[Resenha] Roleta Russa

em 03 junho 2014

Livro: Roleta Russa
Autor: Jason Matthews
Editora: Arqueiro
Compre com Desconto: http://oferta.vc/3e6s

Sinopse:
"Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo.
Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem. Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro."

Roleta Russa do autor Jason Matthews conta a história de dois personagens distintos, de países diferentes que tem muito em comum, ambos passaram por mudanças em suas vidas e vão receber uma nova chance de virar o jogo.
Nathaniel Nash é um jovem americano agente da CIA. Desde pequeno se sente deixado de lado pelo pai e irmãos pois não se via na carreira de advogado do qual toda a família seguia durante as gerações; ele queria algo mais, queria sentir o coração bater mais forte, queria adrenalina e contrariando a todos resolveu tentar a disputada vaga para agente da CIA, piada da família, que não acreditava que o menino iria muito longe, ele se manteve forte e determinado a provar que tem toda a competência para fazer uma carreira sólida e duradoura na agencia, porém um erro em uma missão que estava sob sua responsabilidade acontece, e ele vê tudo ruir.

"Cortado antes do fim da temporada. Melhor isso do que ser responsabilizado pela morte de um informante, por desvio de recursos ou pela falsificação de relatórios. Ainda sim, um desastre. Nate não sabia ao certo como isso afetaria seu futuro..."

Dominika Egorova tem uma forma diferente de ver a vida e as pessoas a sua volta, desde pequena tem um dom natural para a dança e sonha em entrar para Bolshoi, o balé mais importante da Rússia, mas ao sofrer uma sabotagem é obrigada a deixar à carreira. Após esse fato, ela sofre outro golpe com a morte do pai e se vê inclinada a aceitar uma proposta de trabalho do tio, que é vice-diretor do serviço secreto da Rússia, a fim de manter a mãe segura em seu apartamento e quem sabe começar uma nova profissão já que o sonho de seguir carreira como bailarina não será mais possível.

"Seu pé agora era um volume preto e roxo que se dobrava para trás, grotesco, e a dor, lancinante, irradiava para a perna. Após uma série de exames ortopédicos, uma cirurgia de emergência e uma bota de gesso até a altura do tornozelo, Dominika foi dispensada da academia."

Após um período de testes e preparações, Dominika está pronta para receber sua primeira missão como agente e é aí que seu caminho se cruza com o de Nathaniel.  Ela quer provar que é capaz de cumprir sua missão, ele quer provar seu valor e deixar para trás o fantasma do erro que cometeu; e o que vemos no desenrolar da trama é extremamente envolvente e impossível de parar de ler, a forma com que ambos se enfrentarão e a evolução dos acontecimentos entre eles se tornam intensos e muito perigosos.
A narração em terceira pessoa nos faz ter uma visão ampla dos acontecimentos do livro, fato muito importante em thrillers no geral. Neste enredo acompanhamos investigações e planos de espionagem com táticas e estratégias muito bem descritas; acredito que o bônus dessa narração tão rica em termos e detalhes técnicos, bem como uma ficção muito próxima da realidade das agências de espionagens se dá por conta do autor do livro, Jason Matthews ser um ex integrante da diretoria de operações da CIA,  Jason passou 33 anos no ramo e soube perfeitamente criar esse romance baseado, acredito eu , em experiências vividas e observadas por ele durante sua carreira. Se você gosta de uma trama complexa porém envolvente, com reviravoltas e personagens cativantes, com certeza vai gostar tanto quanto eu de ‘Roleta Russa’.


  *** Resenha escrita por nossa colaboradora de thrillers e policias Vivi Belon ***


Um comentário:

  1. Você sabe que eu gosto do gênero né? Então foi difícil não me encantar com a resenha.
    Adoei!!!
    Um thriller bacana esse!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



Topo