Resenha: A seleção

em 01 janeiro 2013

Livro: A seleção
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte

Sinopse:
"Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. É a oportunidade de ser alçada a um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás o rapaz que ama. Abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe - e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que nunca tinha ousado imaginar." 




Esse foi o último livro que li em 2012 e gostei tanto que não poderia deixar de fazer dele o primeiro livro a ser resenhado pelo blog em 2013.
A história mistura distopia com conto de fadas e nos apresenta um futuro onde a monarquia está de volta ao poder e os Estados Unidos é chamado de Illéa.
Após a uma grande guerra, toda a população foi dividida em castas e cada casta leva um número de 1 a 8 e quanto maior foi o número da casta piores são as condições de vida que seus integrantes levam. 

"Não que nossa situação fosse tão precária a ponto de temermos por nossa sobrevivência ou algo assim. Não éramos miseráveis. Mais acho que não estávamos muito longe disso. 
Nossa casta era a terceira antes do fundo do poço.

É nesse cenário que acontece "A SELEÇÃO" um concurso onde 35 garotas de diferentes castas do país são sorteadas e tem a chance de concorrer a um lugar no coração do príncipe Maxon e também ao status de nova princesa de Illéa. 
Todas as garotas entre 16 e 20 anos sonham com essa oportunidade, menos América Singer, uma jovem de casta 5 que a dois anos vive um romance secreto com Aspen, um garoto de casta 6.
Porém, mesmo não querendo se casar com o príncipe Maxon, América acaba sendo sorteada e tem que se mudar para o palácio junto com as outras 34 garotas até que o príncipe finalmente tome a sua decisão.

"Nenhuma das opções me parecia muito boa. E a ideia de entrar em um concurso que o país inteiro acompanharia só para ver um riquinho esnobe escolher a moça mais linda e sonsa do grupo para ser o rosto calado e bonito que apareceria ao lado dele na tv... era o bastante para me fazer gritar.
Haveria humilhação maior?"

O futuro distópico criado por Kiera Cass nesse livro me lembrou bastante o de Jogos Vorazes, com a grande diferença de "A SELEÇÃO" ser um reality show em que todos desejam participar.
A narrativa feita em primeira pessoa sob o ponto de vista da America, é tão fluida e encantadora que me fez ler o livro inteiro em poucas horas.
Simplesmente me apaixonei pelo príncipe Maxon e pelas cenas dos encontros dele com America e por isso em alguns momentos fiquei com raiva de Aspen e do triângulo amoroso existente na história. 
Amei o clima mágico de conto de fadas que domina a história inteira e por muitas vezes durante a leitura acabei suspirando só se imaginar a vida no castelo e os vestidos glamourosos que as candidatas a princesa usam.

"Baixei a cabeça por um instante e vi uma menininha esmagada contra o parapeito. Ela não devia ter mais de doze anos. Nas mãos levava um cartaz com a frase: "As ruivas dominam!", uma pequena coroa desenhada em um canto e estrelinhas para todos os lados. Eu sabia que era a única ruiva na competição, e percebi que os meus cabelos e os dela tinham praticamente o mesmo tom.
A menina queria um autógrafo"

Já estou bem ansiosa pela continuação da história que será lançada em abril aqui no Brasil e nos EUA simultaneamente.
Também existe a possibilidade de "A seleção" virar uma série de tv do canal americano CW e eu particularmente estou torcendo muito para que isso acontece logo, pois sou viciada em séries e iria adorar ver tudo isso na telinha.

 

8 comentários:

  1. Linda vim te desejar também um super, ultra, hiper, Ano Novo!!!
    Cheio de muito:
    ★。˛ °.★** ˛. AMOR!
    ˛ °_██_*。*./ \ .˛* .˛. PAZ!
    ˛. (´• ̮•)*˛°*/.♫.♫\*˛.* ˛_Π_____. *e PROSPERIDADE!
    .°( . • . ) ˛°./• '♫ ' •\.˛*./______/~\
    *(...'•'.. ) *˛╬╬╬╬╬˛°.|田田 |門|
    ¯˜"*°••°*"˜¯`´¯˜"*°••°*"˜¯`´¯˜"*°˜"*°••°
    Vou aguardar sua linda visita no blog viu.
    Toninha

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!
    Ganhei esse livro mês passado e ele é uma das poucas distopias, atualmente, que me chamaram a atenção! Estou curiosa pra leitura e espero me envolver tanto quanto você!
    Beijão e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  3. Não vejo a hora de poder ler o próximo livro da série, o A Elite. A história é muito bem construída, amei, amei, amei.

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler este livro.
    Parece ser bem meu estilo.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu estou super ansiosa pra ler esse livro. A primeira coisa que me cativou foi a capa, e eu o teria na estante mesmo se a história fosse ruim só por causa dela, hehe. Acho que vou gostar muito do livro justamente por essa junção de distopia com conto de fadas. E sim, mesmo sem ter lido já imagino o quão lindos devem ser os vestidos! :O
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ah, o que mais tá me deixando ansiosa neste livro é este clima de contos de fada *-*
    Sou apaixonada pela capa e isso foi o que mais me motivou a comprar hahaha.

    Não entendi muito bem a atitude de Aspen, nem sei nem pra que ele está no livro, mas talvez lendo eu "clareie" minha mente rs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, amei esse livro também e estou quicando de ansiedade pelo lançamento da continuação rs
    Não sabia desse lance da série de TV, tomara que façam mesmo *-* Ver Maxton em carne e osso seria ótimo rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse livro tem tudo para ser bom, vou esperar até abril para comprar os dois de uma vez, assim fico menos ansiosa. =)
    Esse príncipe deve ser um encanto, pena que ele só possa escolher as candidatas, nada de uma paixão espontânea durante um passeio. hahaha
    Vale a pena conferir.

    ResponderExcluir



Topo