Resenha: Emmi e Leo

em 16 julho 2013


Livro: Emmi e Leo
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma

Sinopse:
"Leo Leike retorna de Boston após uma longa ausência, e é recebido por uma caixa de emails lotada de notícias de Emmi Rothner. O sentimento dos dois não mudou, e eles reiniciam a troca de mensagens. Só que agora Leo está namorando a americana Pamela, e Emmi continua casada. A orgulhosa Emmi e o tímido Leo nunca estiveram tão próximos, e ao mesmo tempo tão distantes."


Atenção: Essa resenha pode conter spoilers de @amor, para conferir a resenha do livro clique aqui

 

Depois do final de @mor foi impossível não ficar angustiada por sua continuação, já que o livro acaba no momento mais esperado de todo o livro.
Emmi e Leo finalmente se encontraram pessoalmente e logo depois Leo some e desativa a sua caixa de e-mails.
Após meses enviando e-mails para Leo e recebendo somente uma resposta automática do servidor, Emmi estava quase desistindo quando ele finalmente reaparece. 

“A verdade sobre nós? Você tem uma família que está em seu coração, um marido que te ama e um casamento que ainda pode ser salvo. E eu tenho uma relação que está em construção. Cada um de nós tem o seu futuro. Só que nós, juntos, não o temos. É esta, a realidade, a verdade sobre nós, querida Emmi.

Leo estava em Boston e arrumou até uma nova namorada, enquanto Emmi continua casada.
Apesar do tempo sem se falar, o sentimento que um sente pelo outro não mudou e por isso é inevitável que eles voltem a trocar e-mails como antes.  
O livro segue exatamente a mesma linha do primeiro tendo a narrativa feita somente através dos e-mails trocados pelos personagens e por isso quando eles se encontram pessoalmente, nós só ficamos sabendo algumas partes dos acontecimentos. 

“A forma como olhou para mim, falou comigo e me cheirou. Isso não me é indiferente. E cada palavra que me escreve é agora o teu cheiro e o teu olhar e a tua boca, por assim dizer.”

A leitura assim como a do primeiro livro é bem agradável e rápida, porém infelizmente essa continuação não me prendeu tanto quanto @mor me prendeu.
Apesar do evidente amadurecimento dos personagens, o fator traição me incomodou mais nesse segundo livro e por alguns momentos senti que a história permanecia no mesmo lugar sem grandes emoções ou surpresas.
Para quem leu @mor, vale a pena acompanhar o final da história e tirar suas próprias conclusões e para quem tem um espírito voyeur e aquela vontade de dar uma espiadinha escondida nos e-mails alheios a leitura da "série" é mais do que recomendada.

 

2 comentários:

  1. eita!!!! desanimador saber que as coisas ficam como sempre estiveram. e sim, essa coisa da traição me incomodou no primeiro e não tenho mais vontade de ler a sequencia.

    ResponderExcluir
  2. O que me incomodou meeeesmo foi as atitudes da Emmi, muitas das atitudes, como comentei na resenha (postei a minha ontem). No geral, eu gostei bastante do livro, a forma como o Daniel conduz a história consegue me prender bem. O que estragou mesmo foi a Emmi estar muito irritante nesse volume =/

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir



Topo