Resenha: Como eu era antes de você.

em 05 julho 2013

Livro: Como eu era antes de você.
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca

Sinopse:
"Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento."

Quando li "A última carta de amor" em 2012, gostei muito da escrita da autora e por isso assim que a Intrínseca anunciou o lançamento de "Como eu era antes de você", logo de cara fiquei bem ansiosa para começar essa leitura. 
O livro nos apresenta Louisa, uma mulher solteira que mora com os pais, a irmã e um avô que necessita de cuidados especiais.
Lou trabalhava a anos como atendente de café perto de sua casa, mas quando o dono decide se mudar para outra cidade e fechar as portas ela se vê desempregada e sem nenhuma qualificação para procurar um novo emprego.
Depois de algumas tentativas fracassadas em empregos que ela não se adaptou, pressionada por sua família Louisa decide aceitar o emprego de cuidadora de Will, um tetraplégico muito rico.

"E, à medida que os dias se passavam e eu notava que sua condição não tinha relação somente com o fato de estar preso naquela cadeira ou com a perda de sua liberdade física, mas por uma série infinita de problemas de saúde, riscos e desconfortos, concluí que, seu eu fosse Will, provavelmente também me sentiria infeliz." 

A princípio ela não gosta do emprego e do mau humor de Will e por isso tenta se manter longe dele o máximo de tempo possível, porém aos poucos a aproximação entre eles é inevitável e junto com ela também aparecem chocantes revelações. 
O livro é bem intenso e de certa forma polêmico, pois trata de um assunto bem delicado e importante que não irei citar qual é para que você possa descobrir somente durante a leitura.
Só posso dizer que fiquei tensa em muitos momentos e com um enorme nó preso na garganta desde as primeiras páginas.

"Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços."


Com a narrativa em primeira pessoa de Louise, sorrimos e sofremos muito junto com uma personagem que foi tão bem construída que é capaz de te envolver completamente na história ao ponto de te fazer imaginar o que faria no lugar dela em quase todos os momentos.
A narrativa é fluída e também muito reflexiva e não te faz só pensar como também chorar em muitos momentos.
Ainda não sei ao certo como avaliar esse livro e nem se concordo com o final, porém não posso deixar de admitir que a história além de muito bem escrita é emocionante e deixa uma grande lição de vida capaz de marcar o leitor por muito tempo.

 

4 comentários:

  1. A capa do livro é linda. Adorei a resenha... Eu achava que a trama era diferente! :)

    Beijos,
    caheoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu amei esse livro.....a história é emocionante e fiquei dias pensando no final que a autora deu......ainda não sei se concordo ou não porque é uma situação bem complicada!!
    O livro é lindo.....um dos melhores que já li com certeza!

    ResponderExcluir
  3. Ai, adoro Jojo e seus livros sempre são emocionantes e tão gostosos de ler! Como não torcer por suas personagens cativantes?
    Essa história tem coisas que eu amo numa leitura: drama, superação, troca de experiências, dificuldades de relacionamento... acho que vou chorar um bocadinho e me emocionar muto com mais um livro de Jojo Moyes!

    ResponderExcluir
  4. Livro tocante pra quem coração de aço emocionante maravilhoso

    ResponderExcluir



Topo