Resenha + Sorteio: @mor

em 22 maio 2012


Livro: @mor
Autor:
Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letras
Sinopse:
"Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura." 

Quem diria que um livro feito somente através da troca de e-mails entre dois personagens seria tão bom?
Me arrisco a dizer que talvez @mor tenha sido um dos livros mais originais que já li em toda a minha vida.
Emmi quer cancelar a assinatura de uma revista e por isso acaba mandando várias vezes por engano e-mails para Leo acreditando estar enviando para a redação dessa revista. 
Em uma das vezes ela acaba sendo grosseira e mal educada em seu e-mail, o que faz com que Leo finalmente responda explicando que ela está escrevendo para o e-mail errado já que ele não trabalha em revista nenhuma. 
Isso seria o suficiente para que ela apagasse o e-mail dele de sua lista de contatos e eles nunca mais voltassem a se falar, porém não é isso que acontece.
Alguns meses depois, mais uma vez por engano Leo é incluído no e-mail coletivo de boas festas de Emmi dando inicio a um intenso relacionamento virtual.


Fw:
"Cara Emmi Rothner,
nós mal nos conhecemos ou não nos conhecemos absolutamente. Contudo, agradeço pelo seu afetuoso e muitíssimo original e-mail coletivo! É preciso que a senhora saiba: eu amo e-mails coletivos, enviados a um coletivo ao qual eu não pertenço.
Sds, Leo Leike"


O relacionamento entre Emmi e Leo começa de forma descontraída, com muito bom humor e sem nenhuma pretensão.
Ela é casada e parece ter a vida perfeita, já ele vive em conflito com a sua ex namorada e está sempre viajando a trabalho.
Aos poucos o relacionamento entre eles vai se tornando mais intenso e um vai ficando mais dependente e apegado ao outro. 
Eles passam horas do dia e até mesmo da madrugada trocando e-mails e tendo uma vida em comum através do computador, até chegarem naquele ponto crucial onde se perguntam a todo momento se devem ao não se encontrar pessoalmente.


 Re:
"Querido Leo, 
temos um problema: se você me reconhecer, saberá como eu sou. Se eu o reconhecer, saberei como é. Mais você não quer saber de jeito algum como eu sou. E eu tenho o receio de que você não vai me agradar. Será esse o fim de nossa interessante história conjunta? Ou colocado de outra maneira: nós queremos de repente nos reconhecer tão rápido para que não tenhamos que escrever mais um para o outro? No caso, o preço da minha curiosidade seria muito alto. Então, melhor permanecer anônima e, até o fim da vida, receber mensagem do urso-polar. 
Beijinho,
Emmi"


A leitura é leve, rápida e aguça a nossa curiosidade. 
O livro trás aquela sensação de estar bisbilhotando a vida alheia, durante a leitura é fácil esquecer que você está lendo um livro e algumas vezes até parece que você está sentado na frente do seu computador vasculhando os e-mails de alguém.

O tema é muito real e atual, pois nos dias de hoje quem é que não tem pelo menos um relacionamento que é somente pela internet?
Seja por e-mail, msn, facebook ou twitter, não importa a idade todo mundo tem pelo menos um amigo "virtual", aquele que você adora e compartilha a sua vida mais que infelizmente ainda não conhece pessoalmente.
Em relação a relacionamentos afetivos e amorosos e até mesmo a traição também não é diferente, quantas Emmis e quantos Leos não existem por ai no mundo a fora? Acredito até que seja impossível contabilizar.
E talvez seja toda essa semelhança e identificação que tem aproximado tanto os leitores a esse livro.


Re:
"Não, não é coincidência. Eu simplesmente tenho mais tempo pra me divertir essa semana. Tempo que quero passar com pessoas que eu gosto. Tempo para os meus amigos, ou aqueles que ainda podem vir a sê-lo. A propósito do tempo: já são quase oito horas. Tenho que ir, Mia já está esperando por mim.
Boa noite, Leo."


O que eu posso dizer é que AMEI a história, AMEI os personagens e fiquei enlouquecida com o final do livro.
Não vejo a hora de poder acompanhar novamente as trocas de e-mails da Emmi e do Leo e espero que a Suma lance logo o próximo livro aqui no Brasil.


                                    ____________________________________

Quer ganhar um exemplar de @mor?
Participe do sorteio...

a Rafflecopter giveaway


Parabéns Evellyn Fonseca!!!

