[Resenha] Desastre Iminente

em 12 novembro 2013

Livro: Desastre Iminente
Autora: Jamie McGuire
Editora: Verus

Sinopse:
"Travis perdeu a mãe muito cedo, mas, antes de morrer, ela lhe ensinou duas regras de vida - ame muito, lute mais ainda. Tendo crescido em uma família de homens que gostam de jogos e lutas, Travis Maddox é um cara durão. Musculoso e tatuado, bad boy até o último fio de cabelo, ele leva uma mulher diferente para casa a cada noite. Até conhecer Abby Abernathy. Determinada a se manter longe de problemas, Abby resiste com todas as forças ao charme de Travis, sem saber que assim só o deixa mais determinado a conquistá-la. Será que o invencível Travis 'Cachorro Louco' Maddox vai ser derrotado por uma garota?"




"Belo Desastre" foi o principal responsável por desencadear no Brasil a moda do gênero literário intitulado New Adult, um gênero que é caracterizado por apresentar histórias que mostram o dia a dia e conflitos de jovens que estão saindo da adolescência e entrando na fase adulta da vida.
Já vi por ai algumas pessoas que não gostaram de "Belo Desastre", porém eu estou entre o time de leitores que adorou o livro.
Com o sucesso de Belo Desastre e o amor de muitas leitoras pelo bad boy Travis Maddox, a autora resolveu presentear os leitores com a versão de Travis sobre a sua história de amor com a Abby.
Ao contrário do que alguns pensam, "Desastre Iminente" não se trata de uma continuação e sim da mesma história só que dessa vez contada sobre um outro ponto vista, já que o primeiro livro foi narrado em primeira pessoa por Abby.
Agora podemos conhecer a fundo Travis Maddox, saber mais sobre o seu passado e entender melhor sua personalidade e atitudes. 

“– Um dia você vai se apaixonar, meu filho. Não se acomode com qualquer uma. Escolha a garota que que não vem fácil, aquela pela qual você vai ter que lutar, e então nunca deixe de lutar por ela. Nunca...”

Para quem ainda não conhece nada a respeito da história, Travis é mulherengo, mora sozinho com o seu primo e participa de lutas clandestinas nos porões de prédios próximos a faculdade levando o apelido de "Cachorro Louco". 
Já Abby é considerada uma garota certinha e estudiosa e está fugindo de garotos como Travis e da vida que ele leva, até que surge entre eles dois uma aposta e a partir dai você tem que ler o livro para saber o que acontece.
Os dois personagens estão longe de serem perfeitos e alguns pontos da história que acontece com eles podem até mesmo serem exagerados mas a narrativa é envolvente e te prende a cada capítulo. 
É díficil não se apaixonar, não sofrer e principalmente não torcer por eles. 

“Se houvesse algo mais que eu pudesse fazer para evitar que ela pensasse assim, eu não sabia o que era. Abby era especial para mim desde o segundo em que pus os olhos nela, e tentei fazer com que ela soubesse disso a cada chance que tive. De que outra maneira eu poderia fazer com que ela entendesse isso? Como fazê-la perceber que eu a tratava de maneira diferente de todas as outras pessoas?”

Mesmo se tratando da mesma história, "Desastre Iminente" conseguiu ser um livro bem diferente, a ponto de algumas pessoas que amaram o primeiro livro não terem gostado desse segundo.
Entendo perfeitamente o ponto de vista da maioria das pessoas que não gostaram já também não concordo com algumas atitudes machistas de Travis.
Porém apesar disso eu me apaixonei completamente por esse novo livro, principalmente por conta das cenas extras que foram colocadas e de um epílogo super fofo. 

“Eu respirei fundo, e fechei a porta do quarto atrás de mim. Mesmo que nós tivéssemos colocado um ao outro através de um inferno, nós tínhamos encontrado o céu. Talvez fosse mais do que um par de pecadores merecia, mas eu não ia reclamar." 

Não sei se a intenção da autora ao lançar esse livro foi comercial ou não, porém depois dele já temos a promessa de vários outros livros nesse estilo (contando a mesma história narrada por outro personagem) e eu particularmente gosto bastante dessa proposta já que gosto muito de ter visões de personagens diferentes a respeito da mesma história.
Aconselho a leitura dos dois livros, porém para as feministas de carteirinha acho que talvez a história não irá agradar tanto.
Torço para que Belo Desastre vire mesmo um filme e que em seu roteiro eles possam incluir cenas desse livro também.
De resto, só espero que os novos livros da autora sejam lançados em breve no Brasil. 
 

 

4 comentários:

  1. Oi Tais !!!

    Vim fazer uma visitinha no seu blog. Participo da Troquinha de Natal da Dinha. Faz uma visitinha no meu também!!!

    Beijos
    Edilza Teixeira
    http://edilzateixeira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li esse livro, mas parece super bom. Já está na minha wishlist, hahahha.
    Dá uma passadinha?
    http://comportamentorosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Tais!
    Então, vi gente que amou o primeiro e desgostou desse, como vc frisou. Eu, por outro lado, não curti Belo Desastre (apesar de ter que dar o braço a torcer e achar que a escrita da autora é envolvente) e pude ver um lado mais humano de Travis em Desastre Iminente, tendo a narrativa por sua ótica. Engraçado como um livro funciona de maneiras diferentes para as pessoas, não?

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, não gostei muito do primeiro livro. Mas quero ler todos.

    ResponderExcluir



Topo