[Resenha] Escândalo

em 14 novembro 2013

Livro: Esc@ndalo
Autora: Therese Fowler
Editora: Novo Conceito

Sinopse:
"Amelia Wilkes tem um pai rigoroso que não permite que ela namore, mas isso não a impede de viver um romance secreto com o cativante Anthony Winter. Desesperadamente apaixonados, os dois sonham uma vida juntos e planejam contar tudo sobre seu amor aos pais de Amelia... Mas só depois que ela completar dezoito anos — e for legalmente reconhecida como adulta. No entanto, a paixão do casal é exposta mais cedo do que o previsto... Eles são jovens, andam grudados aos seus celulares e postam todo tipo de informação — inclusive aquelas informações mais particulares, que só deveriam dizer respeito a eles mesmos — até que o pai de Amelia encontra fotos de Anthony, nu, no computador de sua filha. Poucas horas depois, Anthony é preso. Apesar dos protestos de Amelia, seu pai usa de todo o poder e influência entre os policiais, e entre os meios de comunicação, para transformar Anthony em um pervertido que caçava sua inocente filha. De mãos atadas, cabe aos dois apaixonados arriscar uma última saída, ousada e perigosa, e apagar a acusação de sexting que Anthony recebeu."

Você já ouviu falar de sexting?  

Não? Então fique sabendo que esse é o nome dado há prática de enviar conteúdos eróticos e sensuais para outras pessoas através de telefones celulares e e-mails.
A autora de “Escândalo” também nunca tinha ouvido falar nesse nome até que em 2009 seu filho de 19 anos foi preso acusado dessa prática.
Depois disso, Therese Fowler decidiu parar o livro que estava escrevendo e começar um novo abordando esse tema, já que tinha a necessidade de compartilhar as suas informações sobre esse assunto com as outras pessoas.

Em “Escândalo” conhecemos Amelia Wilkes uma jovem de 16 anos que faz parte de uma das famílias mais ricas e influentes na cidade onde mora.
O pai de Amelia é rigoroso e para ele a vida de sua filha deve ser inteiramente voltada aos estudos, sem distrações e muito menos envolvimentos amorosos com garotos que ele não aprove.
Com medo da reação do pai, Amélia mantém a meses um relacionamento secreto com Anthony Winter, o filho de uma das professoras do seu colégio.
Anthony é completamente apaixonado por Amelia e por isso não pensa duas vezes em atender o desejo da namorada quando ela pede para fotografa-lo nu.
Depois das primeiras fotos a prática se torna comum para o casal e ambos mantém fotos do gênero escondidas em seus computadores sem ter ideia do crime que estão cometendo até o dia em que o pai de Amelia resolve espionar o notebook dela.
Depois de achar essas fotos ele chama imediatamente a policia e um processo é aberto primeiramente contra Anthony, já que ele tem 18 anos e Amelia ainda é menor.

"- Você já foi preso antes, por qualquer coisa?
Ele balançou a cabeça.
- Então, algum tipo de provação, serviços à comunidade com certeza e esse seria o pior o pior resultado, mas como esse é considerado um crime sexual você pode ser fichado como delinquente sexual mesmo contra a sua vontade.
- Um delinquente sexual? - a mãe dele estava quase fora do assento - Você não pode estar falando sério."


A acusação acaba tomando proporções gigantescas com direito a prisão, reportagens na tv e jornais e etc.
Em meio a tudo isso o casal é obrigado a ficar separado e a narrativa em 3ª pessoa nos permite ver como ambos estão encarando toda a situação.
Em alguns momentos e até mesmo na diagramação do livro temos algumas referencias a Romeu e Julieta como se a autora tivesse feito uma versão moderna do clássico de Shakespeare.
Apesar de a história ser bem diferente, ao final da leitura refleti e consegui entender bem o porquê dessa “comparação”.

''Mal se encontraram logo se olharam mal se olharam, logo se amaram; mal se amaram, logo suspiraram; mal suspiram, e perguntaram o motivo de o que haverá feito; mal souberam a razão, logo procuraram o remédio!'' 

Ao contrário do que esse tema possa levar a pensar o livro não é do gênero erótico e não chega nem perto disso pois não tem nem mesmo alguma cena mais quente.
Eu classificaria “Escândalo” como um drama, pois ele trás uma história bem forte e densa que te faz refletir bastante sobre a sociedade e ficar com raiva em muitos momentos.
Desde o começo tudo parece muito surreal, já que é difícil imaginar que um casal de namorados inocentes possa passar por coisas que só imaginamos criminosos passando.
A nota da autora no final do livro relatando um pouco do que viveu com o filho só nos faz ter a dimensão do quanto o assunto é real, apesar da história ser uma ficção.

"Este é um livro de ficção, os personagens foram tirados inteiramente de minha imaginação. Mas os acontecimentos que inspiraram a história e as emoções que a colorem – as reações, os medos, as possibilidades – são reais."


A narrativa é envolvente e devorei as 380 páginas do livro em apenas um dia, pois a leitura me deixou completamente aflita para saber como tudo iria se resolver.
Para quem deseja apenas uma história de amor envolvente aconselho que passe longe desse livro, pois o foco do livro está longe de ser o romance, apesar dele tudo acontecer por conta dele. 




3 comentários:

  1. Olá

    É a primeira vez que leio algo sobre este livro e já posso dizer que fiquei muito curioso com a história. Me parece ser um livro empolgante que te faz ficar doido para chegar ao final. Vou anotar para comprar.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. olá querida, obrigada pela visitinha, sou apaixonada por livros e tenho muitos, que tal uma troquinhas de livros que ja foram lidose que estejam em perfeito estado? pense na idéia. Amei o seu blog ele é interessantíssimo.
    bjos!

    ResponderExcluir
  3. Que livro interessante! Eu reconheci a capa no skoob, acho que algum amigo meu leu, mas não procurei conhecer mais o livro.
    Saber que a autora viveu a experiência e por isso escreveu o livro, dá ainda mias vontade de ler.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir



Topo