Você tem até 5 dias para responder ao nosso e-mail com os seus dados para o envio do livro.

82 comentários:

  1. Amei a resenha, quero muito ler esse livro, todos estão falando tão bem dele :)
    Assim como vc eu tbm achei o livro muito criativo.
    Assim como os personagens do livro, eu tbm conheci meu noivo assim pela net. Será que eles vão o mesmo fim que eu?? TOMARA.
    Beijoos e torcendo pra ganhar o livro.
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a resenha, todo mundo está falando bem do livro, eu nunca li nada de amor verdadeiro via e-mail, então devo adorar esse livro. Amei!

    ResponderExcluir
  3. Ah esse livro parece ser muito fofo...espero poder ler ele! ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Noossa amei,sua resenha.eu já tinha lido a sinopse em outro blog,mas a resenha eu li agora.Esse é um dos meus livros mais desejados,´quero muito lê-lo.É um romance com um tema bem atual,quem sabe não tenho a chance d ganhar!
    @rutegarcia

    ResponderExcluir
  5. Ai ai, conheci o meu ex-namorado através de um site de música. Sempre que vejo esse tipo de livro, fico com o coração na mão. Mas quero ler mesmo assim. :)

    ResponderExcluir
  6. Estou doida por esse livro. Nunca li nada nesse formato e estou mega curiosa para conferir como o autor passou a história dos protagonistas. E também para conferir o fim que todos comentam que é de desejar imensamente a sequência. ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, já tinha lido antes de outros blog também, mas a sua ficou perfeita *-* Parabens!
    Parece ser uma leitura muito gostosa mesmo daquelas que se lê antes de dormir e acaba em horas! rs
    Me deu mais vontade de ler ainda, ainda mais que vi hoje na submarino por R$22,90! quase morri!

    beijoo!

    ResponderExcluir
  8. Eu já li esse livro e assim como você Taís eu amei demais.....é uma história atual, afinal quem nunca já teve um "rolinho" virtual????
    Adorei demais.....
    Vale a pena ler.......e o final....meu Deus não vejo a hora do próximo livro !!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Tais!
    Esse livro parece ser ótimo mesmo! Fiquei curiosa para ver como seria uma história escrita em e-mails.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Tais! Esse livro parece ser muito lindo!
    Essa é mais uma resenha que eu eio e que me deixa com vontade de saber um pouco mais sobre a história.
    Adorei o que você falou sobre ele e adorei os trechos que você selecionou.
    Vou participar do sorteio.
    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a sua resenha,apesar de estar muito pequena a letra pra pessoas ceguetas igual eu.Não sabia que ia ter continuação

    ResponderExcluir
  12. Este livro tem tudo para ser o queridinho. Começando pela capa muito fofa e pelo jeito como é escrito
    (Não lembra o filme da Meg "Mensagem para vc"?

    E eu sou umas das que possuem inúmeros relacionamentos apenas virtuais, amigos, colegas, paixonites...

    Bjuusss

    ResponderExcluir
  13. Oi, Taís!
    Awww, li só uma resenha desse livro além da sua e me deu vontadinha de ler *-* parece ser mega fofo, e adoro histórias originais. Além disso, fiquei curiosa pra saber como é a construção de uma história baseada apenas em e-mails :D

    beijooo!

    Ju
    julianagiacobeli.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa!
    não sabia que era só por emails... Isso é diferente mesmo, só não digo q nunca vi pq ja li um Meg que é basicamente assim!
    Eu nem tinha lido nada a respeito mas gostei da resenha e acho que gostaria do livro. Estou lendo um que tb envolve troca de mensagens e sentimentos contraditórios!

    bjss
    Evellyn!

    ResponderExcluir
  15. Esse livro deve ser bem engraçado, interessante e original e o relacionamento virtual é um dos temas que está muito em alta, todo mundo hoje em dia se não namora com alguém que conheceu na net ao menos já se encontrou na vida real e rolou algo. Eu já passei por um amor assim, mas não foi bom. Espero ganhar e ler. ;)

    ResponderExcluir
  16. Ola
    essa é a segunda resenha que leio do livro
    e gostei bastante do que vi. Ótima resenha!
    e participando da promo.

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Nossa, estão falando tanto desse livro que me deixou com muita vontade de ler! XD

    ResponderExcluir
  18. Eu ja li este livro na versão lusitana e gostei muito, adoraria poder ler na versão nacional e comparar um com o outro.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  19. Oiie, eu estou super louca para ler esse livro, vi os kits e agucei minha curiosidade. Adoro relacionamentos na rede, mas conhecendo bem a pessoa do outro lado. Troca de emails é sempre bacana.
    Curti !!

