Resenha: Áurica

em 26 junho 2013

Livro: Áurica
Autora: Gina Rosati
Editora: Jangada

Sinopse:   
 "Anna Rogan é uma garota aparentemente normal, mas esconde um grande segredo: ela consegue sair do corpo e fazer viagens astrais. Quando ocorre um acidente fatal, Taylor, uma colega de escola, toma posse do corpo de Anna e passa a viver como se fosse ela, ameaçando transformar o incrível passatempo num verdadeiro pesadelo. Diante da perspectiva de ficar presa no vácuo e nunca mais ser vista, ouvida ou tocada, Anna resolve pedir ajuda a seu melhor amigo, Rei. Agora os dois têm não só que recuperar o corpo de Anna como também impedir Taylor de acusar um amigo em comum de ser responsável pela sua morte. Juntos, Rei e Anna arquitetam um plano para salvar o amigo, mas são surpreendidos pela paixão que começa a brotar entre eles."
 


Comecei a leitura de Áurica sem grandes expectativas, pois imaginei que se tratasse de mais um livro sobrenatural e ultimamente as leituras desse gênero não tem me animado muito.
Já nas primeiras páginas me surpreendi bastante ao descobrir que a história é bem diferente do que eu imaginava. 
Em Áurica conhecemos Anna, uma adolescente que desde criança tem um dom bem diferente, ela consegue fazer projeção astral: sair do corpo e viajar para qualquer lugar do mundo que ela deseja.
Mesmo sem entender como isso acontece, Anna adora o seu dom e viaja despreocupada várias vezes ao dia até mesmo durante as aulas chatas da escola, pois enquanto a sua alma está viajando, o seu corpo sempre fica "dormindo" a sua espera.

"Imediatamente começo a me alongar; não o meu corpo físico, mas o que acabou de voltar para dentro dele. A religião nos ensina que toda pessoa tem uma alma, um espírito, um chi. A ciência nos ensina que tudo no universo é matéria ou energia. Em algum lugar no meio de tudo isso, estou me apressando para fundi-los outra vez.
O suspiro de alívio de Rei chega até mim, fazendo cócegas na minha bochecha.
- Fez boa viagem? - ele sussurra. Vou levar um minuto até realinhar essa energia no meu corpo a ponto de poder responder, mas ele sabe disso." 


A única pessoa que sabe dessas viagens e que sempre se preocupa com isso é o seu inseparável amigo de infância Rei.
Rei sempre tem muito medo de que alguma coisa ruim aconteça com Anna durante uma dessas viagens e por isso ultimamente sempre fica bravo quando a amiga decide usar o seu dom. 
Após anos viajando e voltando ao seu corpo em segurança, tudo muda quando,  em uma tarde Anna viaja para tentar ajudar o seu amigo Seth e acaba ficando presa fora de seu corpo.
Anna descobre que agora quem está no seu corpo é Taylor, a garota mais popular e perversa da escola, que não está nem um pouco disposta a devolver o corpo.
Agora Anna só poderá contar com a ajuda e com a amizade de Rei para desfazer toda essa confusão.

"Apesar de todos os músculos que ele tem agora, ainda vejo o garotinho em Rei quando ele dorme. Seu rosto relaxa. Seus lábios se abrem ligeiramente, mais ele não ronca. Ele nunca roncou, nunca, e posso dizer isso sem exagero porque conheço Rei desde sempre. Nós dormíamos juntos quando éramos bebês, aprendemos juntos a usar o troninho, subimos o ônibus de mãos dadas no primeiro dia do jardim de infância."

O livro é narrado em primeira pessoa por Anna e isso nos permite conhecer a fundo toda a história da personagem, não somente o seu dom das viagens astrais como os seus graves problemas familiares e também os dilemas amorosos.
A narrativa é fluida e envolvente e o tema paranormal foi muito bem escrito, não deixando espaço para dúvidas ou confusões a seu respeito. 
O romance presente na história também é muito fofo e me encantou bastante, principalmente por se tratar da história de uma grande amizade que se transforma em amor. 
Outro ponto positivo para o livro é que ele não faz parte de uma série e por isso toda a história tem começo, meio e fim, não deixando nada mal resolvido e nem sem explicação. 
Leitura mais do que recomendada para quem gosta do gênero YA (Jovem Adulto) com muito romance, suspense e diversão.  

 

4 comentários:

  1. Adorei essa capa.
    Nunca tinha visto esse livro, mais pela sinopse e lendo a sua resenha fiquei com vontade de ler.
    A história parece ser bem diferente.

    Beijinhos
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Oi Tais, tudo bem?
    Eu fiquei bem curiosa quando li a sinopse do livro mas por enquanto não estou no humor de sobrenatural.
    Pelo visto é bom sim, mas fiquei com algumas dúvidas que só lendo pra esclarecer. Por exemplo, quando a alma sai do corpo, o corpo fica inerte, sem nada dentro? E como a menina perversa conseguiu entrar no corpo dela? Nesse mundo, todo mundo consegue sair do corpo? E por que ela iria salvar o amigo Seth? São curiosidades que me fizeram querer ler o livro!
    E que bom que por enquanto ele é avulso, né? Geralmente os autores inventam moda, de repente! Hehehehe.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeh,

      O livro não é tão sobrenatural assim não sabe?
      Pq só a Anna no livro tem esse "dom", e quando ela viaja o corpo dela fica dormindo.
      As outras perguntas eu não poderia responder pq seria spoiler, mais acho que você gostaria da leitura.

      Bjs

      Excluir
  3. Amei essa capa e o blog ,
    quero estar ligada sempre nas novidades .,
    o livro quero comprar

    ResponderExcluir



Topo