Resenha: Despertar

em 27 dezembro 2012

Livro: Despertar
Autora: Amanda Hocking
Editora: Planeta

Sinopse:
"Na pequena cidade litorânea de Capri, as turistas Penn, Lexi e Thea conseguiram chamar a atenção de todos, seja pelo fascínio ou pela apreensão. Tudo o que se sabe é que por onde passam existe uma energia no ar, algo sobrenatural, e que as garotas estão interessadas em ter a jovem Gemma em seu grupo. Gemma parece ter tudo, é uma nadadora incrível, está começando a namorar seu amigo de infância e se prepara para competir nas olimpíadasno futuro. Aos 16 anos, Gemma sabe que é feliz. Mas quando Penn, Lexi e Thea se interessam por ela, tudo fica prestes a mudar. Sua irmã Harper percebe que há algo de estranho com as garotas, mas será tarde demais para alertar Gemma" 



Vi esse livro pela primeira vez na Bienal do livro de SP em agosto e logo de cara me encantei com a sua linda capa.
Em "Despertar" nos conhecemos Gemma e sua irmã mais velha Harper que vivem em uma pequena cidade litorânea chamada Capri.
Gemma é apaixonada por água, treina todos os dias de manhã sonhando um dia chegar a participar das olimpíadas e todas as noites vai até a baia da cidade nadar sozinha em alto mar.
Apesar da constante preocupação da irmã, Gemma nunca realmente correu perigo em suas escapadas noturnas para nadar, até a chegada de 3 lindas e misteriosas moças na cidade.
Penn, Lexi e Thea chamam a atenção de todos por terem uma beleza hipnotizadora, mais o que ninguém imagina é que as três amigas são sirenas (sereias) e planejam fazer de tudo para que Gemma se junte ao grupo. 

"Ela só queria jogar a mochila no ombro, saltar na bicicleta e se afastar de Penn e do sorriso faminto dela.
- Você realmente precisa vir nadar com a gente - a voz de Penn era suave como seda, mais o que ela disse claramente era uma ordem. Os olhos escuros dela se fixaram nos de Gemma, ardendo com uma intensidade que a deixou sem fôlego." 

O livro trás uma mistura de romance e suspense e me envolveu a cada nova página.
Esse foi o primeiro livro que li sobre sereias e gostei muito da forma com que a autora abordou o tema deixando esses seres mitológicos um pouco mais sombrios e assustadores do que estamos acostumados a ver por ai.
A autora também soube revelar a origem e os costumes das sereias de uma forma bem criativa e interessante, o que eu considero mais um ponto positivo para a história já que muitas vezes em livros de literatura fantásticas os autores se perdem nesse ponto.

"O rosto dele pairava logo acima do dela, e Harper conseguia sentir que Daniel se inclinava em sua direção como se ela o atraísse para a sua órbita. Os olhos dele procuravam os dela, e Harper não sabia dizer como nunca havia reparado na beleza dos olhos de Daniel.
Ele cheirava a loção bronzeadora e xampu. Em algum lugar no fundo da mente, ela esperava que ele tivesse um odor almiscado  e suado. Em vez disso, o aroma de Daniel era curiosamente doce."

Durante a narrativa acompanhamos Gemma e Harper mesmo quando as duas irmãs não estão juntas, o que nos permite uma visão completa da história.
Gostei muito do romance de Gemma com o seu vizinho Alex, porém o que me encantou mesmo foram as cenas entre Harper e o marinheiro Daniel, os dois juntos tem uma química incrível e estou ansiosa por mais cenas deles dois no próximo livro.
O segundo livro da série "Canção do mar" será lançado pela editora Planeta agora no começo de 2013 e se for tão bom quanto o primeiro essa série certamente entrará para a minha lista de favoritas.

6 comentários:

  1. Adoro a capa desse livro!
    Contudo, acho que a autora revelou rápido demais sobre todo o mistério, daí perdi a vontade de ler. :(
    Mas lerei o segundo da série!

    www.terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!
    Li alguns poucos sobre essa temática e gostei dos que li. Algumas partes desse me lembraram o Sereia!
    Também o vi pela primeira vez na Bienal :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Adoro esses livros que envolvem o sobrenatural, acho que vou coloca-lo na minha listinha, rs. Bjs, www.estejali.com!

    ResponderExcluir
  4. Ei, Tais!
    Lembro de ter me interessado por este livro por causa da capa, mas perdido o interesse a partir do momento que li que ele era sobre sereias, coisa que não gosto muito a não ser de A Pequena Sereia porque, bem... é da Disney.
    Mas gostei da sua resenha. O fato de a autora saber explicar a mitologia é mesmo um ponto positivo. Concordo com você quanto aos autores se perderem nesse ponto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Tenho muita vontade de ler esse livro e não entendo por que ainda não o li,
    acho que é falta de tempo, mas gosto de tudo sobre ele,
    só falta o mais importante que é começar a ler.
    Maravilhosa resenha.
    Voltarei em breve.
    Poliana Araújo
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Comprei este livro ainda na pré-venda, mas acredita que não li?
    Também nunca li nada de Sereias, acho que este vai ser o primeiro.

    É mesmo muito bom quando o autor dá rumos para lendas e mitos dos seres, porque, por mais que seja ficção, a gente acaba tomando aquilo como verdade e se envolve mais (além de enxergar a história melhor). Quem não lembra das definições de vampiros da Meyer? hahaha

    Beijo!

    ResponderExcluir



Topo