    Beijoos

    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Esse livro parece ser muito interessante. Nunca tinha ouvido falar de um livro onde o romance é virtual. Quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
  21. Foi paixão a primeira vista!! Só de ler as resenhas, saber do formato do livro e do tema.. fiquei encantada.
    Agora preciso ler pra ver se vira @mor! Tomara que sim.

    Talvez esta "sensação de estar bisbilhotando a vida alheia" seja o diferencial do livro.. até porque, neste caso, não é nada ilegal! =)

    ResponderExcluir
  22. Amor pela net,não sei tenho pé atrás mas pode dar certo.
    Só lendo para saber né.
    Alexandra
    Magiasbook

    ResponderExcluir
  23. tenho muita curiosidade de ler esse livro, se apaixonar pela internet e nunca ver a pessoa... parece interessante.
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Tô curiosa em ler esse livro por conta do espiar, pelo meu lado voyer rsrsrs...E tb pq td mundo que lê adora...

    Mais uma vez digo que adorei seu método de intercalar trechos do livro =]

    Miquilis:
    Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  25. Vc não disse quantas páginas tem, mas pela resenha eu acho que deve ser bem curtinho e rápido.
    Mas curioso!!

    Adorei

    Bjkas

    ResponderExcluir
  26. Acabei de ler esse livro e...OMG! É muito bom! E aquele final? Como assim? Esses finais que deixam a gente morrendo de ansiedade deveriam ser proibidos. Estou muito ansiosa pela continuação!
    Mesmo tendo o livro estou participando da promoção!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Amei a resenha! Nunca li nenhum livro com um tema parecido, fiquei muito curiosa e interessada! Beijos

    ResponderExcluir
  28. Ja li muitos comentarios dessse livro.
    Amei sua resenha.

    Estou doidinha pra ler.

    ResponderExcluir
  29. Meu coração disparou lendo esses trechinhos dos emails. Esse livro me deixou super curiosa desde a primeira vez. A resenha ajudou nessa agonia, mocinha. hehe
    É assunto interessante, é algo que gosto de discutir, é o que eu quero agora, viu? Me dá *--*
    Que bom que li essa resenha, deixou ele na lista dos mais desejados, mesmo. =)

    Beijo, moça ;*
    Bons dias!!!

    ResponderExcluir
  30. Ando lendo tanta resenha booooa sobre esse livro e ele parece ser exatamente como eu gosto: leve, fofo e de nos fazer suspirar! Estou louca para lê-lo!

    ResponderExcluir
  31. Gostei da resenha. Achei bem dividida e desenvolvida. Embora seja uma temática batida, a obra despertou meu interesse. Queria ganhar, rs. o/

    ResponderExcluir
  32. Este livro já estava na minha Lista ,á resenha é otima, fala bem do conteudo do livro de um modo que da mais vontade ainda de ler,bjs.

    ResponderExcluir
  33. Ahhhhhhh essas resenhas que me deixam crazy pra ler o livro! >.< Adorei, a ideia original, o tipo de escrita, tudo! Achei interessantíssimo e creio que vou adorar esta leitura!

    ResponderExcluir
  34. Flor, estou quicando de vontade de ler esse livro! E claro, a cada nova resenha, fico mais na expectativa... Acho o tema super legal, principalmente por já ter tido vários relacionamentos que começaram pela internet =D

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  35. Li muitas resenhas e cada uma me dá mais vontade de ler esse livro.
    Só de pensar que meu namoro começou assim, nos conhecemos na internet... *---*

    ResponderExcluir
  36. Eu queroooo muito na minha estante!

    ResponderExcluir
  37. Adorei a resenha ,quero muito ler esse livro me arrependi de nao ter comprado quando estava em promo no submarino.Vou ganhar a promo rs .

    ResponderExcluir
  38. Esse livro parece ser tão fofinho, né? Gostei bastante da sua resenha... Me deixou ainda mais curiosa para saber o que acontecerá com o casal de pombinhos apaixonados! rs


    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  39. Adorei a resenha!
    Tenho escutado tão boas opiniões que a sua só me fez reforçar o desejo em ler este livro!

