[Resenha] A Indomável Sofia

em 29 junho 2016

Livro: A Indomável Sofia
Autora: Georgette Heyer
Editora: Record

Compre com desconto: http://oferta.vc/sm6y

Sinopse:

"Sofia Stanton-Lacy é alegre, impulsiva e de uma franqueza desconcertante, características que não combinam com o que se espera de uma mulher em sua posição na sociedade londrina do início do século XIX. Educada durante as viagens de seu pai, órfã de mãe, ela chega à casa de sua tia em Berkeley Square para derrubar as convenções e surpreender a todos com seus modos independentes e sua língua afiada. E Sophy parece ter chegado no momento certo: seus primos estão com muitos problemas. O tirânico Charles está noivo de uma jovem tão maçante quanto ele, já Cecilia está apaixonada por um poeta, e Hubert tem sérios problemas financeiros. A prima recém-chegada decide então ajudar a todos com sua determinação e impetuosidade, e acaba enfrentando agiotas, roubando os cavalos de seu primo e atirando de raspão em um honrado cavalheiro. Embora sejam sempre mirabolantes e arriscados, seus planos sempre dão certo e tudo parece estar sob seu controle. O que ela não espera, porém, é que seu primo Charles, que aparentemente não vê a hora de arrumar um marido para ela, de repente passa a enxergá-la com outros olhos..."

Originalmente publicado em 1950, o romance A Indomável Sofia ganhou recentemente uma nova edição pela editora Record e nos apresenta a história de Sofia, uma garota de vinte anos que perdeu a mãe quando ainda era criança e foi criada pelo pai que adora viajar pelo mundo a fora.
Um certo dia, quando o pai de Sofia precisava viajar ao Brasil, decide deixar a filha hospedada alguns dias na casa da irmã e pede que Lady Ombersley ajude Sofia a encontrar o marido ideal. 
Porém Lady Ombersley não conhece a sobrinha e imagina que a sua chegada será a solução para seus problemas, uma vez que ela seria uma ótima companhia para sua filha Cecília, que para o desespero da família está querendo se casar com um jovem poeta que não possui títulos nem poses. 
Mas ao invés de ser a solução, Sophy pode ser a causa de novos problemas e quando finalmente chega à pacata cidade de Berkeley Square, surpreende a todos, uma vez que não é a garota meiga e delicada que todos imaginavam.

 “Prima, meu tio Horace nos informou que você era boazinha, que não nos causaria problemas. Está conosco menos da metade de um dia. Estremeço ao pensar na devastação que terá provocado no final de uma semana!”

Sofia tem a personalidade forte e não admite receber ordens de ninguém, seguindo sempre as suas próprias regras e agindo de acordo com seus impulsos e vontades sem se importar com a opinião e julgamento da sociedade.
Logo de cara ela bate de frente com Charles Rivenhall, seu primo tirano que deseja manter a família longe das confusões criadas por ela.
A relação de amor e ódio entre os dois e as constantes discussões por motivos bestas rendem cenas muito divertidas e contagiantes.
Os outros primos de Sophy também são presença constante na história, ajudando em sua construção e desenvolvimento.

" - Não creio que algum dia venha a aconselhar alguém a perder as esperanças, pois considero isso uma conduta covarde."

O livro trás uma linguagem mais formal e rebuscada e o estilo de escrita de Georgette Heyer já foi muitas vezes comparado ao de Jane Austen.
A narrativa é ágil e muito envolvente, capaz de nos transportar ao século XIX retratando em detalhes todos os costumes da sociedade londrina daquela época. 
De uma forma leve e divertida, o romance que é repleto de diálogos inteligentes, trás uma protagonista corajosa e totalmente a frente de seu tempo, bem diferente da grande maioria das protagonistas que são retratadas atualmente em livros do gênero.
Sem cenas quentes e abusando do bom humor, A Indomável Sofia é indicado a todos os leitores, principalmente para aqueles que gostam de romances de época e clássicos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo