Resenha: Feita de Fumaça e Osso

em 16 outubro 2012


Livro: Feita de fumaça e Osso
Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Sinopse:
"Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito"

Ultimamente têm sido bem difícil um livro sobrenatural se tornar o meu favorito e ganhar 5 estrelas aqui no blog, pois não tenho andado muito no clima para ler esse gênero literário, porém "Feita de fumaça e Osso" veio para mudar essa história.
Karou é uma jovem de cabelo azul que mora sozinha em um pequeno apartamento na cidade de Praga na República Tcheca, onde frequenta a faculdade de artes, visita o seu restaurante preferido junto com a melhor amiga e vive tentando se livrar do seu ex-namorado.
Porém, é quando ela atravessa  algumas portas misteriosas que estão espalhadas pela cidade é que descobrimos que a vida de Karou está bem longe de ser tão normal como aparenta.

"Karou deu de ombros, puxou o cabelo para trás e enrolou-o em um coque bagunçado, usando um pincel para prendê-lo na nuca.
Na realidade, o cabelo dela nascia mesmo daquela cor, puro como azul ultramarino saído direto de um tubo de tinta, mas essa era uma verdade que ela contava com um sorrisinho no rosto, como se estivesse dizendo algo absurdo."

Por trás dessas portas Karou tem como sua família alguns quimeras, seres de outro mundo que tem corpos que misturam algumas partes humanas com partes de animais.
Ela foi criada e cresceu no meio desses seres e considera como o seu pai, Brimstone, um poderoso quimera que é capaz de transformar dentes em desejos.
Mais é somente em uma das suas buscas por valiosos dentes para Brimstone que Karou acaba sendo vista pelo anjo Akiva e toda a sua história e os mistérios que a cercam começam a serem revelados.

"O rosto dele estava tão próximo que ela podia ver o brilho do sol filtrado pelos cílios e o próprio rosto dela centrado no preto profundo das pupilas dele. Akiva olhava em seus olhos como se houvesse mundos dentro dela, maravilhas e descobertas."

A história criada por Laini Taylor é totalmente diferente de tudo que já li e para entende-la bem foi preciso esquecer tudo o que eu já tinha lido e sabia sobre anjos e demônios anteriormente.
Os personagens e os universos criados pela autora são extremamente bem escritos e encantadores, capazes de prender o leitor do início ao fim.
Karou apesar de  ter apenas 17 anos é uma personagem forte, decidida e bem diferente das bobinhas e inseguras mocinhas de outros livros do gênero que encontramos por ai.

"Ele não era humano. Não era nem do seu mundo. Era um soldado com uma contagem de mortes nas mãos, e era inimigo de sua família. E, ainda assim, alguma coisa os ligava, mais forte do que tudo isso, algo com o poder de conduzir o seu sangue e respiração como uma sinfonia, de forma que qualquer coisa que ela fizesse para lutar contra isso parecia em desacordo, uma desarmonia com o seu eu."

A narrativa em 3ª pessoa é fluida e daquelas que te faz entrar completamente na história e criar uma forte ligação com os personagens.
O romance presente no livro infelizmente demora um pouco para acontecer mais é completamente apaixonante, e foi o que me fez ficar ainda mais ansiosa por sua continuação.
Sem dúvida nenhuma indico e recomendo o livro para todos, até mesmo para você que não está muito no clima de ler livros desse gênero assim como eu não estava, tenho certeza que irá ser surpreender.

_____________________________________ 



 

5 comentários:

  1. Flor, eu adoro quando um livro ganha 5 estrelas de mim, mas parece que quando é sobrenatural, o gostinho é melhor, não sei. Por ser de longe um dos meus gêneros literários favoritos, já fico toda animada quando sinto que a história tem mesmo potencial, sabe?

    Enfim, estou com ele aqui e agora mais do que nunca, doidíssima pra ler!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ah, bom saber disso, Tais! Porque eu não estava com clima para ler esse livro por ele ser sobre anjos e tal e eu ter tido uma decepção grande com esse tema ao ler Equinócio. Mas vou olhar para este livro com carinho na minha estante. Juro!
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Ai, ai... outra série... essa capa é linda.
    E já gostei da mocinha por conta dos cabelos azuis. =D
    Interessante essa facilidade dela em passar de um "mundo" a outro.
    A sinopse tinha me deixado meio apática, mas lendo a resenha eu vi que preciso dar uma boa lida. =)
    E jamais pensei que teria anjos envolvidos... mesmo que a autora tenha inovado.
    Na lista.

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo esse livro e gostando muito....a narrativa é muito boa e a história apesar de ser sobre anjos , foge do clichê......
    Espero que no final da leitura eu goste tanto quanto você!

    ResponderExcluir
  5. Oi flor, tudo bem??

    Que bom ler uma resenha tão positiva sobre Feita de Fumaça e Osso! Eu confesso que para livros sobrenaturais estou um pouco saturada mas adoro quando um autor consegue transformar tudo o que conhecemos e trazer uma nova visão, perspectiva! Estou super curiosa com a leitura!! \o

    "capaz de transformar dentes em desejos", se fosse possível, sério, preferiria ficar banguela! Huahauhauha!

    Beijos!

    ResponderExcluir



Topo