Resenha: Amigas da Ioga

em 08 maio 2012


Livro: Amigas da Ioga
Autora:
Rain Mitchell
Editora: Lua de papel
Sinopse:
"Amigas da ioga é um romance sobre desafios e conquistas de cinco mulheres absolutamente diferentes, mas que aceitam reaprender com suas novas experiências e constroem, pouco a pouco, um novo horizonte para suas vidas. É na ioga que as preocupações diárias são deixadas de lado, os colchonetes são abertos e o esforço físico promove bem-estar, renovação e cumplicidade. Enquanto, em Los Angeles, os professores de ioga se tornaram verdadeiras celebridades, algumas alunas ainda preferem o discreto estúdio Endedale Yoga, no afastado bairro de Silver Lake. É lá que Lee usa suas habilidades extraordinárias e sua empatia incomum para ajudar seus alunos a tomarem consciência de seus corpos, o que produz efeitos em suas vidas."

Ao contrário do que eu pensei quando olhei a capa desse livro pela primeira vez "Amigas da Ioga" não se trata de um chick lit e nem mesmo de um livro adolescente, é um livro mais adulto e reflexivo e que talvez possa não agradar a todos.
A história se passa um pequeno estúdio de ioga em um bairro afastado de Los Angeles, onde conhecemos bem de perto o dia a dia de cinco amigas.

Lee é a dona do estúdio e está se divorciando, Katherine é uma ex prostituta que atualmente trabalha como massagista no lugar e está em busca de um novo amor, Graciela é uma dançarina que acabou de sofrer uma grave contusão, Imani é uma atriz bem sucedida que luta para superar a perda de um filho e Stephanie é uma talentosa autora e produtora de tv que está enfrentando uma crise profissional.
Todas elas buscam na ioga a solução para os seus problemas e acabam se tornando amigas e cumplices.
  
Apesar da ioga não ser uma prática tão comum no Brasil como é nos EUA umas das coisas mais interessantes do livro para mim é que ele nos permite conhecer mais sobre ela, sobre os seus movimentos e as mudanças que ela proporciona na vida de quem pratica.  

A leitura é um pouco lenta e algumas vezes até cansativa por não ter muita ação e nem muitas surpresas ao longo da história, porém através dos problemas e do dia a da das personagens conseguimos identificar muitas situações que estão presentes na nossa vida ou na vida de alguém bem próximo.

Acredito que talvez pessoas um pouco mais velhas se identifiquem com a história e com as personagens bem mais do que eu, pois o livro tratar de problemas conjugais e profissionais que costumam estar presentes na vida de nove entra dez famílias.
Recomendo a leitura e até arrisco a dizer que "Amigas da Ioga" é uma boa dica de presente de dia das mães.
_______________________________________________



13 comentários:

  1. Nossa, achei que fosse um chick-lit mesmo! UIHAIUHAIUAHUAHIHUA =(
    A capa é bem moderna, as cores são bem bonitas, e caso eu fosse ler, seria pela capa e também pelo título, por se tratar de amigas! *-*


    Xi, quando o livro é muito parado e não tem muita "ação", realmente fica muito complicado. É tão ruim quando esperamos uma coisa da leitura e ela acaba nos desapontando,né?.. Mas é bom para conhecermos novas histórias.

    Acho que a minha mãe também não iria gostar da leitura. Ela sempre gosta de livros tipo auto-ajuda =( Mas ainda tenho um pouco de curiosidade... opiniões variam de pessoa para pessoa,né? =)

    Beijos!
    Milena.
    http://divertletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ahn, pelo que contou o livro parece bastante com Fazendo Pose (da Sextante), ele também fala de uma pessoa que busca no ioga uma “saída” para as frustrações, mas ao contrário deste, ele é fala da autora que tentava salvar o casamento e os filhos... Apesar de boas lições, também não me empolgo muito com estes livros – gosto de histórias mais dinâmicas e talz. Quem sabe quando eu puder me identificar mais com as situações destas mulheres rsrsrs.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Tais!
    Eu não faço ioga, mas queria muito ler esse livro... Só que agora desanimei porque você disse que é muito parado. Vou deixar pra lá!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. oi!!!
    Eu sempre quis fazer Ioga até que li uma reportagem falando que ela provoca lesões gravíssimas a longo prazo, que nosso estilo de vida não serve pra certas posições que a maioria insiste em fazer. Fiquei chocada com os casos que vi... Tive a mesma impressão que vc sobre a capa desse livro, não sei se leria...
    bjoosss

    ResponderExcluir
  5. Oi Tais!
    Eu não conhecia o livro e pela capa parece mesmo ser adolescente..rsrs..mas lendo sua resenha o livro deve ser bem interessante por se tratar de 5 mulheres adultas...gostei!

    Beijokas
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu confesso que nem o título me animou... a capa com esse azul já me balançou um pouco... e com seu ponto de vista eu até arriscaria, se não tivesse mais nada para ler...

    ResponderExcluir
  7. Estou lendo o livro...volto a comentar.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de dizer que a pratica de yoga,é um momento de interiorização,não se resume só nas posturas,a pessoas só sofrerá lesões se não for orientada corretamente,lembrando que existem muitos tipos de yoga...faça uma aula experiemntal.Não podemos julgar sem vivenciar.OK?

    ResponderExcluir
  9. Interessante essa história, legal esse dica.
    Add e curti meu blog
    bonequinhadepixe.blogspot.com
    Dá uma espiada na loja
    bonequinhadepixe.tanlup.com
    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Sabe que eu até que gosto de livros que falam assim mais das coisas que acontecem no dia a dia das pessoas, sem muita ação? Mesmo que a leitura seja mais lenta, livros assim acabam me cativando bastantee
    também pensei que fosse um chick lit pelo título kkk
    Acho que eu iria gostar, nunca se sabee
    Beijãão

    CC
    http://blogcabelosaovento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro
    E a capa engana mesmo, jurava que era um livro adolescente ;)
    Mas acho que iria pegar para ler, me pareceu interessante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Vale a pena ler sim...estou no terceiro capitulo...

    ResponderExcluir
  13. Vale a pena ler sim,não é um livro para aprofundamento em yoga,mas vale a pena ler, estou no terceiro capitulo.
    bjs

    ResponderExcluir



Topo