[Resenha] A Escolha

em 24 maio 2014

Livro: A Escolha
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Compre com Desconto: http://oferta.vc/38xv

Sinopse:
"A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer. Desde a primeira página da seleção, este best-seller #1 do New York Times capturou os corações dos leitores e os levou em uma viagem cativante ... Agora, em A Escolha, Kiera Cass oferece uma conclusão satisfatória e inesquecível, que vai manter os leitores suspirando sobre este eletrizante conto de fadas muito depois da última página é virada."

O tão aguardado último livro da trilogia “A Seleção” chegou, e eu assim como todos os outros fãs dessa história estava contando os dias para saber quem o príncipe Maxon escolheria para ser a sua esposa e a nova princesa de Illéa.
A competição se aproxima do final e agora América está competindo com apenas mais três garotas.
Assim como vimos no final de "A Elite", a indecisão de América chegou ao fim e ela tem cada vez mais certeza de seus sentimentos e de que está disposta a lutar pelo coração do príncipe Maxon com todas as “armas” que tiver. 

 ''Eu amava Maxon. Pela primeira vez, meu sentimento era sólido. Não tentava me distanciar, apegada a Aspen e a todas as dúvidas que vinham junto. Não estava me envolvendo com Maxon e ao mesmo tempo mantendo um pé na porta para o caso de ser rejeitada. Simplesmente deixei as coisas acontecerem.''

Enquanto a disputa pela coroa pega fogo dentro do castelo, do lado de fora os ataques dos rebeldes do sul estão cada dia mais fortes e violentos. 
Já os rebeldes do norte estão dispostos a negociar pacificamente o fim do sistema de castas no país e já tem até mesmo a sua candidata a princesa.  
Nessa história o romance sempre foi e continua sendo o foco principal e a distopia fica apenas um plano de fundo, porém nesse último livro a autora fez o possível para tentar explicar tudo o que ficou confuso e mal esclarecido nos livros anteriores.
Entre outras coisas, agora foi possível diferenciar bem quem são os rebeldes do sul e do norte e saber qual a real intenção de cada um dos grupos.

"Lutem. O que os rebeldes querem é intimidar. Estão tentando assustá-los e força-los a fazer o que eles querem. E se vocês obedecerem? Que tipo de futuro eles têm a oferecer? Essas pessoas, esses tiranos, não vão parar com a violência de uma hora para outra. Se vocês derem poder a eles, ficarão mil vezes pior. Então lutem. Lutem como puderem."

Me surpreendi muito como alguns personagens ganharam um grande destaque nesse último livro, a vilã Celeste passou a ser compreendida em suas atitudes e até Aspen que sempre foi um mero figurante finalmente apareceu e demonstrando muita maturidade ganhou a minha simpatia.
Infelizmente os capítulos finais foram um pouco corridos e a autora poderia ter se aprofundado um pouco melhor em alguns desfechos, mas nem por isso o livro deixou de ser emocionante e me conquistar.
A narrativa sempre envolvente algumas vezes me fez rir e chorar ao mesmo tempo e gostei muito de como tudo terminou.
A autora anunciou que irá lançar em breve um conto com a história da rainha Ambely (mãe de Maxon) antes de "A Seleção" e confesso que é tão difícil me despedir dessa história e desses personagens que desejo fortemente que no futuro ela lance também outros contos que nos mostrem um pouquinho da vida deles após “A Escolha”. 
Sem dúvida é uma das minhas séries favoritas de todos os tempos e vai deixar muita saudade. 

3 comentários:

  1. Eu li os dois livros da série. Não gostei muito do segundo livro, achei muita enrolação, mas sendo uma trilogia confesso que fico curiosa pra saber o que acontece no terceiro livro mesmo assim. Peguei o ebook e logo lerei.

    abraços
    Luciana M.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tais, tudo bem?

    Esse livro é tão lindo! Concordo com você sobre a correria dos últimos capítulos, sinto que faltaram muitas explicações, mas ainda assim o livro é muito bom.
    Adorei a mudança da Celeste e estou doida pro conto da Rainha!

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  3. Eu amei o livro e a resenha! Como você disse, o Aspen ganhou meu respeito, para mim que antes o detestava, ele realmente se superou e a Celeste passou a ser uma das minhas personagens favoritas, por ser sempre verdadeira engraçada a divertida.
    Eu ficava tão nervosa em alguns momentos do livro! Amei o final, mas fiquei de luto com tantas mortes e que não detalhou mais o final, poderia ter contado um pouco mais na minha opinião
    Bjs, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir



Topo