Resenha: Simplesmente Ana

em 04 junho 2013

Livro: Simplesmente Ana
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito

Sinopse:  
"Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta."

Simplesmente Ana foi um daqueles livros que me fez desejar muito a sua leitura e criar grandes expectativas a respeito da história assim que vi pela primeira vez a sua linda capa.
Agora depois da leitura fico muito feliz em dizer que ele não me decepcionou e ainda conseguiu surpreender.
O livro é narrado em primeira pessoa por Ana Carina, uma jovem universitária que mora somente com a mãe em Belo Horizonte e leva uma vida tranquila ao lado da melhor amiga Estela e do quase futuro namorado Arthur. 
Toda essa tranquilidade se acaba no dia em que ela recebe um inesperado recado no facebook de um homem que diz ser seu pai.
Curiosa para saber mais sobre esse homem e sua verdade história ela decide marcar um encontro com ele.

"Ele me encarou. Não dava para ignorar a emoção que transbordava dos olhos dele e eu fiquei sufocada. Cara, minha mãe mentiu para mim a vida inteira!
- Ela disse que você estudava Direito e que era muito inteligente, além de linda.
Senti minhas bochechas esquentarem. Não acredito que minha mãe disse essas coisas no ar, para milhões de telespectadores. E que meu suposto pai estava repetindo toda essa baboseira bem na minha cara."

Andrej Markov, além de pai de Ana também é rei de Krósvia e depois desse encontro com a filha nem preciso dizer que ele vai querer levar ela para conhecer o seu país não é mesmo?
Ao contrário do que essa introdução possa parecer, esse livro não é uma versão nacional da famosa série O Diário da Princesa da Meg Cabot.
Simplesmente Ana tem uma história um pouco mais madura e bem diferente onde o foco principal passa a ser um romance muito fofo entre Ana e Alex (o enteado de seu pai). 

"Tremi quando visualizei uma sombra obscurecendo o olho mágico. E quase cai no momento em que a porta foi aberta. Com uma barba por fazer sombreando o seu rosto másculo, calça jeans escura, camisa de botão creme com as mangas arregaçadas até os cotovelos e botas de combate, não podia existir no mundo um homem mais gostoso que Alex." 

Com uma narrativa leve e muito divertida o difícil mesmo é desgrudar do livro e não ler ele inteiro em apenas um dia.
A escrita da Mariana Carvalho me conquistou fácil, não somente pelo romance como por sua forma de descrever lugares, detalhes, pessoas e sentimentos.
Por muitas vezes durante a leitura me senti na Krósvia, como se o país realmente existisse e tivesse Ana como sua princesa.
Outro ponto mais do que positivo foi a autora ter inserido na história elementos tão presentes no nosso dia a dia como o facebook por exemplo, isso acaba nos aproximando bem mais da realidade que ela criou no livro e dos seus personagens.
Depois de tudo isso só posso dizer que esse é mais um livro nacional que tenho orgulho de dizer que entrou para a minha lista de favoritos e que assim como este torço para que em breve apareçam muitos outros, pois nunca irei me cansar de histórias desse gênero ainda mais se forem tão bem escritas.


 


 

6 comentários:

  1. Puxa, adorei sua resenha. Ainda bem que a história não a decepcionou. Obrigada pelas palavras lindas.
    Beijos carinhosos,
    Marina Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Também li Simplesmente Ana e o amei! Os autores brasileiros estão com TUDO!


    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  3. Tais, estou doidinha pra fazer essa leitura!
    Imagino que o livro seja delicioso de ser lido e espero me encantar tanto quanto você!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Estou muito curioso para ler esse livro, tanta gente falando bem e tals! Espero que ele me surpreenda.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  5. Oiee!
    Participe do primeiro sorteio do meu blog!
    E lá também tem vários outros!
    Estou seguindo vc aqui!

    Bjão!

    Meu Facebook
    @sosorteando
    Blog Só Sorteando

    ResponderExcluir
  6. Livro realmente delicioso de ser ler, daqueles de vc não conseguir largar enquanto não termina. E essa tal de Krósvia, hein? Que vontade de ir lá e assistir o show do Bon Jovi junto com a Ana. Romance leve, gostoso, que dá vontade de estar no lugar da protagonista.

    Parabéns pela resenha e pelo blog!

    adriana medeiros

    minhavelhaestante1.blogspot.com

    ResponderExcluir



Topo