Resenha: O enigma do morango

em 13 novembro 2012


Livro: O enigma do morango
Autora: Joanne Fluke
Editora: Lua de Papel
Sinopse:
"Em seu primeiro suspense culinário, O Mistério do Chocolate, Hannah Swensen, a famosa confeiteira de Lake Eden e corajosa detetive amadora, provou que, quando se trata de um crime, nada é mais doce do que uma mulher que sabe realmente como investigar os fatos. Agora, a heroína ruiva e de comentários mordazes está de volta, como jurada de um concurso onde a competição é realmente de matar.
Hannah estava animada com o sucesso que Lake Eden poderia fazer depois do primeiro concurso anual de sobremesas, e claro, isso incluía aumentar as vendas de sua confeitaria Jarro de Cookies. Mas o que ela não esperava era encontrar o treinador, e colega de júri do concurso, Boyd Watson, morto enquanto comia um de seus deliciosos bolos.
Determinada a não deixar a reputação de suas sobremesas fosse colocada em risco e disposta a ajudar a amiga Danielle, esposa de Watson, Hannah começa uma investigação que parece cada vez mais perigosa enquanto a lista de suspeitos do crime não para de aumentar."

O enigma do morango é o segundo livro de uma série de suspense culinário escrita por Joanne Fluke, porém é o primeiro livro da série que tive a oportunidade de ler.
Hannah Swensen é uma famosa confeiteira da cidade de Lake Eden que vive sozinha em seu apartamento com o seu gato Moishe.
Ela é convidada para participar do primeiro concurso de sobremesas da cidade como jurada principal, porém logo após o concurso um dos jurados é assassinado e Hannah não consegue deixar de se envolver no caso, ainda mais por ser amiga de sua esposa e ter dado a ele um de seus bolos de morango horas atrás.

"Assim que Danielle a conduziu aa Grand Cherokee De Boyd, Hannah avistou a tampa plástica de seu porta bolos. Tinha rodado para debaixo do carro e dava para ver uma parte dela que despontava atrás da roda traseira. Elas contornaram a lateral do jeep e Hannah ficou sem ar. O técnico de basquete do colégio Jordan estava esparramado no chão de cimento de sua garagem, deitado numa pilha de bolo, chantilly e morangos esmagados."

O livro tem uma mistura de suspense com humor e eu nunca tinha lido nada desse gênero anteriormente.
Ao longo da narrativa encontramos algumas receitas de sobremesas feitas pela personagem principal que são de dar água na boca.
Apesar de não ser o foco principal temos também um pouco de romance na história com direito a vários pretendentes para Hannah o que acaba deixando a leitura ainda mais divertida.

"Hannah fez uma anotação na primeira linha. Checar álibis dos competidores e seus familiares. O vencedor não era suspeito, mais ela investigaria os três que haviam sido eliminados. O assassinato de Boyd não havia sido premeditado, disso Hannah estava certa. Se o criminoso tivesse ido a casa de Boyd com a intenção de matá-lo, ele teria levado sua própria arma, e não pegado o martelo no quadro de ferramentas de Boyd."

A narrativa é fluida em algumas partes e um pouco lenta em outras, porém os personagens são todos bem construídos e muito interessantes.
Felizmente o fato de eu não ter lido o primeiro livro não me atrapalhou na leitura e nem no entendimento dessa história, o que eu considero um ponto positivo já que acredito que a série deva ter muitos volumes pela frente e todos nós sabemos como é difícil acompanhar e sempre estar em dia com séries grandes.
Confesso que me surpreendi com o livro e com a sua história e até fiquei com vontade de ler o primeiro livro da série e conhecer um pouco mais do primeiro caso que Hannah investigou, quem sabe não tenha a oportunidade de ler em breve.
__________________________________________


 

6 comentários:

  1. Oi Tais
    Adorei a dica!
    Gosto de livros que incluam a culinária.
    Vou procurar o livro na banca de revistas da minha cidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Um livro muito interessante! O enredo dele me chamou muito a atenção, essa pegada de suspense e misterio em volta do assassinato de um dos jurados, além das receitas, são pontos altos para me deixar muito curiosa a respeito do livro, e melhor, mesmo sendo uma série, não precisamos ler o primeiro =D

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  3. Oi flor!
    Tenho bastante curiosidade de ler essa série, adoro o fato de mesclar humor e suspense!
    É bom, também, que os livros sejam independentes!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Tb tenho vontade de ler o primeiro livro, principalmente pq vejo opiniões bem legais sobre ele. E O Enigma do Morango tb me interessou, espero poder ler.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já vi esses livros nas livrarias mas não tinha despertado meu interesse....adoro livros de investigação, suspense e espero poder le-lo em breve !

    ResponderExcluir
  6. Bem diferente do que eu esperei ao ver a capa. Adorei a resenha e vou marcar como desejado!!! Um bom suspense é genial, mas tenh de ser forte no referente as sobremesas.

    ResponderExcluir



Topo