Resenha: O livro das Princesas

em 20 agosto 2013


Da mesa da Princesa Mia Thermopolis...

"Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)!
Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra!
São releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… 
Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. 
Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! 
(Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.)


Sinceramente, 
Sua Alteza Real
Princesa Mia Thermopolis
 Genovia, 2013

__________________________________________________

A Modelo e o Monstro - Meg Cabot

Nessa nova versão do clássico A Bela e a Fera, Belle é uma super modelo que decidiu entrar na profissão a alguns anos atrás para pagar o tratamento de câncer da sua mãe.
Mesmo depois da morte da mãe, ela continuou na carreira e acabou se tornando muito famosa fazendo campanhas de muito prestígio.
Um certo dia ela ganha de presente uma viagem em um cruzeiro e decidi dar a viagem de presente para o seu pai, que acabou de se casar novamente.
Mesmo se tratando de uma viagem de lua de mel, o pai insiste para que ela também vá na viagem junto com Penny, a filha de sua nova esposa.
A princípio Belle não está nem um pouco animada com a viagem mais já no primeiro dia acaba se encantando por um misterioso garoto que fica passeando nas sombras da área mais cara e elegante do navio.
O motivo do garoto ser uma fera é abordado de uma forma sutil e se encaixada muito bem na história, assim como a sua riqueza e o seu primeiro encontro com a Belle.
O conto ficou bem moderno, se aproximou bastante da realidade e assim como pede a proposta do livro continuou nos remetendo ao original.
Por ser curtinho no final ficou aquele gostinho de quero mais e aquela vontade de continuar acompanhando a história.

Princesa Pop - Paula Pimenta

Em Princesa Pop, quem faz a fez de Cinderela é Cíntia uma adolescente que tem a sua vida virada ao avesso depois de flagrar o pai traindo a mãe dentro da sua própria casa.
Depois disso os pais de Cíntia se divorciam e sua mãe acaba aceitando uma oferta de emprego no Japão enquanto Cíntia se recusa a ir morar com o pai, sua nova madrasta e suas duas filhas gêmeas.
Escolhendo morar na casa da tia, ela começa a trabalhar com DJ em festas aos finais de semana, com a regra estabelecida que só pode tocar ate no máximo meia-noite.
Com o maior e o melhor conto do livro, Paula Pimenta construiu uma Cinderela moderna sem deixar de lado todos os principais elementos do conto original.
Em Princesa Pop temos o príncipe, o sapatinho esquecido, a madrasta má e suas filhas e até mesmo a fada madrinha.
Essa foi a primeira vez que li algo da autora e mesmo sendo apenas um conto já me apaixonei por sua escrita, ela soube explorar muito bem o seu espaço no livro criando uma versão encantadora que merecia até mesmo um livro inteiro só para ela.

Eclipse do Unicórnio - Lauren Kate

A versão de A Bela Adormecida criada por Lauren Kate foi o conto que eu menos gostei do livro.
Fugindo um pouco do foco do livro e do estilo adotado pelas outras autoras, Lauren decidiu colocar o clima sobrenatural entre o clássico e a modernidade.
Dessa vez temos como protagonista Percy, um garoto que depois de levar um fora da namorada vai viajar com o colégio para a França e lá acaba encontrando a princesa adormecida que está a anos encantada com um feitiço dado de presente pelo anjo da justiça no dia do seu nascimento.   
A história é bem rápida e confusa e infelizmente a autora não soube nem ao menos manter o espírito original da história com tantas mudanças esquisitas que não se encaixaram nem um pouco na proposta de modernização dos contos.

Do Alto da Torre - Patrícia Barboza

A Rapunzel dos dias de hoje é Camila, uma garota que ficou muito doente e a beira da morte quando tinha 11 anos de idade. 
Na época sua tia fez uma promessa que se ela se curasse não poderia cortar o cabelo até completar 15 anos e essa data finalmente está prestes a chegar.
Camila é apaixonada por música e com ajuda de seu melhor amigo faz vídeos cantando disfarçada e posta na internet.
O conto é super fofo e também o mais infantil de todos eles, porém a autora soube abordar muito bem o corte de cabelo de "Rapunzel" e o destino que é dado a ele no final da história.
                                      __________________________________________________

Indico o livro para pessoas de todas as idades, pois relembrar histórias que fizeram parte da nossa infância de uma forma tão gostosa e original é sempre muito bom.
A Galera pretende fazer uma nova edição com outros contos e eu já estou ansiosa desde já para lê-lo.


3 comentários:

  1. Jura que o livro é assim tão divertido??? Nossa!!! Quaser comprei esse livro hoje. Ai, eu devia ter comprado!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tais, estou louca para ler esse livro, não só pela temática como também pelas autoras que o escreveram <3

    Beijos,
    Caroline
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, só críticas maravilhosas sobre esse livro *-*
    To super curiosa pra ler.

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



Topo