Resenha: O diário de Suzana para Nicolas

em 02 agosto 2012



Livro: O Diário de Suzana para Nicolas
Autora: James Patterson
Editora: Arqueiro 
Sinopse:
"Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou."

Uma história emocionante que me fez rir, chorar e principalmente dar mais valor as coisas que realmente importam na vida.
O livro começa quando o escritor Matt Harrison rompe o namoro com a editora do seu livro Katie Wilkinson e no dia seguinte como uma forma de explicar o porquê fez isso deixa na porta da casa dela um diário: "O diário de Suzana para Nicolas" 
Lendo o diário Katie descobre que Suzana é a mulher de Matt e que Nicolas é o filho deles.

"Esta é uma história de amor, Nicolas, minha, sua e do papai! Ela conta como a vida pode ser boa quando se está com a pessoa certa. Fala de como é necessário aproveitar cada instante com essa pessoa especial.
Cada milésimo de segundo."
 

Os capítulos são alternados entre as páginas do diário escrito por Suzana desde que soube da sua gravidez e outras com as emoções e reações de Katie ao lê-lo. 
Através das duas narrações conhecemos a fundo os personagens e nos encantamos com as suas histórias.
A leitura flui rápido e emociona bastante, deixando várias lições que jamais irei esquecer.
A todo momento eu senti o que iria acontecer no final e mesmo assim não consegui parar de ler e de me envolver com cada página da história. 

"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismos com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas: família, saúde, amigos e integridade são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez."  

James Patterson escreve de forma leve e muito real, durante a leitura eu me senti como se estivesse lendo um diário de verdade e tudo aquilo tivesse realmente acontecido.
Sem dúvida nenhuma é um dos melhores romances que já li e indico de olhos fechados, pois sei que dificilmente alguém não irá se emocionar com a história.
_________________________________


6 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro.
    Todas as resenhas que li sobre ele são boas, o que só faz aumentar a vontade..
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Há bastante tempo tenho vontade de ler esse livro. Esse trecho do malabarismo li em várias resenhas e acho tão verdadeiro!
    Ainda leio esse livro um dia...

    bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já tinha recebido indicação para ler este livro e cada resenha mais que vejo, me encanta a ponto de ficar maluca por não ter comprado ainda... pretendo fazer isso em breve.
    Gostei da resenha!!! E ameios quotes!!! Em especial o das bolas.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é muito muito bom......a história emociona e nos faz refletir.......
    A narrativa flui muito bem ......eu simplesmente adorei !!!!!
    Concordo com sua resenha em gênero, número e grau!!!! :)

    ResponderExcluir
  5. NHAIN, já ouvi falar TANTO desse livro *-*
    Tenho muita curiosidade pra ler, mesmo não sendo meu gênero preferido. E todas as resenhas que li, todo mundo sempre adora :D

    Beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é simplesmente APAIXONANTE,adorei ler,é aquele tipo de livro que você começa á ler e não quer parar foi o que me aconteceu,li ele num dia ,adorei nota 10000,bjs.

    ResponderExcluir



Topo