Resenha: O Futuro de nós dois

em 02 julho 2013



Livro: O Futuro de nós dois 
Autores: Jay Asher e Carolyn Mackler
Editora: Galera Record

Sinopse:
"É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir..."
 
 
 
 
 
 
 
Me lembro até hoje de quando usei pela primeira vez um computador, da época em que a internet ainda era discada e era necessário esperar a hora certa para utilizá-la, pois a conexão sempre deixava o telefone ocupado.
Cresci nos anos 90 e acompanhei toda essa evolução tecnológica de perto e por isso quando ouvi falar pela primeira vez sobre esse livro já fiquei mega ansiosa para começar a leitura.
"O futuro de nós dois" se passa em 1996 e conta a história de Josh e Emma, dois jovens que estudam na mesma escola, são vizinhos e sempre foram muito amigos.
Emma acabou de ganhar o seu primeiro computador e para poder navegar na internet e criar e-mails para os seus pais, Josh lhe oferece um CD da América On-line que dá direito a algumas horas de navegação grátis.
No mesmo dia a garota decide experimentar a novidade e assim que termina de instalar o CD no computador e se conecta a internet, o primeiro site que aparece para ela é o facebook.
 
"Passo o mouse pela tela, confusa com a profusão de imagens e palavras.
Não faço a menor ideia do que tudo isso quer dizer: "Status", "Solicitação de Amizade" e "Cutucar".
Depois, bem em baixo da faixa azul, vejo uma coisa que me dá calafrios. Do lado de uma mulher sentada em uma praia, diz: Emma Nelson Jones,"
 
Emma nunca ouviu falar do tal do facebook e acha o site muito estranho e desorganizado e logo percebe que ele é muito mais estranho do que ela imagina, pois ele diz que ela agora está logada na página que ela terá na rede social no futuro.
A princípio ela pensa se tratar de uma brincadeira de mal gosto de Josh, porém ao mostrar o site para o amigo os dois chegam a conclusão que o site é real e agora eles poderão saber como estarão as suas vidas depois de 15 anos.
 
 “Mas se Emma está agindo toda sorrateira para mudar o futuro dela, pode sem querer bagunçar o meu.    E eu adoro o meu futuro! Uma pequena onda criada hoje pode causar um tufão daqui a quinze anos.”
 
A narrativa é feita em primeira pessoa e tem os capítulos intercalados entre o ponto de vista de Emma e de Josh.
O livro é daqueles que te prende a história e ao mesmo tempo te diverte, pois é impossível não se imaginar no lugar dos personagens e ao mesmo tempo relembrar a década de 90 ou então conhecê-la se você não viveu nela.
Uma das coisas mais legais da temática desse livro é o fato dele nos fazer refletir o quanto a tecnologia evoluiu em poucos anos e o quando ela transformou as nossas vidas. 
O livro cumpre bem o seu papel de entreter e relaxar e com certeza eu indico para todas as idades, afinal todos nós devemos refletir como é bom as vezes se afastar das redes sociais.

 

4 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro.

    http://blogdanielice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para lê-lo. Se é narrado em primeira pessoa, já ganhei o dia! rs

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é muito bom! Pensa só; poder ver o futuro através de uma tela de computador. Isso seria mágico e assustador. Quer dizer, todo mundo cria expectativas em relação à vida daqui a alguns anos e, se o que o futuro nos reserva não nos agradar? Eu achei sensacional. A seleção de músicas citadas na obra tornou tudo ainda mais nostálgico. Como se a internet discada já não nos desse aquela sensação de: naquela época, quando eu era jovem....

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros narrados em primeira pessoa e a temática desse livro eh muito interessante, eh como se fosse uma distopia ao contrario! haha Eu me lembro desse tempo de internet discada que ocupava a linha do telefone e não funcionava direito.. O livro parece muito legal e a capa e o titulo chamaram minha atenção. Amei!

    ResponderExcluir



Topo