[Resenha] Olho por Olho

em 23 fevereiro 2014

Livro: Olho por Olho
Autoras: Jenny Han e Sioban Vivian
Editora: Novo Conceito

Sinopse:
"Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena... Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho...
No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “;aqui se faz, aqui se paga”; poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos.
Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!"
 
Solicitei esse livro para a editora um pouco na dúvida se iria gostar ou não, porém apostando no talento de suas autoras já que havia lido anteriormente outros livros escritos por elas e gostado bastante.
Olho por Olho é um jovem adulto que trata do tema amizade abordando os problemas enfrentados pelos jovens na adolescência como as decepções amorosas e o bullying.
Mary, Katy e Lilian vivem na pequena Ilha de Jar e tem um desejo em comum: vingança.
 
“Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. E, se vamos fazer mesmo isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for pra entrar, é pra ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... você pode se considerar a caça.”

Mary era acima do peso quando criança e foi apelidada por Reeve de Big Easy, no começo ela acreditava que o garoto era o seu amigo, mais logo tudo desmoronou quando por causa dele ela se transformou na grande chacota da escola chegando até mesmo a tentar o suicídio.
Fugindo de tudo e de todos ela foi morar em outra cidade com a família e agora quase 10 anos depois ela está de volta disposta a encarar o passado.
Katy também não se relaciona muito bem com os colegas de colégio principalmente com a malvada chefe das lideres de torcida Reene e por isso sonha em dar uma grande lição na patricinha.
Lilian é a garota toda certinha, popular e amiga de todos, porém está disposta a tudo para defender sua irmã mais nova Nádia de Alex.
Juntas essas três garotas são mais fortes do que aparentam e por conta dos malucos planos de vingança que irão planejar em conjunto começa a surgir entre elas uma verdadeira amizade.  

"Sinto que estou mais próxima de Kat e Mary do que de qualquer um dos meus outros amigos. Nós três somos um círculo. Estamos ligadas uma às outras agora. Posso sentir. Sinto poder também. Toda a conversa, o trabalho duro, as brincadeiras que fizemos, isso tudo nos trouxe até aqui e agora."

Com um clima gostoso de suspense e mistério a narrativa é fluida e bem rápida deixando o leitor ansioso e curioso do começo ao fim.
O livro é escrito em primeira pessoa e os capítulos tem a narrativa intercalada entre as três personagens principais o que nos permite conhecer bem a personalidade de cada uma e formar as nossas opiniões a respeito dos outros personagens a partir das visões diferentes que cada uma delas têm deles.
Ao longo da leitura eu rapidamente gostei de Mary e Lilian e criei uma certa antipatia por Katy, desconfiando de quase tudo o que ela fazia, porém esse é aquele tipo de história que todos os personagens podem surpreender e revelar a maldade que existe em seu coração.
Quem pensa que irá encontrar romance na história pode se decepcionar e apesar de termos algumas pequenas cenas e insinuações a respeito disso o foco principal fica todo na construção da amizade entre as garotas e nos planos de vingança construídos e aplicados por elas.
O livro deixa vários ganchos para a sua continuação “Dente por Dente”, que também já foi lançada pela Novo Conceito e em breve terá resenha aqui no blog.
Não sei dizer ao certo quantos livros terá essa série, porém eu espero que não sejam muitos, pois além de estar cansada de séries intermináveis acredito que se essa história em questão for muito longa pode acabar se tornando cansativa e monótona.
Para mim muitas vezes um livro único com uma história muito bem construída é muito melhor do que uma série gigantesca que acaba caindo na mesmice.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo