Resenha: Cartas para Julieta

em 14 setembro 2011

Livro: Cartas para Julieta
Autoras: Lise Friedman e Ceil Friedman
Editora: Seoman 

Sinopse:
 "A lenda eterna do casal apaixonado de Shakespeare atrai milhões de visitantes a Verona, na Itália, todos os anos. Mas essa é apenas uma parte da história. Todos os dias, cartas, que costumam ter como endereço simplesmente "Julieta, Verona", chegam à cidade. Chegam aos montes, em quase todas as línguas possíveis e imagináveis, escritas por românticos que buscam os conselhos de Julieta. E, surpreendentemente, nenhuma fica sem resposta.
Cartas para Julieta conta a história dessas cartas e dos voluntários que vêm escrevendo respostas para elas durante mais de sete décadas. O livro reconstitui a história por trás da peça de Shakespeare e leva o leitor até os monumentos que alimentaram a lenda de Julieta e seu Romeu. Este livro poético, com uma seleção de cartas sinceras, é perfeito para qualquer pessoa que já tenha sentido as dores do amor. "

Confesso que é difícil para mim fazer uma resenha deste livro pois ele é bem diferente de todos os outros que eu já li.
A princípio antes de ler pensei que ele fosse parecido com o filme, mais não ele é um livro bem mais profundo que não conta apenas um romance mais sim uma história com datas e fatos reais do início ao final.
Eu considero ele como um documentário completo não só sobre a história do "Club di Giulietta (Secretárias de Julieta)" como da história de Romeu e Julieta como um todo.
No livro ficamos sabendo de onde a história surgiu, suas várias versões pelo mundo e descobrimos também, o porquê essa famosa peça que ficou conhecida pelas mãos de Shakespeare encanta a todos no mundo inteiro até hoje.
Assim como no filme o enfoque principal do livro são as milhares de cartas que as mulheres do mundo inteiro enviam para a Julieta pedindo ajuda e conselhos amorosos.
E além disso também podemos entender bem como essa "lenda" se tornou tão importante e forte na cidade de Verona na Itália e como a cidade se transformou por conta dela.
Pessoas do mundo inteiro visitam o túmulo de Julieta, a casa de Romeu, a famosa sacada onde eles se declaravam um para o outro assim como diversos outros lugares onde "se passou" a história.
O livro é de uma qualidade impressionante, além do texto maravilhoso ele é de capa dura, as páginas são feitas de papel estilo fotográfico e ao longo delas podemos ver fotos e imagens de tudo o que é contado no livro.
Recomendo o livro para todos e tenho a absoluta certeza que depois de lerem vocês assim como eu terão vontade de viajar para Verona o mais rápido possível.




Clique aqui para saber mais sobre o livro.


4 comentários:

  1. eu adorei o filme, agora fiquei mais interessada ainda pelo livro! obrigada pela dica :)

    ResponderExcluir
  2. Já estoou seguindo o blog*---*
    siga o meu?
    www.allysonebooks.blogspot.com
    Bjjs*-*

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei o filme, quero muito ler o livro.

    http://picolecombobagem.blogspot.com/

    ResponderExcluir



Topo