[Resenha] A outra vida - Susanne W.

em 26 setembro 2013

Livro: A Outra Vida
Autora: Susanne Winnacker
Editora: Novo Conceito

Sinopse:
"O mundo de Sherry — de uma hora para outra — mudou completamente. Por causa de um vírus muito contagioso, as pessoas que ela costumava conhecer, e quase todas as pessoas de sua cidade, Los Angeles, na Califórnia, se transformaram em mutantes assustadores. Esses mutantes têm uma força excessiva, são ágeis, o corpo é coberto de pelos, eles lacrimejam um líquido imundo e… comem gente! Portanto, não há muito o que fazer — talvez tentar fugir — quando se encontra algum deles. A não ser que você tenha ao seu lado a força e a determinação de um jovem como Joshua. Joshua perdeu uma irmã para os mutantes e sua raiva é tão grande que ele seria capaz de vingar todos aqueles que perderam alguém para as criaturas. No entanto, para que esta revanche aconteça, é preciso prudência. Afinal, até que ponto a disseminação deste vírus foi uma coisa realmente natural? Que poderosos interesses estão por trás desta devastação? E será que Joshua e Sherry conseguirão ter a cautela necessária para lutar contra as criaturas justo agora que seus corações estão agitados pelo começo de uma paixão?"

Como seria se um vírus contagioso atingi-se a sua cidade transformado a população em mutantes assustadores e te obrigando a se esconder em um em um abrigo subterrâneo com a sua família há mais de 1.000 dias sem ver a luz do sol?
Em "A outra vida" podemos conhecer essa realidade através de Sherry, uma garota que vive em um mundo apocalíptico, onde a maioria das pessoas foram atingidas por um vírus conhecido como "raiva" e se transformaram em seres aterrorizantes, selvagens e famintos. 
Tentando fugir dessa realidade Sherry vive com os seus pais, seu irmão mais novo e sua avó dentro de um abrigo subterrâneo isolada do mundo e da civilização. 
Porém quando a comida acaba não resta outra alternativa a não ser encarar o perigo e sair em busca dela. 

"Minutos mergulhados no silêncio. Não aquele silêncio que nos envolve com uma manta quentinha, mais um silêncio que ameaça nos esmagar.
Olhares desejosos fitavam os pratos vazios, olhares resignados fitavam a despensa vazia.
Mil cento e trinta e nove dias sem ver a luz do sol.
Apenas dois minutos desde que a comida acabou."

Através dos olhos da personagem fui me surpreendendo com a realidade que ela encontra pela frente e a sua luta pela sobrevivência nesse novo mundo.
Com uma história repleta de cenas de ação, algumas vezes é possível até mesmo deixar de respirar com a tensão que domina o livro do começo ao fim.
É impossível não se envolver com tudo e não parar para pensar no que você faria se fosse obrigada a viver algo parecido. 
Porém não é só de tensão, ação e caos que a narrativa se sustenta, além de tudo isso ainda temos espaço para um romance bem fofo que aparece timidamente e vai encantando aos poucos.

"Alguns instantes depois, quando me senti firme, virei a cabeça devagar para olhar o rapaz ao meu lado. Era moreno e tinha a maça do rosto saliente.
- Me chama Sherry.
- Joshua - disse, com um leve sorriso e então me passou uma toalha velha. - Para estancar o sangue. - Ele voltou a prestar atenção nas ruas vazias e eu pressionei a toalha sobre o ferimento em minha cabeça.
- O que aconteceu com o meu pai? - perguntei, embora não tivesse certeza de que queria realmente saber.  
- Não sei. Mas como não vi nenhum corpo, imagino que eles o levaram."

Já li várias distopias e admito que esse é um gênero que eu particularmente gosto bastante. 
Mesmo sem grandes surpresas em seu enredo a autora vez um excelente trabalho tanto no cenário como nos personagens criados, sendo possível imaginar exatamente como é se deparar com os Chorões (os humanos infectados pelo vírus).
Foi interessante observar também que apesar de ser algo semelhante aos Chorões o termos zumbis não foi abordado em nenhum momento durante a narrativa tornando a ideia da infecção por vírus ainda mais real e crível para o leitor. 
Para quem não sabe, "A outra vida" é o primeiro livro de uma série e deixa em seu final um gancho incrível que me deixou bem ansiosa para ler a sua continuação.

3 comentários:

  1. nunca tinha lido livros deste gênero e particularmente, amei! Eu não consegui desgrudar dele até terminar, é uma leitura viciante e rápida né?! eu também dei cinco estrelas pra ele, não vejo a hora de lançarem a continuação.. adorei sua resenha, fiz a minha, mas não ficou tão bem elaborada como a sua, e ainda não postei no blog. rs
    bjoos

    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
  2. Eu estava com expectativas baixíssimas em relação a esse livro! Não sabia que era tão bom, mas estão falando super bem dele e acho que vou passá-lo na frente nas leituras. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Oi flor!
    Ando meio ausente da blogosfera, então não tenho visto muitas resenhas. A sua foi a primeira que vi sobre o livro e adorei!
    Quando fiz a solicitação dele já imaginava que iria curtir a leitura, mas vendo sua opinião já confirma o que eu achava ;)
    Adoro o estilo!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir



Topo