    Adorei também os quotes que separou!
    Tomara que eu tenha a chance de ganhar na promoção *.*

    Dani / @daride

    ResponderExcluir
  40. Tenho lido bastante resenhas falando bem desse livro, estou super curiosa para ler! Imagino que vou amar!
    Descobri seu blog rodando pelo twitter, e nossa, adorei sua resenha, vou procurar mais algumas para ficar por dentro! Estou adorando aqui! :D

    ResponderExcluir
  41. Oi flor,
    Adorei a resenha.
    Todas as resenhas que leio do livro são positivas. Eu tenho certa curiosidade em ler. Porque estou com pé atras com esse livro.

    ResponderExcluir
  42. Adorei a resenha! Fiquei ainda mais louca para ler esse livro! :))

    ResponderExcluir
  43. A resenha ficou ótima. Todas as resenhas que tenho lido por ai, sempre falam bem do livro.

    Estou super afim de ler.
    Participando :)

    beijos*;

    ResponderExcluir
  44. Eu já li um livro +/- assim, mas foi da Cabot
    E eu estou muito curiosa a respeito desse

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. To querendo muito esse livro, já li otimas resenhas dele, a sua tbm ta mto boa! qro muitoooo!

    @danafortal

    ResponderExcluir
  46. Muito boa a resenha me deixou com uma vontade de ler o livro. Se tiver oportunidade com certeza vou ler. Bjus!

    ResponderExcluir
  47. WOW! Adorei a resenha, quero muito ler esse livro. Caso eu não ganhe a promoções, CONCERTEZA eu compro o livro.

    ResponderExcluir
  48. Esse ta sendo um livro super comentado néé...
    confesso que até agora não tinha me chamado muita atenção, mais sua resenha me cativou.. rsrs
    Fiquei bem interessada nele! E eu adoro livros que são rápidos, que prendem a nossa atenção.. bom, fiquei bem animada.. participando da promo viu!!

    bjão
    http://erikarayanaheart.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  49. Rafaela Fernandes K.3 de junho de 2012 às 15:07

    Adorei a resenha. Uma amiga minha tinha me recomendado esse livro e eu já tava juntando um dinheirinho pra comprar ele.

    ResponderExcluir
  50. Oi Tais,
    Eu quero TANTO ler esse livro, todos estão falando muito bem e parece ser de mais. Vou participar do sorteio, quem sabe eu ganho né? HASUha

    Beijos
    Will
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir
  51. Doida pra ler esse livro!
    Ótima resenha! Me deixou mais curiosa!

    ResponderExcluir
  52. Oi, adorei a resenha, ja li o livro e amei, foi emprestado da minha prima Vanessa que me apresentou o blog...o livro é incrivel e quando comecei a ler não sabia que tinha uma continuação...quando li no final CONTINUA eu não aguentei e comecei a rir rsrsr.
    Bjus

    ResponderExcluir
  53. Oi flor,
    Ah que resenha hein...
    Essa já a terceira rs, mas como gostei desse livro não me canso de ler *-----*
    Amei amei
    Beijos

    ResponderExcluir
  54. Sua resenha está ótima ;)
    Já li tantas críticas positivas sobre esse livro que a curiosidade pra ler ele só aumente *-*

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  55. Oiee, então você já ouviu falar sobre o livro Onde termina o Arco-íris (http://www.skoob.com.br/livro/979) ? Foi um dos primeiros livros que eu realmente li sem ter nada a ver com o colegio. E também tem isso de e-nails .. mas ele é melhor ainda são cartas, e-mail, bilhetinhos que crescem junto com os personagens que começam criancinhas. Sem duvidas um dos melhores livros que já li *-*
    Com certeza sua resenha me fez adora o @mor , e ver a semlhança entre eles. Agora preciso ler ele.

    Beijosss

    ResponderExcluir
  56. suas resenhas são as melhores, por causa delas ja escolhi varios livro para ler. também indico os livros da Patricia Cabot, seus romances sao meus preferido :) bjs

    ResponderExcluir
  57. Adorei sua resenha, espero ganhar esse livro tão elogiado.

    ResponderExcluir
  58. quero muito ler, parace uma estoria diferente dos demais livros.

    ResponderExcluir
  59. Já desde que vi pela primeira vez achei muito fofo, ainda mais que é por forma de mensagens, intersante isso http://milleguas.blogspot.com Participando do sorteio

    ResponderExcluir
  60. adorei a resenha,, ansiosa para ler esse livro !!!!!

