Resenha: Helena de Troia

em 31 julho 2012



Livro: Helena de Troia
Autora: 
Francesca Petrizzo
Editora: Lua de Papel 
Sinopse: 
"Um navio retorna de uma intensa batalha pelas costas gregas. Uma mulher observa o contorno do Peloponeso na penumbra do crepúsculo. É a jovem Helena, oferecida pelo pai ao conquistador Menelau para garantir a paz e sobrevivência de seu povo. Uma fatídica decisão que seria carregada de tristeza e tragédia, porque Helena começa a buscar nos braços de outros aquilo que lhe fora negado. Numa narrativa lírica e original, esta obra traz a versão de Helena da história lendária que é conhecida em todo o mundo. A disputa que originou a guerra de Troia. De sua infância em Esparta aos anos turbulentos de sua união com Menelau e a fuga com Páris e todas as suas consequências. A vida de uma mulher que estava destinada ao poder, mas era movida a paixão e seu amor provocou uma das guerras mais famosas de todos os tempos."
 
"Helena de Troia" nos apresenta a história de Helena, a famosa personagem histórica que estamos acostumados a ver nos livros de escola e nas clássicas peças e filmes sobre Troia.
O livro conta em detalhes a história da personagem desde o seu nascimento até a sua morte.
Com uma narrativa feita em 1ª pessoa sob o ponto de vista de Helana podemos sentir como ela sofreu durante toda infância por não ter o amor e o carinho dos pais e como fugiu do seu primeiro casamento com Menelau para se tornar "a mulher mais desejada do mundo".
 
 
 “Helena é meu nome, mas posso ouvi-los me chamando de adúltera nas minhas costas. Eu nasci em Esparta, mas fui embora para Troia, por amor. Eles costumavam dizer que eu era a mulher mais bonita do mundo e viviam julgando o quão pouco ganhei e o quanto perdi depois que fugi, mas eles não estavam lá depois de tudo o que passei. Eu estava.”
 
 
Apesar de Helena ter tido muitos amores e amantes durante toda vida e do livro ter algumas cenas mais sensuais, a leitura flui de forma leve e bem rápida.
O livro não segue exatamente os fatos históricos como eles realmente aconteceram e por isso a leitura te surpreende várias vezes.
 
 
"Tinha chumbo em meus ossos, ferro no lugar de sangue e no coração; e me virei arrancando minha alma como uma árvore pela raiz. Ele não se moveu, acorrentado ele também àquela luz e àquele momento e àquele último pesado dever. Eneias me esperava além do cone de sombra, o cavalo já pronto. Eu não disse nada ao montar e, quando o cavalo partiu, soube sem me virar que Heitor já tinha entrado de volta. Nós somos de pedra."
 

Sou muito fã de romances históricos mais confesso que esse não me tocou, talvez pelo fato de Helena dizer amar a todos e na realidade não amar ninguém nem mesmo a própria filha.
Acho que se a personagem tivesse sido melhor construída e tivesse amado de verdade pelo menos um dos homens que passaram por sua vida talvez ela convencesse um pouco mais e eu me encantasse com o livro pois a história em si é muito boa.
De qualquer forma a leitura é válida, principalmente se você gosta de história e está afim de conhecer um outro lado dessa lendária personagem.
 
___________________________________



4 comentários:

  1. Hum, eu não fiquei muito interessada no livro, viu? Tb gosto de romances históricos, mas a história da Helena nunca me chamou muita atenção :x
    Com certeza é um livro que não pretendo ler.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  2. Eu vi esse livro ontem na promoção, tava tão baratinho que fiquei com medo de me arrepender da compra.
    Pela sua resenha acho que fiz bem, rs
    Pode ser que um dia eu mude de idéia, mas por enquanto não quero lê-lo.

    Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Eu compartilho da opinião das meninas .....não me empolguei com esse livro.......nunca me chamou a atenção, então dificilmente vou le-lo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Mais uma pro time que não se empolgou. Gosto muito de história, mas a tal Helena nunca me chamou atenção. Pra quem gosta, deve ser um bom livro.
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir



Topo