Categorias:

Esses dias frios pedem cuidados específicos, por isso hoje resolvi fazer esse post com algumas dicas de como manter a sua pele e cabelos bonitos e saudáveis.


- Tomar longos banhos quentes

Os médicos recomendam água morna, mas quem resiste a um banho bem quentinho nesse frio? “A água quente faz com que a oleosidade natural da pele seja removida”, alerta o dermatologista Marco Antonio Oliveira sobre uma possível descamação. Para amenizar o problema, a médica Annia Cordeiro Lourenço dá a dica: “Ninguém precisa tomar banho frio. O importante é que sejam banhos mais curtos e que a água não esteja tão quente a ponto de deixar a pele vermelha”, diz a dermatologista. Não exagerar na quantidade de sabonete e abrir mão das esponjas temporariamente também são sugestões eficientes que preservam a pele.

- Fugir do hidratante

O geladinho do hidratante assusta qualquer um. Para quem não gosta dessa sensação é possível lançar mão de óleos que hidratam a pele durante o banho. Os óleos pós-banho também funcionam bem e ainda passam menos sensação de frio do que os cremes tradicionais. Segundo Marco Antonio, o calor e a umidade gerada pelo chuveiro aumentam a capacidade de absorção da pele. A hidratação do rosto merece ainda mais atenção. “Pessoas com pele oleosa, devem optar para um produto específico sem óleo em sua composição”, orienta Annia

- Aposentar o protetor solar

Os raios UVA e UVB atuam também durante o inverno e podem causar manchas, sardas, flacidez e, em casos mais graves, até câncer de pele. "Filtro solar não tem descanso. Continue usando e reaplicando a cada quatro horas”, diz o dermatologista Marco Antonio Oliveira. Bateu aquela preguiça de aplicar protetor solar? Opte por hidratantes com FPS e resolva dois problemas com uma aplicação só.

- Esquecer de cuidar dos lábios
Especialistas afirmam que a manteiga de cacau não é a melhor forma de hidratar os lábios no inverno. Apesar de não ser prejudicial e melhorar a sensação de ressecamento, o produto age somente como um “selador”. Para hidratar os lábios e renovar a pele prefira o “lip balm”, um tipo de batom sem cor que pode ser usado sozinho ou antes do batom.

- Usar o mesmo hidratante no corpo topo
Algumas partes do corpo sofrem mais que outras no frio. É o caso dos cotovelos, calcanhares e tornozelos – já percebeu como eles ressecam? Essas áreas precisam de hidratantes específicos e concentrados que impeçam a evaporação da água presente na cútis, garante a dermatologista Kátia Lutfi.

- “Fritar” os fios no secador e chapinha
A temperatura alta dos aparelhos elétricos, como secador e chapinha, reduz a umidade essencial capilar. Resultado: enfraquecimento da superfície da cutícula dos fios. “Nesse caso, é bom usar um xampu antitérmico. Funciona como um filtro solar, ele tem um protetor que vai proteger os fios do calor da chapinha e do secador”, recomenda o hair stylist. Finalizadores com proteção também são bem-vindos.

*Informações retiradas do site Delas do portal IG.

10 Comentários

  1. Adorei as dicas, muitas das dicas, juro que não sabia!

    Mas adoreiii..
    Beijosss.
    natyfigueiredo.com

    ResponderExcluir
  2. adorei a dica!!!
    bjss

    www.blogdajupenedo.com

    ResponderExcluir
  3. adorei as dicas...bjs

    http://recantojasmin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, amiga, eu sei que é muito errado tomar banho quentíssimo, mas com esse frio o único jeito de entrar no chuveiro é vendo o vapor d'água. E pra sair falta coragem, não é??

    Ainda bem que é a única coisa errada que eu faço desse post. Queria fazer diferente, mas é muito difícil...

    Adorei o blog! ;)

    Blog Ainda Assim!

    ResponderExcluir
  5. Eu cometo vários erros =x
    obg pela visita, seguindo aqui
    Bom fds!
    by: Veve Pink
    http://portal-pattys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas... ^^
    Mas ai... banhos quentinhos... difícil evitar ein ahuahuahuahuahua

    Beijos

    Relíquias da Luciana - http://lyluciana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Cometo vários erros, e admito que não consigo tomar banho se a água não for daquela que arranca a pele. E eu ainda morro de preguiça do hidratante, ou seja, sou o erro em pessoa, prazer, haha. Mas adorei as dicas, e vou tentar me policiar mais, afinal, não quero pele ruim, rs.

    Flor, me faz um favor? Curte o Corujando no facebook?
    http://www.facebook.com/pages/Corujando/260634830618173

    Beijos, obrigada, http://corujaando.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas!
    Muitas coisas eu já deixei de fazer porque minha dermatologista quase me comeu viva #medinho!
    A única coisa que infelizmente eu não consigo concertar é a questão dos hidratantes! eu ODEIO passar creme em qualquer parte do corpo, odeio muito! E óleos me dão agonia O: kkkk'

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o post com as dicas!!!
    Adorei!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. isso de aposentar o protetor é a realidade,eu nem lembro...

    ResponderExcluir