Resenha: Alma?

em 24 maio 2013

Livro: Alma?
Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina

Sinopse:   
"Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?"

Os primeiros livros que a editora Valentina publicou no Brasil me surpreenderam bastante, primeiro foi Garota Tempestade e agora chegou a fez Alma?.
Com essa capa bem diferente e bonita o livro nos apresenta Alexia, uma jovem preternatural (não possui alma), que tem o dom de neutralizar os poderes sobrenaturais apenas com o seu toque.
Ela é uma solterona desastrada, de personalidade forte e muito bom humor.
A história começa quando Alexia decide se esconder na biblioteca no meio de uma festa para tomar um chá e acaba sendo atacada por um vampiro.
Ao tentar se defender do ataque com a sua sombrinha ela mata o vampiro por acidente e logo em seguida tem que dar explicações para Lorde Maccon (um lobisomem sexy e irresistível) que faz parte da ADS - Departamento de Arquivos Sobrenaturais que começa a investigar o caso e descobre que alguns vampiros e lobisomens estão desaparecendo.

"Tomou a forma de lobo – mas somente da cabeça para cima – e rosnou para ela. Foi extremamente bizarro: tanto o ato em si (uma estranha fusão de carne derretida e ossos estalados, muito desagradável de ver e escutar) quanto a visão de um cavalheiro vestido de forma impecável, mas com uma cabeça perfeita de lobo sobre a gravata plastrom de seda cinza"
  
A narrativa em 3ª pessoa é bastante fluida e rápida e a história se passa em uma Inglaterra Vitoriana que possui uma sociedade muito bem organizada onde vampiros e os lobisomens vivem pacificamente entre os humanos. 
Recheado de mistério, suspense, ação e um romance bem quente Alma? tem a receita certa para virar favorito na estante de muitos leitores, assim como virou na minha.
Todos os personagens são tão bem construídos e interessantes que por muitas vezes alguns secundários como o mordomo Floote por exemplo, acabaram roubando a cena e me conquistando.
Mais quem dominou o meu coração completamente foi o Lorde Maccon, acho que nunca gostei tanto de um Lobisomem antes..rsrs

"Lorde Maccon nunca a vira chorar antes. Isso o deixou bastante abalado. Ele ficou furioso ao se dar conta de que algo entristecia sua corajosa Alexia. Queria matar alguém, e, daquela vez, não por ser lobisomem. Até porque, como ela o segurava com firmeza, mostrava-se tão humano quanto possível." 

Além da capa, a revisão e diagramação do livro estão impecáveis e no final do livro temos uma uma pequena entrevista com autora para que os leitores possam conhece-la um pouco melhor.
Vale a pena ressaltar também que Alma? possui uma história com começo, meio e fim, porém é apenas o primeiro livro de uma série de cinco livros de um gênero chamado Steampunk, onde tecnologia e elementos de época aparecem juntos.
Ele trás uma história diferente e muito bem escrita e por isso, mesmo se você não for tão fã de histórias que envolvam seres sobrenaturais assim como eu não sou vale a pena dar uma chance a leitura.


5 comentários:

  1. Ai Lorde Maccon <3 Onde arranjo um lobisomem igual?
    Eu amei esse livro, foi um ótimo jeito de eu iniciar no universo steampunk. Já quero muito a continuação!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fiquei feliz que tenha gostado do livro. Esse se tornou um dos livros no steampunk que mais curti até agora. Une tudo o que há de bom no universo fantástico e uma narrativa agradável! <3

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Acho e que nunca tinha visto a expressão 'preternatural', rsrs.
    Até hoje ainda não tive a sorte de ler algum livro da Valentina, mas morro de vontade, principalmente este que é tão bem comentado.

    Beijos, Vanessa - Blog do Balaio

    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser mesmo um bom livro, mas se eu for ler, prefiro esperar que todos os livros da série sejam lançados antes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu comprei esse livro faz algum tempinho e quero ler o quanto antes. A capa é linda e pelo o que vi da diagramação é de tirar o chapéu. A editora Valentina é muito caprichosa.

    ResponderExcluir



Topo