[Resenha] Os Adoráveis

em 15 outubro 2013

Livro: Os Adoráveis
Autora: Sarra Manning
Editora: Novo Conceito

Sinopse:
"Jeane é blogueira. Seu blog, o Adorkable, é um blog de estilo de vida — na verdade, o estilo de vida dela — e já ganhou até prêmios na categoria “Melhor Blog sobre Estilo de Vida” pelo e Guardian e um Bloggie Award. Adora balas Haribo, moda (a que ela cria, comprando em brechós) e colorir (ou descolorir totalmente) os cabelos. Cheia de personalidade e meio volúvel, ainda assim Jeane é bacana — mesmo nos momentos em que se transforma numa insuportável. Mas, certamente, ela não olharia duas vezes para Michael. Porque Michael é o oposto de Jeane. Ele é o tipo de cara que namoraria a garota mais bonita da escola. E compra suas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie. Além disso, diferente de Jeane, que é autossuficiente, Michael é completamente dependente do pai, o Clínico Geral que condena açúcar, e ainda permite que sua mãe compre suas roupas! (Embora, para Jeane, o pior mesmo sobre Michael é que ele baixa música da internet e nunca paga por isso). Jeane e Michael têm pouco em comum, além de algumas aulas e uma maçante dupla de “ex” — Scarlett e Barney. Mas, apesar disso, eles não conseguem se desgrudar desde que ¬ ficaram pela primeira vez."

O que dizer de uma garota que só usa roupas compradas em algum brechó e está sempre com o cabelo de uma cor diferente, um dia ele pode ser branco e no dia seguinte laranja?
Jeane se intitula uma Dork e chama a atenção de todos não só pelo seu visual diferente e inusitado como também por sua personalidade forte, já que está sempre enfrentando e discutindo com todos os seus colegas de sala e professores.
Apesar de morar sozinha em um apartamento super bagunçado e não ter muitos amigos ela faz um grande sucesso na internet por conta de seu blog  Adorkable e tem milhares de seguidores no twitter. 

"Você pode pensar que eu sou uma solitária aberração esquisita, mas pelo menos não tenho medo de ser quem sou."

Jeane sempre se mantém longe de quem não tenha o estilo de vida parecido com o dela e por isso não entende nada e nem gosta quando Michael Lee, o garoto mais popular e certinho do colégio começa a procurá-la em todos os lugares para conversar.
Michael na verdade deseja contar que sua namorada Scarlett e Barney (o namorado de Jeane) estão cada dia mais próximos e parecem ter um envolvimento amoroso.
É claro que essa aproximação entre Jeane e Michael irá render muitas brigas e também algo a mais, já que mesmo se odiando os dois sentem uma atração forte um pelo outro.

"Talvez eu tenha beijado Jeane porque isso a faria calar a boca. Ou aquela poderia ter sido a maneira mais fácil de lhe mostrar que eu não era quem ela pensava que eu era, que realmente podia haver algumas profundezas ocultas em mim, no final das contas. Mas tenho a terrível sensação de que a beijei porque queria."


Com uma narrativa bem fluida e rápida o livro nos trás um romance que pode ser considerado esquisito e ao mesmo tempo fofo. 
Os capítulos são intercalados entre a narrativa de Jeane e Michael e isso nos permite conhecer a fundo os dois personagens e os seus pensamentos.
Foi interessante e muito divertido acompanhar a relação de amor e ódio de Michael e Jeane e a forma como ela se desenvolve ao longo da história.
Diferente da maioria dos livros desse gênero os dois protagonistas não são perfeitos e nem bonitos fisicamente, sendo até bem esquisitos em suas descrições, porém acredito que isso os aproxima ainda mais do leitor.
Sarra Manning conseguiu criar um enredo super atual que fala sobre estereótipo, preconceito e aceitação de uma forma leve e descontraída mostrando que é possível para o adolescente ter o seu estilo próprio sem perder o conviveu com aqueles que possuem um estilo totalmente diferente do seu.
Uma leitura tranquila que irá te fazer dar boas risadas e também refletir bastante sobre algumas questões que estão fortemente presentes no nosso dia a dia. 





*Curiosidade*
Sarra Manning já teve outros livros publicados no Brasil, entre eles "Laura" e "Hadley" que fazem parte da série Fashionistas e já foram lidos e resenhados aqui no blog.

5 comentários:

  1. Oi Tais, tudo bem?
    Então, acredita que eu abandonei esse livro logo de cara? Não consegui gostar dele, a leitura não fluía de jeito nenhum. :(
    Quem sabe mais pra frente, né?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura?
      Que pena =/
      Isso aconteceu comigo com Claro que te amo.

      Excluir
  2. Tais, ainda não comecei a ler esse livro porque achei que seria bobinho. Mas, pelo visto não é! Vou começar a ler ele assim que eu terminar o "A Agenda"! :)

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito da premissa desse livro, pelo menos ao ler algumas resenhas acho que vou adorar!
    E outra coisa ótima, adoro capítulos com personagens intercalados!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu estou lendo ele agora, não conto nos dedos quantas resenhas já vi deste livro. rsrs
    Pelo que estou notando na leitura, ele é bom.
    Beijos

    erikarayanaheart.blogspot.com/

    ResponderExcluir



Topo