Resenha: Resposta Certa

em 10 julho 2012


Livro: Resposta Certa
Autor:
David Nicholls
Editora: Intrínseca
Sinopse:
"O ano é 1985. Brian Jackson, com uma bolsa de estudos e ótimas notas, acaba de entrar para a universidade. E parece que finalmente conseguirá realizar um antigo sonho: aparecer em um popular programa de perguntas e respostas na televisão, onde poderá demonstrar todo o seu repertório de cultura geral. Após entrar para a equipe da faculdade e passar pela fase classificatória, Brian se prepara para seu primeiro embate televisivo, ao mesmo tempo em que se vê apaixonado por uma de suas colegas de time: a linda, inteligente e assustadoramente elegante Alice Harbinson. Quando Alice se recusa a ceder aos encantos ligeiramente ansiosos de Brian, ele aparece com um plano infalível para conquistar o coração de sua amada de uma vez por todas. Ele vai ganhar o jogo. A qualquer custo. Porque, afinal, todos sabem que o que uma mulher realmente procura em um homem é uma vasta gama de conhecimentos gerais... "

Comecei a leitura de Resposta Certa sem grandes expectativas, pois quando li o primeiro livro do autor (UM DIA) no final do ano passado, infelizmente não gostei.
A história de Resposta Certa se passa no ano de 1985 onde conhecemos Brian, um garoto de 18 anos que acaba de entrar para a faculdade cheio de expectativas e sonhos de ter uma vida mais agitada junto com a sua tão sonhada liberdade.


"Em algum momento, gostaria de ter uma ideia original. Gostaria de ser desejado, ou talvez até amado, mais vou esperar para ver. E, quanto a um emprego, ainda não sei bem o que quero, mais que seja algo que eu não odeie ou me deixe doente, e isso significa não precisar me preocupar com dinheiro o tempo todo. E são todas essas coisas que uma formação universitária vai me proporcionar."


Já nos primeiros dias na universidade ele encontra em um mural o aviso de inscrições para o Desafio Universitário, um programa de tv que ele assistia na infância junto com o seu pai (já falecido) e que sempre sonhou em participar.
Ao lado dele lendo o mesmo aviso está a bela Alice Harbinson, um motivo a mais para que ele se inscreva no desafio em busca da vitória.


“Não importa que os competidores fossem claramente desajustados sociais, poucos higiênicos ou cheios de espinhas, virgens envelhecendo ou, em alguns casos apenas muito esquisitos; o importante era que existia um lugar onde as pessoas realmente sabiam aquelas coisas.” 


Ao longo da narrativa acompanhamos as novas descobertas de Brian na universidade, a sua brilhante participação no desafio e os seus incansáveis esforços para conquistar o coração de Alice.
Brian é um personagem que me fez dar boas risadas ao longo do livro com o seu bom humor e os seus delírios com situações que aconteciam somente na sua imaginação.


"Além disso, será que é uma boa ideia ir direto para a cama com uma pessoa que vai estudar comigo?
E se a tensão sexual entre nós prejudicar o nosso desempenho acadêmico? Na verdade, no final das contas, talvez não seja uma boa ideia.
Talvez seja melhor até conhecer Emily um pouco melhor antes de me envolver em uma relação.
Quando trem chega ao destino, realmente me sinto aliviado por Emily ser apenas fruto da minha imaginação."

 
A história é interessante e os personagens são bem construídos, porém assim como em Um dia a escrita de David Nicholls não conseguiu me conquistar.
Por alguns momentos achei a narrativa um pouco lenta e cansativa e cheguei a conclusão que apesar de ter gostado da história os livros desse autor não são para mim, porém tenho a certeza que muitos irão gostar bastante desse livro assim como gostaram de Um dia e por isso indico e recomendo a leitura.


_________________________________


8 comentários:

  1. Oi Tais. :)

    Nossa sério que você não gostou de UM DIA?..eu não li, então não posso dizer nada sobre ele, mas todos dizem super bem.
    Eu não fiquei e nem estou interessada em ler esse livro. Não conheço a narrativa do autor, mas eu acho que irei gostar.

    Gostei da resenha, você foi bem direta na sua opinião e mesmo assim nos incentiva a ler o livro! =D

    Beijoks.
    Milena.

    http://divertletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Taís!
    Eu simplesmente amei Um Dia, mas entendo quando algumas pessoas dizem que não gostaram porque a narrativa do Nicholls é mesmo mais lenta.
    Assim, estou ainda mais curiosa pra ler esse livro, porque parece que você gostou mais dele do que de Um Dia, apesar das ressalvas!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,

    Eu não li Um dia, mas estou com a leve impressão de que não vou gostar muito da escrita do autor também. Dei uma pequena lida em algumas partes e não achei aquelas coisas.

    " A resposta certa" parece ter uma pegada um pouco mais leve do que Um dia, certo? Ou acontece um acontecimento muito drástico no final? se for assim, não vou ler não..rsrs

    E só para comentar da capa: ela é muito feia. Será que rola uma adaptação para o cinema, para ela ser melhorada?? rsrsrs

    bjinhuxxx
    Eu li e Divulgo

    ResponderExcluir
  4. Não conheçia o livro, mas achei super interessante!
    Ótimo post e dica!


    Beijocas,

    nossoglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ei, Tais!
    Por incrível que pareça, li várias resenhas falando sobre não terem gostado do livro tanto quanto gostaram de Um Dia. Então todas as resenhas que tenho lido, estão me ajudando a me sentir mais desmotivada para ler. =/ Infelizmente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Não li nada do Nicholls ainda... mas pretendo...
    Esse no entanto desde que anunciaram o lançamento não gostei da sinopse... mas agora eu fiquei um tanto balançada.
    O rapaz parece um bom personagem de se acompanhar!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que pena que você não gostou de Um Dia. É claro que eu me decepcionei muito com o final, você vai saber por que, mas mesmo assim eu gostei. Achei a história diferente e cativante. Não me interessei pela sinopse desse livro, então não sei mesmo se vou lê-lo. A fila anda tão longa que agora só leio o que chega de parceria mesmo, e os que posso escolher estão sendo super filtrados, haha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu li Um Dia há pouco tempo e demorei horrores pra termina-lo....a narrativa é lenta mesmo....mas gostei da história...é diferente!!!
    Resposta Certa eu me interessei quando vi o lançamento e espero le-lo em breve....
    Entendo quando diz que a narrativa dele não é das melhores ...eu senti da mesma forma...mas acho que vale a pena dar uma chance para o livro !!!

    ResponderExcluir



Topo