[Resenha] Como viver eternamente

em 27 maio 2014

Livro: Como viver Eternamente
Autora: Sally Nicholls
Editora: Geração
Compre com Desconto:  http://oferta.vc/3a41

Sinopse:
"Sam ama fatos. Ele é curioso sobre OVNIs, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. ”Como Viver Eternamente”, é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler. A autora tem apenas 23 anos e embora seja seu primeiro livro, ele está sendo lançado em 19 países, dirigido a crianças, adolescentes e adultos."  


Livros com personagens que tenham câncer sempre nos tocam, agora quando o personagem em questão é apenas um garoto de 11 anos fica muito difícil não se envolver com a sua história.
Sam tem leucemia e depois de tentar vários tratamentos diferentes sem obter sucesso ele sabe que diferente da maioria das pessoas portadoras dessa doença ele não será curado e irá morrer em breve.
Mesmo sabendo que terá pouco tempo de vida Sam é um garoto sonhador que é apaixonado por fatos e mistérios que ninguém sabe responder e adora fazer listas com  possíveis respostas para eles. 

"Deus é como um grande médico. Faz as pessoas ficarem doentes só para depois fazê-las melhorar – do mesmo jeito que os médicos dão quimioterapia às pessoas para fazê-las melhorar. Não importa para Deus se você morrer, porque você acaba indo para o Céu, que é onde Ele vive, de qualquer maneira"
 
Como não pode ir a escola, todos os dias Sam e o seu melhor amigo Felix (um garoto com câncer que ele conheceu no hospital) assistem a aulas particulares em casa com a Sra. Willis.
Um dia ela sugere que eles escrevam um livro e Sam se empolga tanto com a ideia que começa a escrever um livro contando a sua história e esse é o livro que estamos lendo.
Com uma narrativa em primeira pessoa em formato de diário e tendo algumas ilustrações ao longo das páginas o livro nos encanta completamente do começo ao fim.
Apesar da história ser triste, o fato de Sam ser tão aventureiro e nunca se entregar ao drama de sua doença trás leveza e suavidade a esse tema que costumam ser bem intenso e pesado.

"Na minha velha escola, costumávamos preparar ciclos de vida. Sei tudo sobre o ciclo da água, o ciclo do carbono e o ciclo do nascimento das estrelas. Tem a ver com coisas velhas que morrem e coisas novas que nascem. Velhas estrelas formando novas. Folhas mortas se transformando em plantinhas. Pode ser algo que morre ou pode ser algo que nasce. Depende do ângulo que se escolhe."

Não cheguei a chorar durante a leitura, mas me emocionei em vários momentos e refleti bastante.
É importante perceber como devemos dar valor a cada dia  de nossa vida e nunca desistir dos  nossos sonhos e desejos por mais loucos e impossíveis que eles possam parecer.
A escrita de Sally Nicholls é envolvente e ágil e o livro possui capítulos bem curtinhos o que torna possível finalizar a  sua leitura em poucas horas.
Esta já é a quarta edição de "Como Viver Eternamente" e dessa vez a editora optou por lançar o livro com a capa original americana, que além de ser linda transmite muito bem tudo o que a história deseja passar.

2 comentários:

  1. Oi Thais.
    Essa é a terceita resenha que leio desse livro, e todos dizem que é bem emocionante, gosto da temática, apesar delas sempre me levarem às lágrimas.
    A editora fez uma boa escolha optando por usar a capa original, ela é linda.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Oie!!!

    Eu já li e acho lindooooooooo!!! Amei a resenha!

    Achei a capa muito linda, porém fiquei com a minha antiga mesmo. Meio louco, mas o Sam pra mim está no livro antigo, rsrs.

    Enfim, amei!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



Topo