[Resenha] Bling Ring - Nancy Jo Sales

em 12 outubro 2013

Livro: Bling Ring
Autora: Nancy Jo Sales
Editora: Intrínseca

Sinopse:
"Entre 2008 e 2009, as residências de Lindsay Lohan, Orlando Bloom, Paris Hilton e diversas outras celebridades foram invadidas e saqueadas. Os ladrões, um grupo de jovens criados em um endinheirado subúrbio de Los Angeles, levaram o equivalente a 3 milhões de dólares em joias, dinheiro e artigos de grife, como relógios Rolex, bolsas Louis Vuitton, perfumes Chanel e jaquetas Diane von Furstenberg. As notícias surpreendentes sobre o caso chocaram Hollywood e intrigaram o mundo. Por que esses garotos, que em nada correspondiam à tradicional imagem dos bandidos, realizaram crimes tão ousados?
A jornalista Nancy Jo Sales entrevistou todos os envolvidos, incluindo os pais e os advogados dos jovens, e até mesmo as celebridades que sofreram os assaltos. Em Bling Ring: a gangue de Hollywood, ela apresenta todos os detalhes de uma das quadrilhas mais audaciosas de nossos tempos. A história real também inspirou o filme de Sofia Coppola, estrelado por Emma Watson."


Antes de tudo tenho que começar esclarecendo que "Bling Ring" não é um livro com uma narrativa comum onde temos a visão dos personagens sobre a sua história, e sim uma espécie de documentário jornalístico onde temos a visão de uma jornalista sobre fatos reais ocorridos em seu país.
No livro, Nancy Jo relata a história de 7 jovens integrantes de uma gangue que são acusados de invadir e roubar casas de celebridades nos Estados Unidos.
Através de artigos, entrevistas e pesquisas a autora tenta entender e transmitir ao leitor toda a história, a personalidade desses jovens e os motivos que levaram eles a cometerem esses delitos. 

"Os criminosos também sempre gostaram de suas estrelas - eles próprios muitas vezes agiam como se fossem celebridades, frequentando as mesmas casas noturnas e os mesmos refúgios de férias."

Foi bem curioso perceber como as celebridades citadas deixam as portas de suas casas destrancadas como se fosse inatingíveis e ninguém fosse capaz de roubá-las e acredito que acima de tudo o que essa história transmite é como as celebridades são superestimadas ao ponto desses jovens quererem roubar os seus pertences não por causa do valor que eles possuem e sim para se parecerem com os seus ídolos. 
Depois de descobertos alguns dos jovens até mesmo usaram dos casos para aparecerem na mídia e se tornarem celebridades. 

"Talvez, refleti, os jovens de Bling Ring sentissem que bastava entrar na casa das estrelas porque essas estrelas não emitiam mais brilho algum. Talvez a Bling Ring, apesar de toda frivolidade, representasse o inicio de uma reviravolta no relacionamento que os Estados Unidos mantinham com as celebridades."

O livro é muito bem inscrito e interessante, porém não foi tão fácil assim de ser lido por conta da complexidade da sua história e do estilo da narrativa, que é recheada de dados estatísticos e análises psicológicas e comportamentais.
Vale lembrar também que essa mesma história também foi adaptada para o cinema com o roteiro e direção de Sofia Coppola e atuação de Emma Watson.
Em termos de informação jornalística e curiosidade, está ai uma boa dica de leitura. 

2 comentários:

  1. Esse é o tipo de livro que não me chama a atenção, só tenho vontade de assistir o filme por curiosidade. Mas mesmo com todo mundo só falando de Bling Ring, não sei pq, mas não tenho interesse em ler =/

    Pelo que vc fala sobre muitas estatísticas e tal, já sei que estava certa desde o início: não é pra mim rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  2. mais do que o fato de as celebridades acharem que eram inatingíveis, nancy jo sales faz uma baita crítica contra a sociedade atual e a mania de as pessoas endeusarem as celebridades, ainda mais as que nada bom têm a dar de exemplo. a autora critica a futilidade e o quanto meninas e meninos têm sofrido com esses status inalcançáveis. hoje em dia, crianças com até menos de 10 anos sentem essa pressão que a mídia faz em cima, como se ela precisasse ser perfeita para conseguir o que quer, sobretudo no sentido de aparência, do físico. eu adorei a forma como a jornalista investigou e nos mostrou esse universo. o que mais chama a atenção era que os adolescentes não precisavam fazer nada disso. eles nçao viviam mal, ao contrário, viviam muito bem. e, mesmo assim, a ideia de ter algo que alguém famoso possuía era tentador demais para eles. as pessoas querem status, popularidade, vida fácil.

    ResponderExcluir



Topo