Resenha: A filha da minha mãe e eu

em 05 julho 2012


Livro: A filha da minha mãe e eu
Autora:
Maria Fernanda Guerreiro
Editora: Novo Conceito
Sinopse
"Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, “A Filha da Minha Mãe e Eu” conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um."

A filha da minha mãe e eu é um livro intenso que nos apresenta o conturbado relacionamento de Mariana com a sua mãe Helena.
O livro começa quando Mariana descobre que está grávida e a partir desse momento decidi fazer uma retrospectiva da sua vida como uma forma de se livrar dos fantasmas de seu passado e poder dar uma vida melhor e mais feliz para o seu filho.


"Passei boa parte da minha vida alternando entre querer ser igual a minha mãe ou ser tudo o que ela não era. Mas, o mais curioso é que, em ambos os casos, a referência era a mesma. Até quando eu queria ser completamente diferente dela, era nela em quem me espelhava."


A história é toda narrada em primeira pessoa e Mariana nos mostra em detalhes, momentos marcantes da sua vida desde da infância até os dias atuais.
Através dos relatos da personagem conseguimos entender o porquê ela sempre se deu melhor com o pai e nunca conseguiu se aproximar muito da mãe por mais que a amasse muito.


"— Olha aqui, Mariana, presta atenção porque vou falar uma só vez quem tem que dar o último beijo no seu pai sou eu e não você! Eu sou a esposa dele! Você é a filha. Ponha-se no seu lugar, você está me entendendo?"


Apesar do livro ter sido lançado pelo selo jovem da editora Novo Conceito acredito que talvez seja um pouco difícil ele atingir o público adolescente no geral por tratar de temas mais pesados e ter cenas intensas e fortes do início ao fim, diferente da maioria dos livros que são lançados direcionados para esse público.
Sem dúvida nenhuma esse é um livro que nos trás algumas lições e nós faz refletir sobre a vida e acredito que talvez seja exatamente por esse motivo que ele tenha sido direcionado para esse público. 


"Para mim, aquela mistura de charme com segurança era uma bomba relógio. Sabia que era um jogo, só não entendia por que resolvi jogar se o fato de ele ser casado, mesmo que numa relação moderna, ia, sim, contra meus princípios. Só muito tempo depois e, infelizmente tarde demais, descobri o motivo:em algum lugar dentro de mim, eu não queria que desse certo. Só assim eu poderia ser tão infeliz quanto minha mãe tinha sido."


No geral eu gostei da escrita da Maria Fernanda Guerreiro e achei a história muito emocionante, porém optei por dar somente três estrelas para o livro pois senti falta de algo que me aproximasse mais da personagem e de um estímulo que me fizesse torcer por ela e para que ela tivesse o seu final feliz.
__________________________________________



9 comentários:

  1. na primeira vez em que eu li a sinopse, o livro me despertou o interesse, mas agora fiquei um pouco desanimada. pensei no que vc falou e de repente eu tb não vá gostar por não me aproximar da personagem, visto que tenho um relacionamento bem legal com a minha mãe e bem estranho com meu pai. enfim... se um dia eu ler este livro, formo minha opinião com mais propriedade. vamos ver... rs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tais.

    Nossa, concordo com você. Acho que para o público jovem, não tem absolutamente nada haver....
    As cenas são bem fortes, a relação é bem conflituante e na minha humilde opinião, o livro não foi tão bom quanto imaginava. Na minha cabeça a história entra completamente outra....rs!
    Vou postar resenha amanhã, se quiser saber o que achei...irá ser BEM-VINDA!

    Bjokas

    http://divertletras.blogspot.com
    Milena.

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa desse livro tão bonita e achei que a história fosse bem bacana.....foi a primeira impressão!
    Confesso que após sua resenha dei uma desanimada....acho que posso le-lo um dia, mas se cair no meu colo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro não me atrai muito... pelo tema abordado...
    A capa é fofa, o kit foi lindo... mas não tenho tanta certeza de gostar do conteúdo...

    ResponderExcluir
  5. Eu esperava uma coisa desse livro e quando li achei outra. Ele não é ruim, mas também senti falta de algo que me conectasse com a personagem. Em todo momento eu me sentia como uma pessoa que estava totalmente de fora, acompanhando a vida de duas pessoas.
    O livro aborda temas bem complicados e intensos. O que eu também não esperava. Quando eu achava que tudo ia dar certo, acontecia uma coisa que deixava chocada..rs

    bjinhuxxx
    Eu li e Divulgo
    http://euliedivulgo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oooie!
    Gostei da sua resenha e até por curiosidade comecei a ler o livro hoje. Interessante encontrar a resenha aqui.
    Agora vou voltar a ler pra poder comentar mais sobre o livro!
    Pausa Para um Café - Resenha de Livros

    ResponderExcluir
  7. Tais, li este livro em apenas um dia de tanto que eu gostei. Apesar de ter dado apenas 4 estrelas, achei que foi um ótimo livro de estreia da autora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Taís!

    Olha, eu ainda não li o livro, mas acho que daria o mesmo número de estrelinhas que você hahaha

    Esse tema não me agrada muito, nem sei quando vou ler o livro. E não gostei muito da linguagem usada no quote de fala que vc colocou, sei lá ;S hahaha

    VAMOS VER quando eu vou ter coragem de ler, né? :P

    Beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  9. Acho muito chato isso que a NC tem feito. Eles criaram o selo "jovem" para colocar os livros de autores nacionais... Pq o nome do selo então não é "nacional"? Pq jovem é que não é, né?

    De qualquer forma, tenho muita vontade de ler o livro, gosto da temática proposta e acho que vou me dar bem com a leitura =D

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir



Topo