Resenha: Jogos Vorazes

em 29 maio 2012


Livro: Jogos Vorazes
Autor:
Suzanne Collins
Editora: Rocco
Sinopse:
 "Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?"

Quando um livro se torna tão famoso e tão comentado como esse eu sempre fico com um pouco de medo de me decepcionar quando ler, porém felizmente isso não aconteceu com Jogos Vorazes.
O livro gira em torno da história de Katniss e de sua luta pela sobrevivência nos Jogos Vorazes, disputa anual onde 24 jovens lutam a céu aberto e só um sai com vida e vencedor.
Os jogos foram criados como forma de mostrar para a população quem está no comando e também para impedir novas revoltas contra a capital que governa os 12 distritos participantes. 


"Hoje a noite. Depois da colheita, todos devem celebrar. E muitas pessoas o fazem, por alívio porque suas crianças foram poupadas por mais um ano. Mais pelo menos duas famílias deixarão as suas persianas cerradas, trancarão as suas portas e tentarão descobrir como sobreviverão às dolorosas semanas seguintes."

 
Katniss tem uma personalidade forte além de ser guerreira e lutadora pois desde cedo sustenta a mãe e a irmã através das caças que faz ilegalmente na floresta ao redor do distrito 12 junto com o seu melhor amigo Gale.
A sua irmã Prim é a sua grande razão de viver e para salvar ela da morte Katniss acaba se oferecendo em seu lugar para participar da 74ª edição dos Jogos Vorazes.
O menino do seu distrito que é sorteado para participar dos jogos junto com ela é Peeta, o filho do padeiro, que tem uma vida completamente diferente de Katniss mais que teve uma participação muito importante em seu passado.


"Por que ele? Eu me pergunto. Então, tento me convencer de que isso não tem importância. Peeta Mellark e eu não somos amigos. Nem mesmo vizinhos. Nós não conversamos. Nossa única interação real aconteceu a anos atrás.  Provavelmente ele já até esqueceu. Mas eu não, e jamais esquecerei..."


O livro é forte e a narrativa feita em primeira pessoa sob o ponto de vista de Katniss é muito bem escrita sendo possível até que o leitor sinta um pouco do que a personagem está passando e sentindo e se choque com o futuro de extrema pobreza que Suzanne Collins criou imaginando como seria viver nele.
As descrições do jogos são muito bem detalhadas sendo impressionante ver até onde os participantes vão em busca da sobrevivência e dá vitória nos jogos.


 “O garoto do Distrito 1 morre antes de poder pegar a lança. Minha flecha penetra profundamente o centro de seu pescoço. Ele cai de joelhos e testemunha o pouco que lhe resta de vida arrancando a fecha e mergulhando na poça de seu próprio sangue”


O romance entre Peeta e Katniss apesar de não ser um um romance convencional (só vai entender o que acontece entre eles quem ler o livro) é encantador, foi impossível não me apaixonar por Peeta e não torcer pelos dois juntos.
Katniss chega a ser irritante algumas vezes, pois é tão inteligente para a maioria das coisas e burra diante daquilo que está diante dos seus olhos. 


"- Então, naquele dia,  na aula de música, a professora perguntou quem conhecia a canção do vale. Sua mão logo se ergueu. Ela colocou você em um banquinho e mandou você cantar para gente. E juro, todos os pássaros do lado de fora ficaram em silêncio."


Li o livro sem ter lido nenhum spoiller sobre ele e sem ter assistido ao filme e agradeço muito por isso, pois acredito que só assim pude sentir a dimensão da história, me emocionar, torcer, vibrar e ficar ansiosa para saber o que iria acontecer a cada nova página.
Jogos Vorazes entrou fácil para a minha lista de favoritos e já estou desesperada querendo ler logo Em Chamas. 
E por fim só tenho a dizer uma coisa para quem ainda não leu o livro: leia, leia, leia porque com certeza você irá se surpreender mesmo que suas expectativas sobre ele sejam altas.  
____________________________________________

Livro lido através do book tour organizado pelo blog Lendo e Comentando

11 comentários:

  1. JV é um livro que eu quero ler. Mas asim como vc tenho receio de ler e não curtir, já que está sendo tão falado. Agora que a poeira baixou um pouco, vou tentar ler e tirar minhas proprias conclusões :)
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Assim como você, li o livro sem nenhum spoiler, sem filmes, até mesmo sem muitos comentários de pessoas. Sempre evito, quando estou com muita vontade de ler um livro, ficar procurando sobre ele justamente pelo medo da decepção (assim como você). Mas confesso que, mesmo sem nenhum conheciimento pelo livro, assim que li, consegui me apaixonar. No começo achei meio difícil, justamente por nao ler muito de ficção futurista, mas depois me adaptei perfeitamente.
    Parabéns pela resenha, adorei!

    Beijos,
    http://bestherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Taís!

    Eu sou completamente apaixonada pela série, acho os livros de uma profundidade enorme, chorei várias vezes lendo Jogos Vorazes, não perca tempo pra ler Em Chamas, o final é surpreendente!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. O queridinho <3
    Jogos Vorazes foi o melhor livro que li em 2010 (pensando assim que a gente vê como o tempo passa rápido). Leitura que me enfeitiçou e não me deixou ter uma vida normal enquanto não acabei de ler rs

    Uma pena até hoje não ter conseguido ler Em Chamas... =/

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura

    ResponderExcluir
  5. Olá, Tais!
    Eu sou suspeita para falar dessa trilogia, pois sou APAIXONADA pelos livros! Tenho certeza que você irá amar - e sofrer muito - com os próximos volumes da saga! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Com essa resenha, impossivel não querer ler o livro! Voce conseguiu me deixar ansiosa para ler Jogos Vorazes, fez com que a resenha tivesse um encanto que não faz logo querer ter o livro em mãos!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  7. As pessoas falam bem e a gente tem medo , se fala mal quer ler pra ver se é aquilo mesmo.


    Bjs.

    www.useihoje.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho toda a série em casa porém não li nenhum dos três livros ainda, estou sempre cheia de livros de parceria e nã consigo ler os meus. Meu marido leu a série toda e é fanzão. Ele adora!

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  9. Essa coleção é demais..... Já li os três livros depois de uma longa ressaca literária e até hoje me pego pensando na história..é muito boa mesmo!!
    Se eu fosse você Tais não perderia tempo ..comece a ler logo Em Chamas e depois A Esperança...a história fica melhor ainda......
    Sou super fã dessa série e concordo com sua resenha em tudo!!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu confesso que apesar de tão falado e de sua resenha super bacana a respeito, eu não penso em incluí-lo na lista de leitura... mas essa ideia de colocar uma mulher lutando foi genial!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Tais.
    Infelizmente eu ainda não li o livro (nem eu acredito rsrs)...mas ja vi o filme.
    É incrivel, uma história espetacular, no filme chorei mtu...estou ansiosa para ler o livro e poder ler a continuação.
    Bjus até +

    ResponderExcluir



Topo