.
Seu tio que acabou de falecer e era o dono da empresa sempre foi muito conservador e romântico e por isso colocou em seu testamento que se Nick deseja ter o direito de assumir a empresa ele deve se casar e permanecer casado durante um ano inteiro.

"Pousou a caneta no canto superior esquerdo da página e começou a escrever sua lista.
Uma Mulher que não me ame.
Uma mulher com quem eu não queira dormir.
Uma mulher que não tenha família grande.
Uma mulher que não tenha animais.
Uma mulher que não queira filhos.
Uma mulher que tenha uma carreira independente.
Uma mulher que veja o casamento como uma oportunidade de negócios.
Uma mulher que não seja emocional ou impulsiva demais.
Uma mulher em quem eu possa confiar.
Nick releu a lista. Sabia que estava sendo otimista demais em relação a algumas das características desejáveis, mas se a tal da teoria do universo funcionasse, não custava nada incluir na lista tudo o que ele queria.

Alexa e Nick são totalmente o oposto um do outro e pretendem fazer de tudo para que esse casamento seja apenas um acordo de negócios, sem nenhum envolvimento romântico e intimo entre eles.
Enquanto Alexa sempre sonhou com um casamento dos sonhos e com o marido ideal, Nick é completamente contra o casamento, fato que faz com que os dois tentem resistir ao máximo a atração que sentem um pelo outro.
O desenvolvimento da história é bem previsível e até mesmo um tanto quanto clichê, mas mesmo assim o romance construido ao logo das páginas nos envolve e a leitura nos prende completamente. 
É claro que os opostos podem facilmente se atrair e uma pequena mentira pode se transformar em uma grande verdade.  

"Precisava incitar raiva nele. Se ele pensasse nela como uma pessoa de caráter duvidoso, certamente a deixaria em paz e ela sairia daquela situação com seu orgulho e sua família intactos."

Apesar de Casamento por Conveniência ter algumas cenas bem quentes entre o casal principal eu não consideraria o livro como do gênero erótico, diria que ele parece muito mais com uma comédia romântica com toque de chick-lit.
Os personagens são bem diferentes entre si e a convivência entre eles nesse casamento "forçado" garante cenas bem divertidas.  
A narrativa é feita em terceira pessoa e o livro traz um romance leve, fofo e gostoso de se ler. 
Me apaixonei pela escrita da autora e fiquei bem ansiosa para ler os outros livros da série que terão como protagonistas personagens secundários dessa história. 
Não posso deixar de elogiar também a capa escolhida pela editora Leya para essa publicação, pois ela combinou muito bem com o clima descontraído da história e saiu do óbvio e batido padrão de foto de um casal se agarrando que trás a capa original.


Um comentário:

  1. Nossa comédia romântica com toque de chick-lit, parece ótimo, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir



Topo