    ResponderExcluir
  61. Adorei a resenha!
    Quero muito ler esse livro...
    Bjks!

    ResponderExcluir
  62. Gostei da resenha..lembrei do meu ex noivo..começamos a conversar assim pela internet.

    ResponderExcluir
  63. Será que eu gostaria do livro? O fato de ser só e-mails o livro inteiro... Humm... Não sei... Mas acho que eu gostaria, sim, já que me diverti bastante lendo e relendo conversas que tive por MSN e por e-mail. É altamente possível se apaixonar pela internet, eis a verdade. O bom é quando vai além da paixão virtual e se torna real, físico e extremamente lindo. É mágico!
    Quero ganhar o livro na sua promoção! ;)

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  64. AMEII E SUPER CURIOSA PARA LER O LIVRO INTEIRO.
    TORCENDO AQUI O/

    ResponderExcluir
  65. Eu estou muito interessada nesse livro!
    Essa troca constante de e-mails me chamou a atenção desde a primeira vez que eu vi o lançamento dele.
    É quase uma rotina diária você enviar e-mails, e se no meio dos contatos o seu amor está lá?
    É algo que temos que encarar como possível!
    Os e-mails que você selecionou como quotes me instigaram ainda mais a ler :)
    Principalmente do Leo agradecendo o e-mail de felicitações coletivas ^^

    ResponderExcluir
  66. Aparentemente, este é o livro do momento...todo mundo está falando super bem dele que acabei ficando mega curiosa para conhecê-lo e olha, que de início, a história nem tinha me despertado tanto interesse.
    Vou tentar a sorte nessa promoção.
    Bjs

    ResponderExcluir
  67. Super a fim de ler... a resenha é show!!

    ResponderExcluir
  68. Ual!
    Já li algumas resenhas referentes a este livro e todas elas, sem exceção, foram positivas. Porém, nenhuma foi mais positiva que a sua.
    Realmente, as amizades virtuais estão mais presentes do que nunca na vida das pessoas e acho no mínimo interessante que livros tratem deste tema.
    Algo me diz que eu vou gostar do Léo! lalala
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://www.trocandoconceitos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  69. este livro simplesmente me chama!
    não é apenas pelas criticas positivas,
    louca pra ler ele!
    e já estou participando da promo

    ResponderExcluir
  70. Havia me deparado com esse livro na loja, nao dei muita bola. Acho que a capa que nao me atraiu tanto. Mas após ler sua resenha, imagino que vou gostar de dar uma chance. E, claro, participando da promo!

    ResponderExcluir
  71. Pela resenha estou mega interessada em ler! E claro participando!

    ResponderExcluir
  72. Já havia lido uma resenha desse livro, só não me lembro onde. =x
    Então, eu já passei por algo parecido. Uma vez conheci um cara nas salas de bate papo daí trocamos emails e acabamos nos conhecendo e namorando, foi bem legal a forma que aconteceu, só que não passou de 11 meses. rs
    O livro deve ser muito bom.
    Boa resenha!
    =*

    ResponderExcluir
  73. Achei interessante.
    Já passei por algo assim, por anos me comuniquei com um rapaz como amiga/amante conheci ele depois off-line e ainda somos amigos mas não deu certo pela distancia e outros problemas.

    ResponderExcluir
  74. Flor, eu gostei da resenha porque demonstra que o livro é bem leve e descontraído, eu mesma já tive um affair na internet, tô louca pra ler ;)

    ResponderExcluir
  75. Fiquei doida pra ler, vi o livro ontem na livraria e quase comprei, mas vou ganahr esse, ehehhe

    ResponderExcluir
  76. Nossa esse livro parece ser muito fofo...quero muito poder ler ele! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  77. Muito boa a resenha. Quero muito ler esse livro, parece ser super fofo. Li várias resenhas sobre ele e a maioria super positiva. Achei interessante o fato da estória ser toda contada em forma de e-mails, apesar de que no início deve ser meio confuso. E o melhor é que ainda vai ter continuação *-*. Espero lê-lo o mais breve possível.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  78. Gostei muito dessa coisa de emails trocados, da a impressão de estarmos lendo o email dos outros e quero muito saber o que vai acontecer com esses dois, se eles vão se conhecer! Beijos!

    ResponderExcluir
  79. Ahhh que pena não ganhei rsrsr
    Mas Parabéns a Evellyn, sua sortuda!
    Bjus

    ResponderExcluir



Topo