Resenha: O Projeto Rosie

em 10 agosto 2013

Livro: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record

Sinopse:
"Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro."



Recebi esse livro de surpresa da editora Record e até então não tinha visto nada sobre ele, nem mesmo a capa.
Assim que peguei em mãos e li a sinopse já fiquei bem curiosa a respeito da leitura.
Narrado em 1ª pessoa "O Projeto Rosie" tem como protagonista Don, um professor de genética que aos 40 anos decide que está na hora de arrumar uma esposa. 
Don nunca namorou, é extremamente metódico e vive em uma espécie de universo paralelo onde tudo o que faz em sua vida é sempre muito bem pensado, calculado e programado anteriormente.
Ao decidir que existe um espaço disponível para uma esposa em sua vida ele cria o "Projeto Esposa" que inclui entre outras coisas um longo questionário que irá ajudá-lo a encontrar as candidatas ideais para a "vaga". 
Mais será mesmo possível encontrar alguém com as exigências absurdas que ele impõe? 

“O argumento dela foi simples: existe alguém para todo mundo. Do ponto de vista estatístico, quase com certeza ela estava certa. Infelizmente, a probabilidade de eu encontrar essa pessoa era minúscula. Mesmo assim, aquilo gerou um incomodo no meu cérebro, como um problema matemático que sabemos que deve ter solução.”


Após algumas tentativas desastrosas, Rosie acaba aparecendo na porta da casa de Don.
Uma mulher totalmente fora do padrão que ele criou e que irá começar a mudar um pouco o seu jeito de pensar a vida.
Don Tillman não é aquele personagem que arrebata nossos corações logo de cara, mas aos poucos vamos aprendendo a gostar dele e a torcer por sua história.
Nas primeiras páginas cheguei a achar o personagem insuportável e o seu estilo de vida absurdo me irritava, mais aos poucos compreendi ele melhor e me envolvi na história. 
Rosie trouxe mais humanidade ao Don, o que eu considero um dos pontos positivos da história. 

“Sequenciei as perguntas para possibilitar a máxima rapidez de eliminação – expliquei – Creio que consigo eliminar a maioria das mulheres em menos de 40 segundos. Depois você pode escolher o assunto que vamos conversar no restante do tempo”.

O ritmo de leitura foi um pouco lento de início e aos poucos foi fluindo e me divertindo bastante.
A história de Dom e Rosie em breve vai virar filme, pois o livro teve os seus direitos de adaptação comprados pela Sony Pictures recentemente
Uma leitura rápida com muito bom humor e diversão que até mesmo nos faz refletir em alguns momentos e nos ensina um pouco de genética também. 
Para quem curti Chick-lit mais está a fim de uma leitura diferente vale a pena a aposta, já que o livro faz parte do gênero “Lad Lit” que seria um  Chick lit escrito por um homem.
 
 

2 comentários:

  1. Sério que você achou o livro lento no início?
    Eu me apaixonei perdidamente pelas maluquices do Don desde o início do livro. Ria muito com as coisas que ele fazia e falava e o que eu mais queria era dar um abraço nele, mesmo sabendo a opinião dele sobre tocar em outras pessoas.
    Amei esse livro!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oiee :)
    Gosto de capa assim, simples e singela, acho linda.
    Que bom que saiu da lentidão e te divertiu, quero ler esse com certeza!

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir



Topo