Resenha: Antes que eu vá

em 21 junho 2012


Livro: Antes que eu vá
Autora:
Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Sinopse:
"Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. ... Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais."

Um livro intenso e emocionante que nos faz refletir sobre a vida e sobre as nossas atitudes a todo momento.
Sam é uma adolescente que tem a vida perfeita, pais atenciosos, uma irmãzinha super fofa, três amigas inseparáveis e o namorado mais cobiçado do colégio.
Tudo ia muito bem até que ela sofre um acidente de carro ao sair de uma festa e antes de morrer é obrigada a reviver o dia de sua morte várias vezes.


“O instante da morte é cheio de calor e som, e uma dor maior do que tudo, um calor escaldante me partindo em dois, algo cauterizando, chamuscando e rasgando, e se o grito fosse uma sensação, seria esta. Depois nada.”


Ao reviver o dia 12 de fevereiro várias vezes Sam tem que amadurecer e perceber que para que ela possa finalmente partir em paz não é necessário somente modificar a vida das pessoas ao seu redor, mais sim modificar a sua própria vida e se tornar uma pessoa melhor. 
Somente revivendo o mesmo dia várias vezes e sabendo o seu final é possível rever os seus erros e até mesmo tenta encontrar uma forma de reparar alguns deles.


"Sei que alguns de vocês devem estar pensando que talvez eu mereça. Talvez eu não devesse ter enviado aquela rosa para Juliet, ou jogado bebida nela na festa. Talvez não devesse ter colado do teste de Lauren Lornet. Talvez não devesse ter dito aquelas coisas a Kent. Provavelmente há quem acredite que eu mereça, porque ia deixar Rob ir até o fim - porque não ia me guardar.
Mas antes que comece a me acusar, permita-me fazer uma pergunta: o que fiz foi realmente tão ruim? Tão ruim que eu merecia morrer por isso? Tão ruim que eu merecia morrer assim?
O que eu fiz foi realmente tão pior do que o que todo mundo faz?
E realmente muito pior do que o que você faz?
Pense a respeito."


O livro apresenta temas fortes como o bullying nas escolas e o preconceito e através da personagem Juliet Sykes temos a oportunidade de vivenciar de perto tudo isso e descobrir as consequências sombrias e perturbadoras que o bullying pode trazer para quem é vítima dele. 
Além de Juliet, todos os personagens são muito bem construídos e possuem um papel importante e fundamental na história.
Kent é aquele garoto que apesar de não ser o mais popular e o mais bonito do colégio é capaz de fazer qualquer garota suspirar com os seus gestos e atitudes e Lindsay é aquela amiga que por mais que cometa mais de mil atitudes erradas você jamais conseguiria abandonar.

 
"Talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Um, dois, três ou dez milhões de amanhãs... Tanto tempo, que você possa nadar nele, deixar rolar e enrolar-se nele, deixá-lo cair como moedas por entre os dedos. Tanto tempo, que você possa desperdiçá-lo.
Mas, para alguns de nós, há apenas o hoje. E a verdade, afinal, é que você nunca sabe quando chegará sua vez."


Antes que eu vá me marcou muito e quando terminei a leitura foi inevitável não sentir um aperto no peito e uma sensação de que tudo aquilo que li apesar de ser ficção é uma verdadeira lição de vida.  
Tenho certeza que a minha resenha não consegue transmitir nem 50% do que é esse livro e você só terá a certeza de o quanto maravilhoso ele é quando tiver a oportunidade de ler.
A narrativa de Lauren Oliver me encantou mais uma vez e posso dizer de olhos fechados que sempre que for lançado um novo livro da autora aqui no Brasil ele estará no topo da minha lista de desejados. 
                       
                            _____________________________________________

 

8 comentários:

  1. Não consegui gostar... nem pela sinopse nem por sua resenha...
    Não curti a fórmula...
    Dessa autora eu gostaria de ler Delírio.

    ResponderExcluir
  2. Eu li várias resenhas sobre esse livro. Achei muito legal. É a mesma autora de Delírio se não me engano.
    Xxx

    ResponderExcluir
  3. Eu ja li e tbém amei o livro.
    É como vc disse, depois que o livro acaba vc fica um tempão revivendo a história e pensando na vida!
    Eu gostei mtu do livro, achei que passou uma mensagem mtu importante para os dias de hoje!
    E claro que eu chorei né rsrsr
    Bjus... adorei a resenha ficou ótima!!!

    ResponderExcluir
  4. Lauren Oliver tem se tornado um de minhas autoras preferidas, depois de delírio vem essa coisa linda ai.. só a capa já me chama muito atenção, a sinopse também.. e sua resenha só me motivou mais... sem palavras!

    bjos lindona, te cuide
    Formulas Padrões do Coração
    Curta a FanPage

    ResponderExcluir
  5. Eu estou lendo esse livro mas estou meio devagar na leitura.....acho que é porque emendei um livro atrás do outro, sei-lá o que acontece...
    O fato é que gostei da sinopse e to louca pra saber o que vai acontecer...Realmente até o momento da minha leitura estou gostando muito dos personagens e da narrativa da Lauren....

    ResponderExcluir
  6. Oi, Taís!
    Nossa, eu também ADOREI esse livro *-----------*
    Senti exatamente a mesma coisa que você quando terminei, é realmente uma lição de vida.

    Você já leu Delírio? (não lembro se já vi resenha dele por aqui x_x) Também é ótimo, e é da Lauren. Eu também virei fã da autora, com certeza *-*

    Beijooooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Taís!
    Pelo que você contou esse é um livro que mexe com a gente... Fiquei com vontade de ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. eu amei, amei esse livro, terminei chorando feito um bebê; realmente é uma lição de vida; entru para os favoritos sem dúvidas!
    Beijãão

    CC
    http://blogcabelosaovento.blogspot.com.br/2012/06/o-adeus-da-faeriewalker-sirensong-jenna.html

    ResponderExcluir



Topo