Resenha: O Casamento

em 19 fevereiro 2013

Livro: O casamento
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro

Sinopse:
"Após quase 30 anos de casamento, Wilson Lewis é obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso. Viciado em trabalho, Wilson costumava passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com a própria mulher. A história de amor dos pais de Jane, contada em Diário de uma paixão, sempre foi um exemplo para os filhos de como um casamento deveria ser. Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele. Wilson, porém, sente que seu amor pela esposa só cresceu ao longo dos anos. Agora que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse."

Olhando na minha estante me dei conta que ainda não tinha resenhado esse livro aqui no blog, ele foi lido no final do ano passado e gostei muito.
Geralmente costumo ter uma inexplicável relação de amor e ódio com  as histórias do Nicholas Sparks e por isso preciso estar totalmente no clima para começar a ler um de seus livros.
Acredito que devo ter lido "O casamento" no momento exato, pois amei a narrativa do começo ao fim.

"- O que houve? - perguntei.
Ela demorou alguns instantes para responder. Ouvi-a suspirar enquanto puxava a coberta até os ombros.
- Feliz aniversário de casamento - sussurrou ela.
Vinte e nove anos, lembrei-me então, tarde demais, e no canto do quarto vi os presentes que ela havia comprado para mim, embrulhados com capricho e dispostos em cima da cômoda." 

Com uma narrativa em primeira pessoa escrita por Wilson Levis, um advogado brilhante e um marido apaixonado tentando recuperar o desgaste e a rotina de um casamento de quase trinta anos, a história é capaz de emocionar e tocar até mesmo quem nunca passou pela experiência de um casamento, assim como eu.
Wilson é casado com Jane (a filha dos protagonistas de "O diário de uma paixão") e por isso após esquecer do aniversário de vinte e nove anos de casado, ele recorre ao sogro Noah para tentar recuperar o romantismo que perdeu ao longo dos anos.

‘Mas acabei entendendo que amar é mais do que resmungar três palavrinhas antes de dormir. O amor é sustentado por ações, pela constante dedicação às coisas que um faz pelo outro diariamente.’ 

A participação do Noah na história é uma das melhores coisas do livro e através de seus conselhos fica mais fácil ainda embarcar na história e torcer a cada nova página para que Wilson consiga resgatar tudo aquilo que foi perdido ao longo dos anos em seu casamento.
Ao contrário da grande maioria dos romances que costumo ler, esse livro trás uma história de amor madura e marcada pelo tempo nos apresentando os seus altos e baixos de uma forma completamente real e verdadeira.
Confesso que no início da leitura não tinha grandes expectativas a respeito da história por estar acostumada com romances adolescentes, mais ela me conquistou e me surpreendendo bastante. 
Para quem deseja se emocionar, refletir e até mesmo chorar com certeza essa é uma leitura mais do que recomendada.


4 comentários:

  1. Boa noite,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e pela sua excelente resenha tenho certeza que irei gostar....parabéns e boa dia....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Taís!
    O que chama a minha atenção nesse livro é o fato de a história ser madura.
    Muito bom que o livro tenha te agradado desde o início, espero que isso aconteça comigo também!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Eu já li esse livro , e concordo com a sua resenha ...
    Nicholas smp arrasando :]
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aim eu quero ler esse livro!! deve ser lindo, assim como os outros dele!! E a participação do Noah. Ai, eu até me emociono sabendo disso.

    http://nessuno-sa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



Topo