[Resenha] A 5ª Onda

em 03 dezembro 2013

Livro: A 5ª Onda
Autor: Rick Yansey
Editora: Fundamento

Sinopse:
"Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar."

Apesar de ter lido muitas distopias esse ano não tive a experiência de ler nada sobre alienígenas e o único livro com esse tema que tinha lido até então foi "A Hospedeira" em 2011.
Comecei "A 5ª Onda" sem saber o que esperar do livro, porém com as expectativas altas já que tinha visto muitos elogios ao seu respeito.
No início somos apresentados à história pela perspectiva de Cassie, uma garota que está sozinha lutando por sua sobrevivência em um mundo em caos.
A terra foi ataca por alienígenas e quando menos se espera ocorrem novos e surpreendes ataques denominados ondas. 
A 1ª onda acabou com toda energia do planeta, na 2ª onda tsunamis devastaram a terra matando mais de 500 mil pessoas e na 3ª onda um vírus que fazia as pessoas sangrarem até a morte matou mais de 90% da população mundial.
Agora durante a 4ª onda ninguém confia mais em ninguém e todos estão completamente sozinhos.

"A primeira regra para sobreviver à 4ª Onda é não confiar em ninguém, não importa qual a sua aparência. Os Outros são muito espertos nessa questão - certo, eles são espertos em tudo. Não importa se eles têm o aspecto correto, digam as coisas certas e façam exatamente o que você espera que façam. [...] A 4ª Onda nos obriga à solidão. Somos minoria e enlouquecemos lentamente devido ao isolamento, ao medo e à terrível expectativa pelo inevitável." 

O livro trás uma mistura de distopia com ficção cientifica e a narrativa eletrizante nos fazer perde o folego em vários momentos por não imaginar o que pode acontecer pela frente.
Cassie acredita que seu irmão mais novo, que foi separado dela apos a 3ª onda ainda está vivo e a esperança de encontra-lo é o que lhe dá forças para lutar contra o terror que o planeta está vivendo.
Durante sua busca angustiante desesperada, ela conhece Evan, um rapaz sedutor e misterioso que ela não sabe se pode ou não confiar e além dele aparecem muitas outras pessoas misteriosas pelo seu caminho. 
 
"O que esse sujeito tem que me faz querer estapeá-lo e beija-lo, correr dele e para ele, atirar meus braços ao redor dele e lhe dar uma joelhada na virilha, tudo e ao mesmo tempo?"

A narrativa do livro é intercalada e além de Cassie temos também a visão em primeira pessoa de outros três personagens, porém como as trocas de narrativas não são sinalizadas no começo me senti um pouco confusa e perdida em algumas partes da história.
Uma história sobre sobrevivência e superação onde os personagens são obrigados a lidar com situações extremas a onde a confiança no próximo já não existe mais.
O final é surpreendente e nos faz desejar logo a sua continuação que eu espero que seja lançada logo tanto nos EUA como aqui no Brasil.
Vale a pena dizer também que o livro teve os seus direitos de adaptação comprados pela Sony Pictures e a GK Filmes e logo deve ser lançado no cinema.
Para quem procura uma leitura diferente que tenha muita ação, aventura e também romance vai ai uma ótima dica.

_____________________________________________________

https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/286972

6 comentários:

  1. Eu adoro livros que falam sobre o fim do mundo, ets e zumbis! Parece ser realmente bom!

    http://vivendocomodeve.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O unico livro sobre alienigenas que li ate hoje foi O Fenômeno Ufo, mas isto foi há mil anos atrás.
    Meu marido que iria gostar deste livro já que ele é fissurado por tudo o que diz respeitos a E.Ts. Quem sabe eu dou de Natal para ele hein...Acho que ele vai gostar.

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Distopia das boas né. Essa tá na minha lista de natal.
    A única coisa que não gostei é que são váááários livros. Será que eu aguento outra saga??
    Só começando pra saber, rs.
    Resenha linda. Nunca li nada assim, com alienígenas. Acho que vou curtir muito essa novidade!!

    Bjkas


    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/


    Ah! Amore, eu estou participando de um concurso cultural. Vale 1 voto por dia e acaba semana que vem. Preciso muito da sua ajuda, rs. Conto com vc!! http://bit.ly/194R4NV

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Confesso que não faz meu estilo de leitura, mas sua resenha ficou ótima adorei meus parabéns.


    Beijos e Até o próximo post!
    Lu do Blog Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  5. Participando e compartilhando o sorteio com meus amigos!

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir



Topo